Versículos de Jeremias citados: (Jeremias 35:1-19)

1 A palavra que do SENHOR veio a Jeremias, nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo:

2 Vai à casa dos recabitas, e fala com eles, e leva-os à casa do Senhor, a uma das câmaras e dá-lhes vinho a beber.

3 Então tomei a Jazanias, filho de Jeremias, filho de Habazinias, e a seus irmãos, e a todos os seus filhos, e a toda a casa dos recabitas;

4 E os levei à casa do Senhor, à câmara dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias, homem de Deus, que estava junto à câmara dos príncipes, que ficava sobre a câmara de Maaséias, filho de Salum, guarda do vestíbulo;

5 E pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho, e copos, e disse-lhes: Bebei vinho.

6 Porém eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou, dizendo: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos;

7 Não edificareis casa, nem semeareis semente, nem plantareis vinha, nem a possuireis; mas habitareis em tendas todos os vossos dias, para que vivais muitos dias sobre a face da terra, em que vós andais peregrinando.

8 Obedecemos, pois, à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou; de maneira que não bebemos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas;

9 Nem edificamos casas para nossa habitação; nem temos vinha, nem campo, nem semente.

10 Mas habitamos em tendas, e assim obedecemos e fazemos conforme tudo quanto nos ordenou Jonadabe, nosso pai.

11 Sucedeu, porém, que, subindo Nabucodonosor, rei de babilônia, a esta terra, dissemos: Vinde, e vamo-nos a Jerusalém, por causa do exército dos caldeus, e por causa do exército dos sírios; e assim ficamos em Jerusalém.

12 Então veio a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:

13 Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Vai, e dize aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém: Porventura nunca aceitareis instrução, para ouvirdes as minhas palavras? diz o Senhor.

14 As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, foram guardadas; pois não beberam até este dia, antes obedeceram o mandamento de seu pai; a mim, porém, que vos tenho falado, madrugando e falando, não me ouvistes.

15 E vos tenho enviado todos os meus servos, os profetas, madrugando, e insistindo, e dizendo: Convertei-vos, agora, cada um do seu mau caminho, e fazei boas as vossas ações, e não sigais a outros deuses para servi-los; e assim ficareis na terra que vos dei a vós e a vossos pais; porém não inclinastes o vosso ouvido, nem me obedecestes a mim.

16 Visto que os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, guardaram o mandamento de seu pai que ele lhes ordenou, mas este povo não me obedeceu,

17 Por isso assim diz o Senhor Deus dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre Judá, e sobre todos os moradores de Jerusalém, todo o mal que falei contra eles; pois lhes tenho falado, e não ouviram; e clamei a eles, e não responderam.

18 E à casa dos recabitas disse Jeremias: Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Pois que obedecestes ao mandamento de Jonadabe, vosso pai, e guardastes todos os seus mandamentos, e fizestes conforme tudo quanto vos ordenou,

19 Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Nunca faltará homem a Jonadabe, filho de Recabe, que esteja na minha presença todos os dias.

Jeremias

Versículos de Jeremias Citados: (Jeremias 35:1-19)

O Mandamento de Jonadabe (v. 6-11)
Jonadabe, pai dos recabitas, ordenou a seus filhos que se abstivessem de vinho, construíssem casas ou possuíssem terras. Eles obedeceram fielmente a esse mandamento por gerações, morando em tendas e vivendo uma vida simples.

O Contraste com Judá (v. 12-16)
Deus repreendeu o povo de Judá por sua desobediência. Embora os recabitas tivessem guardado o mandamento de seu pai, Judá havia rejeitado os mandamentos de Deus. Apesar dos apelos e avisos dos profetas, eles se recusaram a abandonar seus maus caminhos.

A Bênção dos Recabitas (v. 18-19)
Apesar da desobediência de Judá, Deus abençoou os recabitas por sua fidelidade. Ele prometeu que sua família continuaria a existir e estaria sempre em Sua presença. Esta bênção serviu como um lembrete do valor da obediência e das consequências da desobediência.

Reflexão
O exemplo dos recabitas nos ensina a importância de obedecer aos mandamentos de Deus, mesmo quando é difícil ou impopular. Eles viveram uma vida de fé e simplicidade, confiando em Deus para suprir suas necessidades. Em contraste, o povo de Judá foi punido por sua desobediência, mostrando que Deus recompensa a fidelidade e pune a rebelião.## O Mandamento de Jonadabe (Jeremias 35:6-11)

  • Jonadabe, filho de Recabe, proibiu sua família de consumir álcool, possuir terras ou edificar casas.
  • Eles obedeceram fielmente ao mandamento, vivendo em tendas como nômades.
  • Mesmo diante da ameaça da invasão babilônica, eles permaneceram em Jerusalém, confiando na liderança de Jonadabe.

Repreensão de Jeremias (Jeremias 35:14-17)

  • Jeremias confrontou o povo de Judá pela sua desobediência à Deus.
  • Ele destacou a fidelidade dos recabitas ao mandamento de seu pai, contrastando-a com a rebeldia do povo.
  • Deus ameaçou punir Judá por sua desobediência, pois eles haviam ignorado os apelos de seus profetas.

Recompensa para os Recabitas (Jeremias 35:18-19)

  • Por causa de sua obediência, Deus prometeu que os recabitas teriam sua presença constante.
  • Eles serviriam como um testemunho para o povo de Judá sobre as bênçãos da fidelidade.
  • A família de Recabe representou a esperança de que, mesmo em tempos difíceis, seria possível confiar em Deus e obedecer à sua palavra.## A Vocação dos Recabitas

(Jeremias 35:1-19)

Os recabitas eram um grupo nômade que seguia as instruções de seu ancestral, Jonadabe, filho de Recabe. Ele os instruiu a não beber vinho, construir casas ou plantar vinhas. Eles obedeceram fielmente a essas instruções por gerações.

A Fidelidade dos Recabitas

(Jeremias 35:6-10)

Os recabitas demonstraram fidelidade inabalável ao mandamento de seu pai, mesmo quando confrontados com circunstâncias difíceis. Eles escolheram viver em tendas, abstendo-se de álcool e agricultura, para permanecerem fiéis ao seu pacto.

A Reprovação dos Judeus

(Jeremias 35:13-17)

Jeremias contrastou a obediência dos recabitas com a desobediência do povo de Judá. Apesar dos repetidos avisos de Deus, eles se recusaram a abandonar seus maus caminhos e adorar a Ele. Sua falta de fidelidade resultou no julgamento e na destruição.

A Recompensa dos Recabitas

(Jeremias 35:18-19)

Deus prometeu que os recabitas seriam recompensados por sua fidelidade. Ele declarou que eles teriam um lugar especial na Sua presença e que nunca lhes faltaria um descendente. Isso serviu como um testemunho do poder da obediência e da bênção da lealdade a Deus.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo