Sermão da Montanha (Mateus 7:1-29)

1 Não julgueis, para que não sejais julgados.

2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

3 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?

5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

6 Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.

7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.

8 Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.

9 E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?

10 E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?

11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?

12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.

18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.

19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.

20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

28 E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;

29 Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.

Mateus

Juízo e Hipocrisia (Mateus 7:1-5)

“Com o mesmo critério com que julgamos, seremos julgados.” (Mateus 7:2). Este versículo enfatiza a importância de evitar o julgamento precipitado, pois nossa própria imperfeição pode nos tornar hipócritas. Em vez de apontar os erros dos outros, devemos primeiro reconhecer e corrigir os nossos.

Pérolas e Porcos (Mateus 7:6)

“Não deem coisas sagradas aos cães, nem lancem suas pérolas aos porcos.” (Mateus 7:6). Este versículo adverte contra compartilhar verdades espirituais com aqueles que não estão preparados ou dispostos a recebê-las. Como pérolas valiosas, a mensagem do Evangelho deve ser protegida e compartilhada com aqueles que a apreciarão e a usarão para seu crescimento.

Oração e Promessas de Deus (Mateus 7:7-11)

“Peçam, e lhes será dado. Busquem, e encontrarão. Batam, e a porta se abrirá.” (Mateus 7:7). Deus promete responder às orações sinceras. Ele sabe do que precisamos e está disposto a nos dar boas coisas, assim como bons pais dão coisas boas a seus filhos. Ao orarmos, devemos confiar que Deus nos ouvirá e atenderá nossas necessidades.

Porta Estreita e Larga (Mateus 7:13-14)

“Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à destruição, e muitos são os que entram por ela.” (Mateus 7:13). Jesus destaca a diferença entre o caminho fácil e popular que leva à ruína e o caminho estreito e desafiador que leva à vida. Embora possa ser difícil seguir o caminho estreito, é o que nos conduz à verdadeira salvação.## Não Julgueis

(Mateus 7:1-5)

Jesus exorta seus discípulos a evitar julgamentos condenatórios. Ele enfatiza que o julgamento que fazemos aos outros se voltará contra nós. Em vez de focar nas falhas dos outros, devemos examinar nossas próprias vidas e buscar remover nossas próprias falhas.

Não Deis as Coisas Santas aos Cães

(Mateus 7:6)

Jesus adverte contra compartilhar verdades sagradas com aqueles que não as apreciarão. Devemos discernir a quem compartilhamos nossa fé, pois as mensagens espirituais podem ser rejeitadas ou distorcidas por aqueles que não são receptivos.

Pedi, e Dar-se-vos-á

(Mateus 7:7-11)

Deus é um Pai amoroso que deseja dar boas dádivas a seus filhos. Ele nos encoraja a pedir, buscar e bater, pois essas ações demonstram nossa fé e dependência dele. Ele atenderá às nossas necessidades e nos fornecerá o que precisamos para o nosso crescimento espiritual.

A Regra de Ouro

(Mateus 7:12)

Jesus resume os ensinos éticos da lei e dos profetas na Regra de Ouro: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós”. Devemos tratar os outros com o mesmo respeito e amor que desejamos para nós mesmos.Não Julgueis, para que Não Sejais Julgados (Mateus 7:1-5)

Jesus nos adverte contra julgar os outros, pois seremos julgados pelo mesmo padrão que usarmos para julgar. É fácil identificar as falhas dos outros, mas devemos nos concentrar em nossas próprias faltas antes de criticar. Devemos remover a “trave” de nossos próprios olhos antes de tentar remover o “argueiro” do olho de nosso irmão.

Não Dêem aos Cães as Coisas Santas (Mateus 7:6)

Jesus nos aconselha a discernir quem é merecedor de receber nossas palavras e ações santas. Devemos evitar dar pérolas (ensinamentos preciosos) a quem não as apreciará ou as usará para o mal. Devemos proteger a verdade e a santidade daqueles que não estão prontos para recebê-la.

Pedi, Buscai, Batei (Mateus 7:7-11)

O Senhor nos encoraja a pedir, buscar e bater. Ele promete que nos será dado, encontraremos e nos será aberto. A oração deve ser persistente e confiante, reconhecendo que nosso Pai celestial é amoroso e deseja nos dar o que é bom. Ele é mais generoso do que qualquer pai terreno, portanto podemos pedir com ousadia e fé.

A Porta Estreita e o Caminho Apertado (Mateus 7:13-14)

Jesus enfatiza que o caminho que leva à vida é estreito e apertado. Muitos escolhem o caminho fácil e largo que conduz à destruição. Devemos estar cientes dos falsos profetas que se disfarçam como ovelhas, mas são lobos em pele de cordeiro. Discernimento e vigilância são fundamentais para evitar sermos enganados por aqueles que buscam nos desviar do caminho da verdade.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo