Palavras de Perdão e Condenação (Mateus 12:20-32)

20 Não esmagará a cana quebrada,enão apagará o morrão que fumega,até que faça triunfar o juízo;

21 E no seu nome os gentios esperarão.

22 Trouxeram-lhe, então, um endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via.

23 E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o Filho de Davi?

24 Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios.

25 Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.

26 E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?

27 E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam então vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes.

28 Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.

29 Ou, como pode alguém entrar na casa do homem valente, e furtar os seus bens, se primeiro não maniatar o valente, saqueando então a sua casa?

30 Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

31 Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.

32 E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.

33 Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.

34 Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

35 O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.

36 Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.

37 Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.

38 Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal.

39 Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas;

40 Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.

41 Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é maior do que Jonas.

42 A rainha do sul se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão.

43 E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra.

44 Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada.

45 Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má.

46 E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe.

47 E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te.

48 Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?

49 E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos;

50 Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe.

Mateus

A Cana Quebrada e o Morrão Fumegante (Mateus 12:20-21)

Jesus como o Salvador Compassivo
Jesus demonstra Sua compaixão pelos doentes e oprimidos ao curar um endemoninhado cego e mudo. Ele não esmaga os fracos nem apaga aqueles que lutam, mas os restaura e traz esperança.

Acusações dos Fariseus (Mateus 12:22-24)

A Blasfêmia contra o Espírito Santo
Os fariseus acusam falsamente Jesus de expulsar demônios pelo poder de Belzebu. Jesus os confronta, alertando que a blasfêmia contra o Espírito Santo é imperdoável. O Espírito Santo é a força ativa de Deus que capacita os crentes e guia-os para a verdade.

O Reino Dividido (Mateus 12:25-28)

A Unidade do Reino de Deus
Jesus enfatiza que um reino dividido não pode permanecer. Ele argumenta que se Satanás expulsa demônios por meio de Satanás, ele está dividido contra si mesmo e, portanto, seu reino não pode resistir. Em contraste, o reino de Deus é caracterizado pela unidade e pelo poder do Espírito Santo.

O Julgamento das Palavras (Mateus 12:36-37)

A Responsabilidade das Palavras
Jesus adverte que as pessoas prestarão contas por suas palavras no dia do julgamento. As palavras podem revelar o estado do coração e moldar o destino eterno. Portanto, os crentes devem ser sábios e cuidadosos em suas falas e se esforçar para edificar e não destruir.## O Julgamento que Triunfa

  • Versículo 20: “Não esmagará a cana quebrada…”
    Representa a misericórdia e compaixão de Deus, que não despreza aqueles que são frágeis ou pecadores. Ele os sustenta e guia até que a justiça seja completamente restaurada.

  • Versículo 21: “E no seu nome os gentios esperarão…”
    Jesus é o Salvador de todas as nações, trazendo esperança e redenção para aqueles que creem nele. Seu reino transcende fronteiras culturais e geográficas, unindo todas as pessoas em sua graça.

A Controvérsia da Expulsão de Demônios

  • Versículo 24: “Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam…”
    Os fariseus acusam Jesus de expulsar demônios por meio do poder de Satanás, mas Jesus expõe sua hipocrisia e a natureza autodestrutiva do pecado.

  • Versículo 28: “Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.”
    Jesus afirma que sua capacidade de expulsar demônios é uma prova do poder do Espírito Santo, marcando a chegada do reino de Deus.

O Pecado Imperdoável

  • Versículo 31: “Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito…”
    A blasfêmia contra o Espírito Santo é o pecado de rejeitar intencionalmente a graça de Deus e atribuir a obra do Espírito Santo a Satanás.

A Palavra e o Julgamento

  • Versículo 36: “Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem…”
    Jesus enfatiza a responsabilidade das palavras e ações, alertando que elas serão trazidas à luz no Dia do Julgamento.

  • Versículo 37: “Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.”
    O caráter de uma pessoa é revelado por suas palavras, e elas podem ser uma prova de salvação ou condenação no julgamento final.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo