Versículos da Bíblia presentes no texto: (Mateus 16:1-4) (Mateus 16:5-12) (Mateus 16:13-20) (Mateus…

1 E, chegando-se os fariseus e os saduceus, para o tentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu.

2 Mas ele, respondendo, disse-lhes: Quando é chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro.

3 E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?

4 Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se.

5 E, passando seus discípulos para o outro lado, tinham-se esquecido de trazer pão.

6 E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus.

7 E eles arrazoavam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão.

8 E Jesus, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós, homens de pouca fé, sobre o não terdes trazido pão?

9 Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens, e de quantas alcofas levantastes?

10 Nem dos sete pães para quatro mil, e de quantos cestos levantastes?

11 Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus?

12 Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus.

13 E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

14 E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.

15 Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?

16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

17 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

20 Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo.

21 Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.

22 E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.

23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.

24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;

25 Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.

26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

27 Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.

28 Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.

Mateus

A Hipócrita Busca por Sinais (Mateus 16:1-4)

Os fariseus e saduceus, além de tentarem Jesus, pedem um sinal do céu. Jesus, porém, os repreende por saberem “discernir a face do céu”, mas não reconhecerem “os sinais dos tempos”. Ele afirma que a geração deles é “má e adúltera” e não receberá outro sinal senão o do profeta Jonas.

O Aviso do Fermento (Mateus 16:5-12)

Os discípulos, ao atravessarem para o outro lado, se esquecem de trazer pão. Jesus os alerta para se acautelarem do “fermento dos fariseus e saduceus”, que representava suas falsas doutrinas. Ele os lembra dos milagres da multiplicação dos pães, enfatizando que devem se guardar não do fermento físico, mas dos ensinos corruptos dos líderes religiosos.

A Confissão de Pedro (Mateus 16:13-20)

Chegando a Cesaréia de Filipe, Jesus pergunta a seus discípulos quem as pessoas dizem que Ele é. Eles dão várias respostas, e Pedro confessa: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus o abençoa, declarando-o bem-aventurado por ter recebido essa revelação do Pai. Ele promete construir sua igreja sobre a “pedra” da confissão de Pedro, que representa a fé em Jesus como o Messias. Jesus também confere a Pedro as “chaves do reino dos céus”, capacitando-o a ligar e desligar no céu o que for ligado ou desligado na terra.Os Sinais dos Tempos
(Mateus 16:1-4)

Os fariseus e saduceus testaram Jesus, pedindo-lhe um sinal do céu. Jesus os repreendeu por sua hipocrisia e lhes negou um sinal, oferecendo apenas o “sinal de Jonas”, sua ressurreição. Jesus advertiu que as gerações futuras não receberiam mais sinais do que aqueles dados naquela geração.

O Fermento dos Fariseus
(Mateus 16:5-12)

Os discípulos esqueceram de pegar pão e Jesus os alertou para o “fermento dos fariseus e saduceus”. Eles não entenderam o que ele quis dizer, mas quando Jesus explicou, eles perceberam que ele se referia aos falsos ensinamentos desses grupos religiosos. Jesus enfatizou a importância de evitar doutrinas errôneas que podem corromper a fé.

A Confissão de Pedro
(Mateus 16:13-20)

Jesus perguntou aos discípulos sobre sua identidade e Pedro respondeu corretamente que ele era o “Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus elogiou Pedro e declarou que sobre essa pedra (Pedro, a rocha) ele construiria sua igreja. Ele também deu a Pedro as “chaves do reino dos céus”, o poder de ligar e desligar na terra e no céu. No entanto, Jesus ordenou aos discípulos que não contassem a ninguém que ele era o messias.## Os Sinais dos Tempos (Mateus 16:1-4)

Os fariseus e saduceus, buscando tentá-lo, solicitaram um sinal do céu. Jesus os repreendeu por sua hipocrisia, discernindo as condições climáticas, mas negligenciando os sinais espirituais. Ele advertiu que apenas o “sinal de Jonas” (sua morte e ressurreição) seria dado a uma geração incrédula.

O Fermento dos Fariseus (Mateus 16:5-12)

Os discípulos esqueceram de trazer pão, e Jesus os alertou sobre o “fermento” dos fariseus e saduceus. Eles erroneamente pensaram que ele se referia a pão literal, mas Jesus esclareceu que estava se referindo às suas doutrinas corruptas, que deveriam ser evitadas.

A Verdadeira Identidade de Jesus (Mateus 16:13-20)

Perto de Cesaréia de Filipe, Jesus questionou seus discípulos sobre sua identidade. Pedro, inspirado por Deus, declarou que Jesus era “o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus elogiou Pedro e afirmou que sobre essa “rocha” (sua declaração de fé) edificaria sua igreja, e as forças do inferno não prevaleceriam contra ela. Ele também lhe deu as “chaves do reino dos céus”, autorizando-o a ligar e desligar no céu o que fosse ligado ou desligado na terra.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo