**Rio de Água Viva e Cidade Celestial**

1 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro,

2 no meio da rua principal da cidade. De cada lado do rio estava a árvore da vida, que dá doze colheitas, dando fruto todos os meses. As folhas da árvore servem para a cura das nações.

3 Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.

4 Eles verão a sua face, e o seu nome estará em suas testas.

5 Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre.

6 O anjo me disse: “Estas palavras são dignas de confiança e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer”.

7 “Eis que venho em breve! Feliz é aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.

8 Eu, João, sou aquele que ouviu e viu estas coisas. Tendo-as ouvido e visto, caí aos pés do anjo que me mostrou tudo aquilo para mim, para adorá-lo.

9 Mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e seus irmãos, os profetas, e como os que guardam as palavras deste livro. Adore a Deus! “

10 Então me disse: “Não sele as palavras da profecia deste livro, pois o tempo está próximo.

11 Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se”.

12 “Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.

13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

14 “Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

15 Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.

16 “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã”.

17 O Espírito e a noiva dizem: “Vem! ” E todo aquele que ouvir diga: “Vem! ” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.

18 Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro.

19 Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro.

20 Aquele que dá testemunho destas coisas diz: “Sim, venho em breve! ” Amém. Vem, Senhor Jesus!

21 A graça do Senhor Jesus seja com todos. Amém.

Apocalipse

O Rio da Água da Vida (Apocalipse 22:1-5)

O rio da água da vida flui do trono de Deus e do Cordeiro, simbolizando a vida eterna que é oferecida aos crentes. De cada lado do rio está a árvore da vida, que representa a cura e a restauração para as nações. Na Nova Jerusalém, o lugar de habitação dos seguidores fiéis, não haverá mais maldição, mas a presença de Deus e do Cordeiro será eterna.

A Nova Jerusalém (Apocalipse 22:3)

Na Nova Jerusalém, os servos de Deus o servirão e verão sua face. Seus nomes estarão escritos em suas testas, simbolizando sua identidade eterna como filhos de Deus. Não haverá mais noite ou necessidade de luz externa, pois o Senhor Deus iluminará os crentes, e eles reinarão para sempre.

O Retorno de Cristo (Apocalipse 22:6-13)

O anjo enfatiza a confiabilidade das palavras da profecia e o iminente retorno de Cristo. Ele adverte que a injustiça e a imundícia persistirão, mas a justiça e a santidade serão recompensadas. Cristo declara ser o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, e que retornará em breve para retribuir a cada um de acordo com suas obras.

A Árvore da Vida e a Entrada na Cidade (Apocalipse 22:14-15)

Os que lavam suas vestes no sangue do Cordeiro têm direito à árvore da vida e podem entrar na cidade pelas portas. Contudo, aqueles que praticam pecados como feitiçaria, imoralidade sexual, assassinato, idolatria e mentiras são excluídos da Nova Jerusalém.## Rio da Água da Vida (Apocalipse 22:1-2)

O rio da água da vida é um símbolo da vida eterna e da comunhão com Deus. Flui do trono de Deus e do Cordeiro e está disponível para todos que desejam beber. A árvore da vida ao lado do rio produz frutos que curam as nações, representando o poder transformador do evangelho.

Trono de Deus (Apocalipse 22:3)

O trono de Deus e do Cordeiro é o centro da cidade celestial. Os servos de Deus o servem e adoram, e sua presença traz alegria e paz eternas. A maldição será banida e a harmonia reinará para sempre.

Presença de Deus (Apocalipse 22:4-5)

Os habitantes da cidade celestial verão a face de Deus e terão seus nomes escritos em suas testas, simbolizando seu status como filhos de Deus. Não haverá mais noite, pois a luz de Deus iluminará eternamente. Eles reinarão com Deus para sempre, desfrutando de glória e honra inimagináveis.

Advento de Cristo (Apocalipse 22:6-7)

O anjo declara que as palavras da profecia são confiáveis e que Cristo virá em breve. Ele encoraja os fiéis a guardar as palavras e a se prepararem para o retorno dele. A recompensa será dada a todos de acordo com suas ações, e aqueles que se arrependem e creem em Cristo serão recebidos no reino eterno.## O Rio da Água da Vida (Apocalipse 22:1-2)

  • Um rio claro como cristal: Simboliza a pureza e a santidade da água da vida, que flui do trono de Deus e do Cordeiro.
  • Doze colheitas, fruto todos os meses: Representa a abundância e a provisão contínua das bênçãos de Deus para os fiéis.
  • Cura das nações: A água da vida traz restauração e cura para todas as feridas espirituais e físicas.

A Árvore da Vida (Apocalipse 22:2)

  • Localização: De cada lado do rio da água da vida.
  • Benefícios: Os que se alimentam do fruto da árvore da vida recebem a vida eterna e a imortalidade.
  • Cura: As folhas da árvore são usadas para curar as nações, simbolizando a cura espiritual e física que Deus oferece.

A Cidade Santa (Apocalipse 22:3)

  • Sem maldição: A Nova Jerusalém, a cidade santa, está livre de todas as maldições e pecados do mundo.
  • Trono de Deus e do Cordeiro: Deus e Jesus reinam na cidade, simbolizando sua presença e governo sobre o povo de Deus.
  • Serviço a Deus: Os servos de Deus O adoram e O servem na cidade santa, expressando sua devoção e amor.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo