Sinais e Ensinos dos Fariseus (Mateus 16:1-12)

1 Os fariseus e os saduceus aproximaram-se de Jesus e o puseram à prova, pedindo-lhe que lhes mostrasse um sinal do céu.

2 Ele respondeu: “Quando a tarde vem, vocês dizem: ‘Vai fazer bom tempo, porque o céu está vermelho’,

3 e de manhã: ‘Hoje haverá tempestade, porque o céu está vermelho e nublado’. Vocês sabem interpretar o aspecto do céu, mas não sabem interpretar os sinais dos tempos!

4 Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas”. Então Jesus os deixou e retirou-se.

5 Indo os discípulos para o outro lado do mar, esqueceram-se de levar pão.

6 Disse-lhes Jesus: “Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus”.

7 E eles discutiam entre si, dizendo: “É porque não trouxemos pão”.

8 Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: “Homens de pequena fé, por que vocês estão discutindo entre si sobre não terem pão?

9 Ainda não compreendem? Não se lembram dos cinco pães para os cinco mil e de quantos cestos vocês recolheram?

10 Nem dos sete pães para os quatro mil e de quantos cestos recolheram?

11 Como é que vocês não entendem que não era de pão que eu estava lhes falando? Mas tomem cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus”.

12 Então entenderam que não estava lhes dizendo que tomassem cuidado com o fermento de pão, mas com o ensino dos fariseus e dos saduceus.

13 Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem os homens dizem que o Filho do homem é? “

14 Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”.

15 “E vocês? “, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou? “

16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

17 Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

18 E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

19 Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”.

20 Então advertiu a seus discípulos que não contassem a ninguém que ele era o Cristo.

21 Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia.

22 Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: “Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá! “

23 Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”.

24 Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

25 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará.

26 Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?

27 Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.

28 Garanto-lhes que alguns dos que aqui se acham não experimentarão a morte antes de verem o Filho do homem vindo em seu Reino”.

Mateus

A Busca pelos Sinais (Mt 16:1-4)

Os fariseus e saduceus, buscando desafiar Jesus, pediram um sinal do céu. Jesus os repreendeu por saberem interpretar o tempo, mas não os “sinais dos tempos”. Ele se recusou a fornecer qualquer sinal além do “sinal de Jonas”, simbolizando sua morte e ressurreição.

O Fermento dos Fariseus (Mt 16:5-12)

Os discípulos, esquecendo de trazer pão, ficaram ansiosos. Jesus os alertou sobre “o fermento dos fariseus e dos saduceus”, que representava seus ensinamentos errados. Eles inicialmente pensaram que Jesus se referia ao pão, mas perceberam que Ele estava alertando sobre as falsas doutrinas que levam ao afastamento de Deus.

A Confissão de Pedro (Mt 16:13-19)

Jesus questionou seus discípulos sobre sua identidade. Pedro confessou: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” Jesus elogiou Pedro e prometeu construir sua igreja sobre essa rocha de fé. Ele lhe deu as “chaves do Reino dos Céus”, simbolizando sua autoridade espiritual.

O Caminho da Cruz (Mt 16:20-28)

Jesus previu seu sofrimento e morte em Jerusalém. Pedro se opôs, mas Jesus repreendeu sua insensatez. Ele ensinou seus discípulos sobre a necessidade de negar a si mesmos, carregar sua cruz e segui-Lo. Ele advertiu que a busca pelo ganho material em detrimento da alma não vale a pena. Jesus prometeu retornar em glória e recompensar cada um de acordo com seus atos.## Um Sinal da Geração Perversa (Mt 16:1-4)

Os fariseus e saduceus, representantes da hipocrisia e da incredulidade, tentaram enganar Jesus pedindo um sinal do céu. No entanto, Jesus repreendeu-os por sua falta de discernimento e disse que nenhum sinal seria dado, exceto o sinal de Jonas (sua morte e ressurreição). Esta geração perversa buscava espetáculos sobrenaturais, mas Jesus destacou a necessidade de fé e arrependimento.

Fermento dos Fariseus e Saduceus (Mt 16:5-12)

Os discípulos confundiram a advertência de Jesus sobre “o fermento dos fariseus e dos saduceus” com pão literal, demonstrando sua falta de compreensão espiritual. Jesus esclareceu que se referia aos seus ensinamentos falsos e corruptos que envenenavam a fé das pessoas. Ele enfatizou a importância de discernir e rejeitar tais influências prejudiciais.

Confissão de Pedro da Divindade de Jesus (Mt 16:13-20)

Em Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou aos discípulos quem eles acreditavam que ele era. Somente Pedro respondeu corretamente, identificando-o como “o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus elogiou a revelação de Deus a Pedro e prometeu construir sua igreja sobre esta pedra de fé. Ele também deu a Pedro as “chaves do Reino dos Céus”, simbolizando sua autoridade para abrir ou fechar as portas do Reino com sua pregação e ensino.

Messias Servo Sofredor (Mt 16:21-28)

Jesus começou a preparar seus discípulos para seu futuro sofrimento e morte em Jerusalém. Pedro resistiu fortemente, revelando seu mal-entendido do papel messiânico de Jesus. Jesus o repreendeu, chamando-o de “Satanás”, um obstáculo para a vontade de Deus. Ele então desafiou seus discípulos a seguirem seu exemplo de autossacrifício e negar a si mesmos, levando suas cruzes para encontrar a vida verdadeira.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo