Reverência no Santuário (Eclesiastes 5:1-2) Promessas e Sacrifícios (Eclesiastes 5:4-7) Injustiça…

1 Quando você for ao santuário de Deus, seja reverente. Quem se aproxima para ouvir é melhor do que os tolos que oferecem sacrifício sem saber que estão agindo mal.

2 Não seja precipitado de lábios, nem apressado de coração para fazer promessas diante de Deus. Deus está nos céus, e você está na terra, por isso, fale pouco.

3 Das muitas ocupações brotam sonhos; do muito falar nasce a prosa vã do tolo.

4 Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto.

5 É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir.

6 Não permita que a sua boca o faça pecar. E não diga ao mensageiro de Deus: “O meu voto foi um engano”. Por que irritar a Deus com o que você diz e deixá-lo destruir o que você realizou?

7 Em meio a tantos sonhos, absurdos e conversas inúteis, tenha temor de Deus.

8 Se você vir o pobre oprimido numa província e vir que lhe são negados o direito e a justiça, não fique surpreso; pois todo oficial está subordinado a alguém em posição superior, e sobre os dois há outros em posição ainda mais alta.

9 Mesmo assim, é vantagem a nação ter um rei que a governe e que se interesse pela agricultura.

10 Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido.

11 Quando aumentam os bens, também aumentam os que os consomem. E que benefício trazem os bens a quem os possui, senão dar um pouco de alegria aos seus olhos?

12 O sono do trabalhador é ameno, quer coma pouco quer coma muito, mas a fartura de um homem rico não lhe dá tranqüilidade para dormir.

13 Há um mal terrível que vi debaixo do sol: riquezas acumuladas para infelicidade do seu possuidor.

14 Se as riquezas se perdem num mau negócio, nada ficará para o filho que lhe nascer.

15 O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo.

16 Há também outro mal terrível: Como o homem vem, assim ele vai, e o que obtém, de todo o seu esforço em busca do vento?

17 Passa toda a sua vida nas trevas, com grande frustração, doença e amargura.

18 Assim, descobri que o melhor e o que vale a pena é comer, beber, e desfrutar o resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol durante os poucos dias de vida que Deus dá ao homem, pois essa é a sua recompensa.

19 E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém, e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus.

20 Raramente essa pessoa reflete no fato de que a sua vida é curta, porque Deus o mantém ocupado com a alegria do coração.

Eclesiastes

Lidando com as Promessas (Eclesiastes 5:4-6)

  • Cumpra suas promessas: “Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto.” (Eclesiastes 5:4)
  • Evite fazer promessas precipitadas: “É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir.” (Eclesiastes 5:5)
  • Cuidado com as palavras: “Não permita que a sua boca o faça pecar… Por que irritar a Deus com o que você diz e deixá-lo destruir o que você realizou?” (Eclesiastes 5:6)

Temendo a Deus em Meio à Injustiça (Eclesiastes 5:7-9)

  • Temer a Deus: “Em meio a tantos sonhos, absurdos e conversas inúteis, tenha temor de Deus.” (Eclesiastes 5:7)
  • Reconhecer as autoridades: “Se você vir o pobre oprimido numa província e vir que lhe são negados o direito e a justiça, não fique surpreso; pois todo oficial está subordinado a alguém em posição superior.” (Eclesiastes 5:8)
  • Vantagem do governo: “Mesmo assim, é vantagem a nação ter um rei que a governe e que se interesse pela agricultura.” (Eclesiastes 5:9)

A Insuficiência das Riquezas (Eclesiastes 5:10-18)

  • A insaciabilidade do amor ao dinheiro: “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos.” (Eclesiastes 5:10)
  • O vazio das posses: “Quando aumentam os bens, também aumentam os que os consomem. E que benefício trazem os bens a quem os possui, senão dar um pouco de alegria aos seus olhos?” (Eclesiastes 5:11)
  • O valor do trabalho: “O sono do trabalhador é ameno, quer coma pouco quer coma muito, mas a fartura de um homem rico não lhe dá tranqüilidade para dormir.” (Eclesiastes 5:12)
  • Riquezas acumuladas para infelicidade: “Há um mal terrível que vi debaixo do sol: riquezas acumuladas para infelicidade do seu possuidor.” (Eclesiastes 5:13)
  • A transitoriedade da vida: “O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo.” (Eclesiastes 5:15)
  • O vazio da busca por significado: “Como o homem vem, assim ele vai, e o que obtém, de todo o seu esforço em busca do vento?” (Eclesiastes 5:16)Reverência no Santuário (Eclesiastes 5:1-2)

  • Respeito e atenção (Eclesiastes 5:1): A abordagem ao santuário de Deus deve ser marcada por reverência, reconhecendo a santidade do local e a grandeza de Deus. Aqueles que buscam apenas o ritual, desprovidos de compreensão e sinceridade, são considerados tolos.

  • Coração e Lábios (Eclesiastes 5:2): As promessas feitas a Deus não devem ser precipitadas ou impensadas. Devemos falar com ponderação e humildade, lembrando que Deus está acima de nós.

Promessas e Sacrifícios (Eclesiastes 5:4-7)

  • Evitar votos tolos (Eclesiastes 5:4): Os tolos desagradam a Deus por não cumprirem seus votos. É melhor não fazer promessas do que fazê-las e não honrá-las.

  • Consequências das promessas quebradas (Eclesiastes 5:6): Quebrar um voto é um pecado que pode trazer ira e destruição. Devemos evitar promessas enganosas e pedir perdão quando necessário.

  • Temor a Deus (Eclesiastes 5:7): Em meio à tagarelice e aos sonhos vazios, devemos cultivar o temor a Deus. Isso nos leva à humildade e à sabedoria.

Injustiça e Ganância (Eclesiastes 5:8-20)

  • Opressão dos pobres (Eclesiastes 5:8): A opressão dos pobres é uma realidade injusta, mas não devemos nos surpreender, pois há uma hierarquia de poder.

  • Vantagens de um bom governo (Eclesiastes 5:9): Um bom governante pode proporcionar estabilidade e prosperidade, protegendo os interesses de todos.

  • A insaciabilidade da ganância (Eclesiastes 5:10): O amor ao dinheiro nunca é saciado, levando a uma busca incessante e insatisfeita.

  • Vantagem do trabalho (Eclesiastes 5:12): O trabalho árduo, mesmo com poucos recursos, traz satisfação e descanso. A riqueza excessiva pode perturbar o sono e a paz.

  • Riqueza e infelicidade (Eclesiastes 5:13): As riquezas acumuladas podem causar infelicidade e ansiedade, especialmente quando são perdidas.

  • A transitoriedade da vida (Eclesiastes 5:15-16): Todos viemos do nada e voltamos ao nada. Nossos esforços e posses não podem acompanhá-los.

  • O valor do presente (Eclesiastes 5:18-20): A verdadeira satisfação vem de aproveitar o que temos agora, em gratidão aos dons de Deus. Aqueles que são abençoados com riquezas devem reconhecê-las como uma bênção e usá-las sabiamente.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo