Pregação Ousada em Icônio e Cura em Listra (Atos 14:1-28)

1 E aconteceu que em Icônio entraram juntos na sinagoga dos judeus, e falaram de tal modo que creu uma grande multidão, não só de judeus mas de gregos.

2 Mas os judeus incrédulos incitaram e irritaram, contra os irmãos, os ânimos dos gentios.

3 Detiveram-se, pois, muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios.

4 E dividiu-se a multidão da cidade; e uns eram pelos judeus, e outros pelos apóstolos.

5 E havendo um motim, tanto dos judeus como dos gentios, com os seus principais, para os insultarem e apedrejarem,

6 Sabendo-o eles, fugiram para Listra e Derbe, cidades de Licaônia, e para a província circunvizinha;

7 E ali pregavam o evangelho.

8 E estava assentado em Listra certo homem leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado.

9 Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado,

10 Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou.

11 E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós.

12 E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava.

13 E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes.

14 Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando,

15 E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles;

16 O qual nos tempos passados deixou andar todas as nações em seus próprios caminhos.

17 E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações.

18 E, dizendo isto, com dificuldade impediram que as multidões lhes sacrificassem.

19 Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto.

20 Mas, rodeando-o os discípulos, levantou-se, e entrou na cidade, e no dia seguinte saiu com Barnabé para Derbe.

21 E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia,

22 Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.

23 E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.

24 Passando depois por Pisídia, dirigiram-se a Panfília.

25 E, tendo anunciado a palavra em Perge, desceram a Atália.

26 E dali navegaram para Antioquia, de onde tinham sido encomendados à graça de Deus para a obra que já haviam cumprido.

27 E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé.

28 E ficaram ali não pouco tempo com os discípulos.

Atos

Pregação Ousada em Icônio (Atos 14:1-8)

Em Icônio, Paulo e Barnabé pregaram com ousadia, levando muitos a crer em Jesus. No entanto, os judeus incrédulos incitaram os gentios contra os irmãos. Apesar da oposição, os apóstolos perseveraram em sua pregação, resultando na salvação de uma multidão.

Cura em Listra (Atos 14:8-19)

Em Listra, Paulo curou um homem coxo, que nunca havia andado. Ao ver o milagre, as multidões pensaram que Paulo e Barnabé eram deuses e queriam sacrificar-lhes. Os apóstolos se opuseram, pregando sobre o Deus vivo. No entanto, alguns judeus de Antioquia e Icônio convenceram a multidão a apedrejar Paulo.

Retorno e Confirmação (Atos 14:20-28)

Milagrosamente, Paulo sobreviveu ao apedrejamento e voltou a Listra para fortalecer os discípulos. Ele exortou-os a permanecerem na fé em meio às tribulações, pois o caminho para o reino de Deus é estreito. Os apóstolos também estabeleceram anciãos em cada igreja e os encomendaram a Deus em oração.

Relatório em Antioquia (Atos 14:27-28)

Ao retornarem a Antioquia, Paulo e Barnabé relataram as grandes coisas que Deus havia feito por eles em Icônio e Listra. Eles testemunharam como os gentios haviam recebido a fé, abrindo a porta para a salvação além das fronteiras de Israel.Pregação Ousada em Icônio

Em Icônio, Paulo e Barnabé entraram na sinagoga judaica e pregaram com ousadia (v. 1). Sua mensagem encontrou ressonância tanto entre judeus quanto gregos, levando a uma divisão na cidade (v. 4). Os judeus incrédulos incitaram a multidão contra os apóstolos, resultando em um motim e na fuga de Paulo e Barnabé para outras cidades (v. 2, 5-6).

Cura em Listra

Em Listra, Paulo e Barnabé encontraram um homem coxo, que nunca tinha andado. Paulo, vendo que o homem tinha fé para ser curado, ordenou-lhe que se levantasse (v. 8-10). O homem obedeceu instantaneamente, e a multidão, testemunhando o milagre, acreditou que os apóstolos eram deuses (v. 11).

Sacrifício Impedido

O sacerdote de Júpiter, acreditando que Paulo e Barnabé eram de fato deuses, trouxe touros e grinaldas para sacrificá-los (v. 13). No entanto, os apóstolos rasgaram suas vestes e imploraram à multidão que não os adorasse, testemunhando sobre o Deus verdadeiro, que criou todas as coisas (v. 14-17).

Oposição e Perseguição

Apesar do sermão convincente dos apóstolos, judeus de Antioquia e Icônio instigaram a multidão contra Paulo, que foi apedrejado e arrastado para fora da cidade, presumindo-se que estava morto (v. 19). Mas os discípulos rodearam Paulo, e ele se levantou e voltou para a cidade no dia seguinte (v. 20).## A Pregação Ousado e o Cura Milagrosa

Divisão da Multidão (Atos 14:1-4)

Em Icônio, Paulo e Barnabé pregaram ousadamente na sinagoga, gerando divisões entre judeus e gentios. A ousadia dos apóstolos foi respaldada pelo testemunho do Senhor, que confirmou sua palavra com sinais e prodígios.

A Cura do Paralítico (Atos 14:8-10)

Em Listra, Paulo curou um homem paralítico, demonstrando a graça e o poder de Deus. O homem nunca tinha andado, mas pela fé em Paulo, ele saltou e andou. Este milagre encheu as multidões de admiração e levou-as a proclamar Paulo e Barnabé como deuses.

A Oferta de Sacrifício (Atos 14:11-18)

Os habitantes de Listra confundiram Paulo e Barnabé com Mercúrio e Júpiter, respectivamente. O sacerdote de Júpiter preparou-se para oferecer sacrifícios aos apóstolos. No entanto, Paulo e Barnabé rasgaram suas roupas e denunciaram a idolatria, proclamando que Deus é o único digno de adoração.

A Perseguição em Listra (Atos 14:19-20)

Judeus de Antioquia e Icônio instigaram a multidão contra Paulo, que foi apedrejado e arrastado para fora da cidade como morto. Mas os discípulos o cercaram e ele se levantou, retornando no dia seguinte para Derbe.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo