Sermão de Jesus sobre os Escribas e Fariseus (Mateus 23:1-39)

1 Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,

2 Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.

3 Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;

4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los;

5 E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,

6 E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,

7 E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.

8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.

9 E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.

10 Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.

11 O maior dentre vós será vosso servo.

12 E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.

13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.

14 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.

15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.

16 Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor.

17 Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?

18 E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor.

19 Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?

20 Portanto, o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está;

21 E, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita;

22 E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele.

23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

24 Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo.

25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança.

26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.

27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.

28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

29 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,

30 E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas.

31 Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.

32 Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.

33 Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?

34 Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade;

35 Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.

36 Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração.

37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!

38 Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta;

39 Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.

Mateus

O Perigo da Hipocrisia (Mateus 23:13-39)

Os escribas e fariseus eram líderes religiosos altamente respeitados de sua época. No entanto, Jesus os denuncia como hipócritas, pois suas ações não correspondiam às suas palavras (v. 2-4). Eles se importavam mais com a aparência externa do que com a pureza interior (v. 25-28). Jesus os compara a sepulcros caiados, belos por fora, mas cheios de imundícia por dentro (v. 27). Ele os acusa de fechar o reino dos céus aos outros e de devorar as viúvas (v. 13-14), e de converter os gentios para uma fé falsa (v. 15).

O Julgamento dos Escribas e Fariseus (Mateus 23:33-36)

Jesus adverte os líderes religiosos sobre o julgamento que os aguarda. Ele os chama de “serpentes” e “raça de víboras” (v. 33), condenando-os ao inferno. Ele também profetiza que sobre eles cairá todo o sangue justo derramado na terra, desde Abel até Zacarias (v. 35-36). O julgamento de Deus é inevitável e cairá sobre aqueles que rejeitam a verdade e oprimem os outros.

O Lamento de Jesus por Jerusalém (Mateus 23:37-39)

Jesus lamenta-se por Jerusalém, que matou profetas e rejeitou seus enviados (v. 37). Ele deseja protegê-la, mas ela se recusa a ser reunida. Por isso, o templo será destruído e Jesus não será mais visto até que o povo reconheça seu Messias (v. 38-39). O lamento de Jesus é um aviso a todos os que rejeitam a oferta de salvação.

O Chamado à Verdadeira Humildade (Mateus 23:8-12)

Em contraste com a hipocrisia dos escribas e fariseus, Jesus ensina a verdadeira humildade. Ele exorta seus seguidores a não buscarem posições de liderança ou títulos grandiosos (v. 8-10). Em vez disso, eles devem ser servos uns dos outros (v. 11). Pois aqueles que se exaltam serão humilhados, e aqueles que se humilham serão exaltados (v. 12). A verdadeira humildade é uma virtude essencial para os seguidores de Jesus.## A Autoridade dos Escribas e Fariseus (Mateus 23:2-4)

2-3. Respeitem Suas Palavras, Não Suas Ações:
Jesus reconheceu a autoridade dos escribas e fariseus como intérpretes da lei, mas alertou seus seguidores para não seguirem suas ações hipócritas. Eles eram mestres espirituais que ensinavam as palavras de Deus, mas não as praticavam na vida pessoal.

4. Fardos Pesados, Dedos Leves:
Os escribas e fariseus sobrecarregavam as pessoas com regras e regulamentos opressivos. Eles colocavam fardos pesados nos ombros dos outros, enquanto eles próprios eram relutantes em levantar sequer um dedo para ajudar. O contraste entre suas palavras e ações revelava sua verdadeira hipocrisia.

A Busca pela Reconhecimento (Mateus 23:5-7)

5-7. Aparências Enganosas:
Os escribas e fariseus viviam para serem vistos pelos homens. Eles usavam trajes chamativos, ocupavam os melhores lugares e buscavam saudações respeitosas. Sua preocupação com o reconhecimento era uma evidência de sua falta de autenticidade espiritual.

8-12. A Verdadeira Humildade e Liderança:
Em contraste, Jesus ensinou que os seus seguidores devem evitar buscar títulos ou reconhecimento. Eles deveriam ser servos humildes uns dos outros, e é justamente o ato de se humilhar que leva à verdadeira grandeza.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo