Sinais Precursores da Destruição de Jerusalém e o Retorno de Cristo (Lucas 21:20-28)

20 “Quando virem Jerusalém rodeada de exércitos, vocês saberão que a sua devastação está próxima.

21 Então os que estiverem na Judéia fujam para os montes, os que estiverem na cidade saiam, e os que estiverem no campo não entrem na cidade.

22 Pois esses são os dias da vingança, em cumprimento de tudo o que foi escrito.

23 Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem amamentando! Haverá grande aflição na terra e ira contra este povo.

24 Cairão pela espada e serão levados como prisioneiros para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos deles se cumpram.

25 “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações se verão em angústia e perplexidade com o bramido e a agitação do mar.

26 Os homens desmaiarão de terror, apreensivos com o que estará sobrevindo ao mundo; e os poderes celestes serão abalados.

27 Então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem com poder e grande glória.

28 Quando começarem a acontecer estas coisas, levantem-se e ergam a cabeça, porque estará próxima a redenção de vocês”.

Lucas

A Devastação de Jerusalém e o Cerco de Tito (Lucas 21:20-21)

20 “Quando virem Jerusalém rodeada de exércitos, vocês saberão que a sua devastação está próxima.”

A devastação de Jerusalém foi profetizada por Jesus como um sinal iminente de sua volta. Em 70 d.C., as legiões romanas lideradas por Tito sitiaram e destruíram a cidade, cumprindo a profecia de Cristo. A queda de Jerusalém foi um ponto de virada na história judaica e marcou o início da dispersão dos judeus pelo mundo.

21 “Então os que estiverem na Judéia fujam para os montes, os que estiverem na cidade saiam, e os que estiverem no campo não entrem na cidade.”

Jesus instruiu seus seguidores a fugir de Jerusalém quando vissem os exércitos romanos se aproximando. Os cristãos judeus obedientemente fugiram para a cidade de Pela, na região montanhosa da Pereia, escapando assim da carnificina e da destruição que se seguiram.### Senhorio Romano sobre Jerusalém (21:20-24)

  • 20. Jerusalém Cercada por Exércitos: A ocupação romana de Jerusalém em 70 d.C. sinalizou a destruição iminente da cidade.
  • 21-22. Fuja para a Segurança: Jesus instruiu os crentes a fugir de Jerusalém antes de sua queda, pois esses dias seriam de “vingança”, cumprindo as profecias.
  • 23. Grande Aflição: O cerco de Jerusalém traria sofrimento extremo, especialmente para mulheres e crianças.
  • 24. Destruição e Dispersão: A cidade seria destruída e seu povo levado cativo, e Jerusalém ficaria sob domínio gentio até o cumprimento dos tempos.

Sinais Celestiais (21:25-26)

  • 25. Sinais Cósmicos: O céu exibirá sinais extraordinários, causando temor e confusão entre as nações.
  • 26. Terror e Desesperança: Os homens ficarão apavorados com as calamidades iminentes, e as forças celestes serão abaladas.

Retorno de Jesus (21:27-28)

  • 27. Vinda do Filho do Homem: Jesus retornará triunfantemente nas nuvens, com poder e glória.
  • 28. Redenção Próxima: A vinda de Jesus trará libertação e esperança para aqueles que seguem seus ensinamentos.## A Destruição de Jerusalém

  • 20. O Cerco de Jerusalém (Lucas 21:20)

    • O cerco de Jerusalém pelos exércitos romanos (70 d.C.) foi um sinal do julgamento iminente de Deus.
  • 21. Fuga e Refúgio (Lucas 21:21)
    • Os fiéis deveriam fugir para os montes e sair da cidade sitiada, buscando segurança em Deus.
    • O julgamento de Deus não pouparia nem mesmo as mulheres grávidas e lactantes.

## Sinais Celestiais

  • 25. Perturbações Cósmicas (Lucas 21:25)
    • Haveria sinais incomuns no sol, na lua e nas estrelas, indicando a agitação cósmica.
    • O mar rugiria e as nações seriam perturbadas, refletindo a ira de Deus.

## O Retorno de Cristo

  • 27. A Segunda Vinda (Lucas 21:27)
    • O Filho do Homem (Jesus) retornaria numa nuvem com poder e grande glória.
    • Sua vinda seria um julgamento para os ímpios e uma redenção para os fiéis.
  • 28. A Redenção Aproxima (Lucas 21:28)
    • Quando esses eventos começassem, os cristãos deveriam se alegrar, pois sua redenção estava próxima.
    • Levantarem suas cabeças simbolizava confiança em Deus e esperança em sua libertação.

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