10 Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
Isaías
Versículo 43:10: Testemunhas Escolhidas
“Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi…” (Isaías 43:10)
Deus enfatiza a importância de seus seguidores como testemunhas de sua existência e caráter. Ele os escolheu para representar seu amor, misericórdia e poder ao mundo. Ao viverem vidas fiéis, os crentes tornam-se prova viva da soberania e bondade de Deus.
Versículo 46:9: Testemunhas Universais
“Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; porque eu sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e não há semelhante a mim.” (Isaías 46:9)
Deus declara sua singularidade e imutabilidade. Ele é o único verdadeiro Deus, sem igual ou predecessor. Ao lembrar a fidelidade de Deus no passado, os crentes são encorajados a confiar em sua soberania e poder presente e futuro.
Deus, o Criador
“Eu sou o que sou…” (Êxodo 3:14)
Deus revela seu nome como “EU SOU”, enfatizando sua existência eterna e imutável. Ele é o Criador de todas as coisas, dando vida e sustentando o universo. Sua onipotência é um testemunho de seu poder e controle sobre toda a criação.
Deus, o Salvador
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito…” (João 3:16)
O amor de Deus foi demonstrado através do sacrifício de seu Filho, Jesus Cristo. Através da morte e ressurreição de Jesus, os crentes recebem o perdão dos pecados e a promessa de vida eterna. O testemunho de Deus de sua salvação é uma expressão de sua graça e misericórdia abundantes.## Isaías 46:9
Lembrem-se das coisas passadas, desde a antiguidade; pois sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e ninguém se assemelha a mim.
Este versículo destaca a exclusividade e imutabilidade de Deus. Ele existe desde sempre, sem começo ou fim. Nenhum outro ser se compara a Ele em poder, sabedoria ou amor. Essa verdade deve nos inspirar a adorar somente a Deus e confiar em Seu plano para nossas vidas.
Isaías 43:10-12
“Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo; antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador. Eu anunciei, e eu salvei; e eu fiz ouvir, não havendo deus estranho entre vós; portanto, vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; e eu sou Deus.”
Como seguidores de Cristo, somos chamados a ser testemunhas de Deus no mundo. Devemos viver nossas vidas de acordo com os Seus ensinamentos, compartilhando Sua bondade e amor com os outros. Ao fazer isso, testificamos a existência e a fidelidade de Deus, atraindo outros para Ele.## Testemunhas Escolhidas por Deus (Isaías 43:10)
“Vós sois as minhas testemunhas”
Deus escolheu seu povo Israel como свидетель (testemunhas) para proclamar sua glória. Eles foram encarregados de testemunhar os milagres e livramentos que Deus realizou entre eles. Como também deveriam testificar do caráter de Deus, sua santidade, justiça e amor.
“Meu servo, a quem escolhi”
Isaías 46:9
Deus se refere a Israel como seu “servo” escolhido. Esta escolha não foi baseada no mérito, mas na graça e misericórdia de Deus. Israel foi chamado para ser um canal de bênção para todas as nações, propagando a mensagem do Deus verdadeiro e trazendo salvação ao mundo.
“Para que o saibais, e me creiais”
Isaías 43:10 (CONTINUAÇÃO)
O propósito de Deus ao escolher Israel como suas testemunhas era que todas as nações “soubessem” e “cressem”. Deus queria que o mundo soubesse de sua existência e reconhecesse sua soberania e poder. Ele esperava que, ao verem os milagres e as bênçãos que concedeu a Israel, as nações se voltassem para ele e confiassem nele.
“Que eu sou o mesmo”
Isaías 46:9 (CONTINUAÇÃO)
Deus afirma que ele “é o mesmo ontem, hoje e eternamente” (Hebreus 13:8). Ele não muda como os ídolos das nações. Ele é imutável em sua natureza, caráter e propósitos. Ele foi, é e sempre será o Deus único e verdadeiro. Portanto, as nações devem abandonas seus falsos deuses e se voltar para o Deus vivo e verdadeiro.