Oração de Jesus por Seus Discípulos (João 17:1-26)

1 Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, 2 assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. 4 Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer; 5 e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo. 6 Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra. 7 Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti; 8 porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. 9 É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus; 10 ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado. 11 Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. 12 Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. 13 Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos. 14 Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. 15 Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. 16 Eles não são do mundo, como também eu não sou. 17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. 19 E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. 20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; 21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; 23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. 24 Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo. 25 Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste. 26 Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.

João

A Glorificação de Jesus e a Vida Eterna (João 17:1-5)

Jesus’ Oração Pela Sua Glorificação (João 17:1): Jesus inicia sua oração expressando seu desejo de ser glorificado pelo Pai, tendo cumprido a obra que lhe foi confiada. Essa glorificação envolve não apenas honrá-lo, mas também reconhecer sua autoridade sobre toda a humanidade e seu papel em conceder a vida eterna.

A Definição de Vida Eterna (João 17:3): Jesus define a vida eterna como conhecer o verdadeiro Deus e Jesus Cristo, a quem Ele enviou. Conhecer Deus e Jesus não é apenas um conhecimento intelectual, mas um relacionamento pessoal e profundo que leva à comunhão e à salvação.

A Oração de Jesus por Seus Discípulos (João 17:6-19)

A Proteção dos Discípulos (João 17:11): Jesus pede ao Pai que proteja seus discípulos, guardando-os em Seu nome e mantendo-os unidos. Ele reconhece que eles enfrentarão desafios no mundo, mas os confia aos cuidados do Pai.

O Envio dos Discípulos (João 17:18): Assim como o Pai enviou Jesus ao mundo, Jesus envia seus discípulos para continuar sua missão. Eles são chamados a ser testemunhas da verdade e a santificar-se, refletindo o caráter de Deus.

O Amor de Jesus por Seus Discípulos e Seu Desejo de Unidade (João 17:20-26)

Jesus’ Oração por Todos os Crentes (João 17:20): Jesus estende sua oração a todos aqueles que crerão nele no futuro por meio da palavra de seus discípulos. Ele deseja que todos os crentes sejam um, unidos em amor e propósito.

A Unidade dos Discípulos e sua Testemunha do Amor de Deus (João 17:22-23): Jesus concede aos discípulos a glória que Ele recebeu do Pai. Essa glória os unifica e os torna testemunhas do amor de Deus ao mundo.## Intercessão por Seus Discípulos (João 17:9-26)

Oração pelos Crentes (vv. 9-16, 20)

Jesus ora especificamente pelos Seus seguidores, enfatizando que eles pertencem a Deus. Ele pede proteção contra o mal e santificação na verdade, reconhecendo que são perseguidos pelo mundo por causa de sua fé. Ele também estende Sua oração aos futuros crentes, expressando Seu desejo de unidade e comunhão entre todos os que creem.

Concessão da Glória (vv. 1-5)

Jesus inicia Sua oração pedindo a Deus que O glorifique, dando a Ele autoridade sobre os homens para conceder a vida eterna. Ele declara ter glorificado a Deus na Terra, cumprindo Sua missão, e pede para ser glorificado com a glória que tinha com Deus antes da Criação.

Unidade e Testemunho (vv. 11-13, 20-23)

Jesus ora pela unidade entre Seus discípulos, assim como Ele e o Pai são um. Ele os entrega à proteção de Deus e deseja que Sua alegria esteja neles. Ao enviar Seus discípulos ao mundo, Jesus se santifica para que eles sejam santificados na verdade.

Conhecimento e Amor (vv. 6-8, 17-19, 24-26)

Jesus se alegra por ter manifestado o nome de Deus aos Seus seguidores. Eles reconhecem que tudo o que Ele tem vem de Deus, e Ele se doa para que sejam santificados na verdade. Jesus expressa Seu amor por Seus discípulos, desejando que estejam com Ele e compartilhem de Sua glória. Ele enfatiza que o mundo não conhece Deus, mas eles O conhecem e compreenderam que Jesus é Seu Enviado.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo