Título da Bíblia: As Obras e Palavras de Jesus Testificam de Sua Divindade (João 5:17-47)

17 E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

19 Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.

20 Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis.

21 Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.

22 E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo;

23 Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.

24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.

26 Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;

27 E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.

28 Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.

29 E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.

30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.

31 Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.

32 Há outro que testifica de mim, e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.

33 Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.

34 Eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto, para que vos salveis.

35 Ele era a candeia que ardia e alumiava, e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz.

36 Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou.

37 E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer.

38 E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós.

39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

40 E não quereis vir a mim para terdes vida.

41 Eu não recebo glória dos homens;

42 Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.

43 Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.

44 Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?

45 Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.

46 Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele.

47 Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?

João

Jesus e o Trabalho do Pai (João 5:17)

Jesus afirma que Ele e o Pai trabalham incessantemente, enfatizando Sua igualdade com Deus. Os judeus reagiram com hostilidade, pois perceberam que Sua declaração implicava Sua divindade.

Dependência de Jesus do Pai (João 5:19)

Jesus enfatiza Sua dependência do Pai, afirmando que Ele somente faz o que vê o Pai fazer. Essa submissão ao Pai demonstra a unidade e harmonia entre Eles.

O Julgamento e a Ressurreição (João 5:22-29)

Jesus recebe o poder de julgar do Pai, pois é o “Filho do Homem”. Ele tem autoridade para ressuscitar os mortos e dar vida eterna aos que creem Nele. Aqueles que rejeitam Jesus enfrentarão a condenação.

Testemunhas de Jesus (João 5:31-47)

Jesus apresenta várias testemunhas para autenticar Sua divindade: as obras que Ele realiza, o testemunho de João Batista, as Escrituras e o próprio Deus. Ele confronta os judeus por sua descrença e os desafia a buscar a honra que vem de Deus ao invés dos homens.## O Trabalho e a Igualdade do Pai e do Filho (João 5:17-18)

Jesus afirma que trabalha em conjunto com o Pai, indicando sua natureza divina. Os judeus, indignados, procuram matá-lo por quebrantar o sábado e se igualar a Deus ao se referir ao Pai como seu próprio.

A Submissão do Filho (João 5:19-20)

Jesus esclarece que depende do Pai para suas ações, pois ele só faz o que vê o Pai fazer. O Pai o ama e o instrui, prometendo ainda maiores obras que surpreenderão os ouvintes.

O Julgamento e a Vida através do Filho (João 5:21-29)

Assim como o Pai ressuscita os mortos, o Filho também tem poder para dar vida a quem quiser. O Pai delegou o julgamento ao Filho, para que todos o honrem como honram o Pai. Os que creem em Jesus têm vida eterna e passarão da morte para a vida.## O Testemunho das Obras e Palavras de Jesus (João 5:36-37)

Jesus enfatizou que suas obras realizadas em nome do Pai eram provas de sua missão divina. Ele declarou: “as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou. E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim” (v. 36-37). Essas obras extraordinárias eram atos miraculosos que testemunhavam da natureza sobrenatural de Jesus e de seu relacionamento único com Deus.

O Testemunho de Moisés (João 5:46-47)

Jesus reconheceu o testemunho das Escrituras, particularmente os escritos de Moisés: “Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?” (v. 46-47). Moisés, considerado um profeta central no judaísmo, havia escrito sobre a vinda de um Messias futuro. Jesus argumentou que a rejeição dos ensinamentos de Moisés pelos fariseus era evidência de sua incredulidade em relação a ele também.

O Testemunho da Consciência (João 5:42)

Apesar de todas as provas fornecidas, Jesus reconheceu que algumas pessoas ainda não haviam crido nele. Ele declarou sobre os fariseus: “Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus” (v. 42). Jesus discerniniu que a falta de amor de Deus em seus corações os cegava para a verdade sobre sua identidade e missão. A consciência pode testemunhar tanto a favor quanto contra a natureza divina de Jesus.

O Testemunho da Palavra (João 5:39)

Jesus também se referiu ao testemunho das Escrituras: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (v. 39). Ele reconheceu que as Escrituras eram essenciais para a vida eterna, mas lamentou que os fariseus as estivessem usando erroneamente como meio de justificação própria. As Escrituras podem fornecer evidências poderosas da divindade de Jesus, mas somente se forem interpretadas corretamente e recebidas com fé.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo