Título: Deveres e Privilégios do Sacerdócio (Números 18:1-32)

1 Então disse o SENHOR a Arão: Tu, e teus filhos, e a casa de teu pai contigo, levareis sobre vós a iniqüidade do santuário; e tu e teus filhos contigo levareis sobre vós a iniqüidade do vosso sacerdócio.

2 E também farás chegar contigo a teus irmãos, a tribo de Levi, a tribo de teu pai, para que se ajuntem a ti, e te sirvam; mas tu e teus filhos contigo estareis perante a tenda do testemunho.

3 E eles cumprirão as tuas ordens e terão o encargo de toda a tenda; mas não se chegarão aos utensílios do santuário, nem ao altar, para que não morram, tanto eles como vós.

4 Mas se ajuntarão a ti, e farão o serviço da tenda da congregação em todo o ministério da tenda; e o estranho não se chegará a vós.

5 Vós, pois, fareis o serviço do santuário e o serviço do altar; para que não haja outra vez furor sobre os filhos de Israel.

6 E eu, eis que tenho tomado vossos irmãos, os levitas, do meio dos filhos de Israel; são dados a vós em dádiva pelo Senhor, para que sirvam ao ministério da tenda da congregação.

7 Mas tu e teus filhos contigo cumprireis o vosso sacerdócio no tocante a tudo o que é do altar, e a tudo o que está dentro do véu, nisso servireis; eu vos tenho dado o vosso sacerdócio em dádiva ministerial e o estranho que se chegar morrerá.

8 Disse mais o Senhor a Arão: Eis que eu te tenho dado a guarda das minhas ofertas alçadas, com todas as coisas santas dos filhos de Israel; por causa da unção as tenho dado a ti e a teus filhos por estatuto perpétuo.

9 Isto terás das coisas santíssimas do fogo; todas as suas ofertas com todas as suas ofertas de alimentos, e com todas as suas expiações pelo pecado, e com todas as suas expiações pela culpa, que me apresentarão; serão coisas santíssimas para ti e para teus filhos.

10 No lugar santíssimo as comerás; todo o homem a comerá; santas serão para ti.

11 Também isto será teu: a oferta alçada dos seus dons com todas as ofertas movidas dos filhos de Israel; a ti, a teus filhos, e a tuas filhas contigo, as tenho dado por estatuto perpétuo; todo o que estiver limpo na tua casa, delas comerá.

12 Todo o melhor do azeite, e todo o melhor do mosto e do grão, as suas primícias que derem ao Senhor, as tenho dado a ti.

13 Os primeiros frutos de tudo que houver na terra, que trouxerem ao Senhor, serão teus; todo o que estiver limpo na tua casa os comerá.

14 Toda a coisa consagrada em Israel será tua.

15 Tudo que abrir a madre, e toda a carne que trouxerem ao Senhor, tanto de homens como de animais, será teu; porém os primogênitos dos homens resgatarás; também os primogênitos dos animais imundos resgatarás.

16 Os que deles se houverem de resgatar resgatarás, da idade de um mês, segundo a tua avaliação, por cinco siclos de dinheiro, segundo o siclo do santuário, que é de vinte geras.

17 Mas o primogênito de vaca, ou primogênito de ovelha, ou primogênito de cabra, não resgatarás, santos são; o seu sangue espargirás sobre o altar, e a sua gordura queimarás em oferta queimada de cheiro suave ao Senhor.

18 E a carne deles será tua; assim como o peito da oferta de movimento, e o ombro direito, teus serão.

19 Todas as ofertas alçadas das coisas santas, que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor, tenho dado a ti, e a teus filhos e a tuas filhas contigo, por estatuto perpétuo; aliança perpétua de sal perante o Senhor é, para ti e para a tua descendência contigo.

20 Disse também o Senhor a Arão: Na sua terra herança nenhuma terás, e no meio deles, nenhuma parte terás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel.

21 E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação.

22 E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram.

23 Mas os levitas executarão o ministério da tenda da congregação, e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão,

24 Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao Senhor em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.

25 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:

26 Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao Senhor, os dízimos dos dízimos.

27 E contar-se-vos-á a vossa oferta alçada, como grão da eira, e como plenitude do lagar.

28 Assim também oferecereis ao Senhor uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel, e deles dareis a oferta alçada do Senhor a Arão, o sacerdote.

29 De todas as vossas dádivas oferecereis toda a oferta alçada do Senhor; de tudo o melhor deles, a sua santa parte.

30 Dir-lhes-ás pois: Quando oferecerdes o melhor deles, como novidade da eira, e como novidade do lagar, se contará aos levitas.

31 E o comereis em todo o lugar, vós e as vossas famílias, porque vosso galardão é pelo vosso ministério na tenda da congregação.

32 Assim, não levareis sobre vós o pecado, quando deles oferecerdes o melhor; e não profanareis as coisas santas dos filhos de Israel, para que não morrais.

Números

Deveres e Responsabilidades dos Sacerdotes (Números 18:1-7)

O Senhor ordenou a Arão e seus filhos que assumessem a responsabilidade de seus ofícios, incluindo a iniqüidade associada a eles. Esses homens deveriam trazer consigo os levitas, a tribo de Levi, para servir sob sua liderança. Os sacerdotes ficariam perante a tenda do testemunho, enquanto os levitas cumpririam suas ordens e cuidariam da tenda. Eles foram proibidos de se aproximarem dos utensílios do santuário ou do altar, para evitar a morte. O Senhor enfatizou que os levitas foram dados aos sacerdotes como um presente, concedidos para servir o ministério da tenda da congregação.

Direitos e Privilégios do Sacerdócio (Números 18:8-19)

Ao sacerdócio foram concedidos vários direitos e privilégios. O Senhor deu a Arão a guarda de suas ofertas alçadas e coisas santas, que deveriam ser comidas no lugar santíssimo. Os sacerdotes também receberiam as ofertas movidas, ofertas de alimento, expiações pelo pecado e pela culpa. Além disso, eles receberiam o melhor do azeite, mosto e grão, as primícias da terra e todas as coisas consagradas em Israel. O Senhor também declarou que todos os primogênitos, exceto aqueles dos animais imundos, pertenciam aos sacerdotes, e as ofertas alçadas seriam uma aliança perpétua de sal entre eles e o Senhor.

A Herança dos Sacerdotes e Levitas (Números 18:20-24)

Ao contrário dos levitas, os sacerdotes não receberiam herança na terra de Israel. Em vez disso, o Senhor seria sua parte e herança. No entanto, todos os dízimos de Israel foram dados aos levitas como herança por seu ministério. Os israelitas não deveriam mais se aproximar da tenda da congregação, para não incorrerem em pecado. Os levitas executariam o ministério da tenda e sofreriam as consequências de sua iniqüidade, não tendo herança entre os israelitas.

A Oferta Alçada dos Levitas (Números 18:25-32)

O Senhor orientou Moisés a instruir os levitas sobre oferecer uma oferta alçada ao Senhor de seus dízimos. Essa oferta alçada seria contada como grão da eira e plenitude do lagar. Eles também deveriam dar a oferta alçada do Senhor a Arão, o sacerdote. Os levitas deveriam oferecer essa oferta alçada de todas as suas dádivas, a melhor parte. O Senhor declarou que, ao oferecerem o melhor, eles não carregariam pecado e não profanariam as coisas santas de Israel.## A Responsabilidade do Sacerdócio (Números 18:1-7)

“Tu, e teus filhos, e a casa de teu pai contigo, levareis sobre vós a iniqüidade do santuário; e tu e teus filhos contigo levareis sobre vós a iniqüidade do vosso sacerdócio.” (Números 18:1)

Deus confere aos sacerdotes a responsabilidade de supervisionar o santuário e executar seus deveres sagrados. Eles carregam o peso das transgressões cometidas no santuário, enfatizando a necessidade de santidade e pureza na presença de Deus.

O Papel dos Levitas (Números 18:2-4)

“E também farás chegar contigo a teus irmãos, a tribo de Levi, a tribo de teu pai, para que se ajuntem a ti, e te sirvam; mas tu e teus filhos contigo estareis perante a tenda do testemunho.” (Números 18:2)

Os levitas são designados para auxiliar os sacerdotes em suas funções, apoiando-os nas tarefas diárias e na manutenção do tabernáculo. Sua presença garante que o serviço do santuário seja conduzido de acordo com as instruções divinas.

A Autoridade do Sacerdócio (Números 18:5-7)

“Vós, pois, fareis o serviço do santuário e o serviço do altar; para que não haja outra vez furor sobre os filhos de Israel.” (Números 18:5)

Os sacerdotes são incumbidos de proteger o santuário e o altar da profanação, garantindo que somente aqueles autorizados realizem os ritos sagrados. Sua autoridade é fundamentada na necessidade de manter a santidade do local onde Deus habita entre o seu povo.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo