Paz com Deus e a Graça Abundante em Romanos (Romanos 5:1-21)

1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

2 Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,

4 E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.

5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

6 Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.

7 Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.

8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

9 Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

10 Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

11 E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

13 Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.

14 No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.

15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.

16 E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.

17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.

18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.

19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.

20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;

21 Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

Romanos

Glória na Tribulação

Em meio às provações da vida, encontramos glória em saber que a tribulação produz paciência, paciência produz experiência e experiência produz esperança (Rm 5:3-4). Esta esperança não decepciona, pois o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Rm 5:5).

O Amor Sacrificial de Cristo

O amor de Deus é demonstrado de forma suprema no sacrifício de Cristo. Apesar de nossa fraqueza e pecado, Cristo morreu por nós (Rm 5:6-8). Por sua morte, somos justificados por seu sangue e salvos da ira (Rm 5:9).

Reconciliados com Deus

Graças à morte de Cristo, fomos reconciliados com Deus. De inimigos, nos tornamos filhos amados (Rm 5:10). Não apenas isso, nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 5:11).

O Pecado e a Graça

O pecado entrou no mundo por meio de Adão, trazendo a morte para todos (Rm 5:12-14). No entanto, a graça de Deus excede em muito o pecado (Rm 5:15-16). Por um único ato de justiça de Cristo, somos justificados e reinaremos em vida (Rm 5:17-18). A lei aumentou o pecado, mas a graça superabundou (Rm 5:20). Assim, assim como o pecado reinou na morte, a graça reina para a vida eterna através de Jesus Cristo (Rm 5:21).## Paz com Deus e Entrada na Graça (Romanos 5:1-2)

1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; 2 Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Esta passagem enfatiza a paz e a graça que vêm da justificação pela fé. A justificação é um ato divino pelo qual Deus remove a culpa e a punição do pecado, declarando o crente justo perante Ele. Através de Jesus Cristo, os crentes ganham acesso a esta graça que os sustenta e lhes dá esperança na glória futura.

Glória nas Tribulações (Romanos 5:3-5)

3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, 4 E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. 5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Esta passagem destaca os benefícios ocultos das tribulações. Quando os crentes enfrentam dificuldades, isso desenvolve sua paciência, experiência e esperança. A esperança, por sua vez, não os decepcionará, pois o amor de Deus é derramado em seus corações pelo Espírito Santo.

O Amor de Deus Expresso em Cristo (Romanos 5:6-11)

6 Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. 7 Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. 8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. 11 E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

Esses versículos enfatizam a prova suprema do amor de Deus: a morte de Jesus Cristo na cruz. Mesmo quando a humanidade era fraca e pecadora, Cristo morreu pelos ímpios, demonstrando o imenso amor de Deus. Esta morte trouxe reconciliação com Deus, justificação e salvação da ira vindoura.

A Graça Abundante de Deus (Romanos 5:12-21)

12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. 13 Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. 14 No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir. 15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. 16 E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. 17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. 19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. 20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21 Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

Esta passagem contrasta a graça abundante de Deus com a natureza pecaminosa da humanidade. Embora o pecado e a morte tenham entrado no mundo por meio de Adão, a graça de Deus, através de Jesus Cristo, supera abundantemente as consequências do pecado. A graça justifica e salva aqueles que recebem o dom de Deus, tornando-os justos diante dEle e dando-lhes vitória sobre o pecado e a morte.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo