O Testemunho de Deus: A Vida Eterna Através da Fé (João 3:11-21)

11 Asseguro-lhe que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho.

12 Eu lhes falei de coisas terrenas e vocês não creram; como crerão se lhes falar de coisas celestiais?

13 Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem.

14 Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado,

15 para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.

16 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

17 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.

19 Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.

20 Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.

21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus”.

João

O Testemunho Autêntico (João 3:11-13)

Jesus afirma que Ele e Seus testemunhos são autênticos, pois Ele fala daquilo que conhece pessoalmente (v. 11). Ele os oferece de graça, mas as pessoas se recusam a aceitá-los. Ele então os questiona: se eles não creem em coisas terrenas (que podem ser observadas), como crerão em coisas celestiais (v. 12)? Ninguém jamais ascendeu ao céu além de Jesus, que veio do próprio céu (v. 13).

O Paralelo da Serpente de Bronze (João 3:14-15)

Jesus compara-Se à serpente de bronze elevada por Moisés no deserto (v. 14). Aqueles que a olhavam eram curados da picada das serpentes venenosas. Da mesma forma, aqueles que creem em Jesus, o Filho do Homem levantado na cruz, são salvos da condenação e recebem a vida eterna (v. 15).

O Amor Sacrificial de Deus (João 3:16-18)

O amor de Deus pela humanidade é imenso e sacrificial. Ele enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para morrer em nosso lugar (v. 16). Aqueles que creem em Jesus não serão condenados, mas receberão a vida eterna. Em contraste, aqueles que se recusam a crer já estão condenados (v. 18).

A Escolha Entre a Luz e as Trevas (João 3:19-21)

Jesus é a luz do mundo (v. 19). Quando Ele veio, os seres humanos escolheram as trevas em vez da luz porque suas ações eram más (v. 20). Quem pratica o mal teme a luz porque ela expõe suas obras. Contudo, aqueles que praticam a verdade vêm para a luz, reconhecendo que suas obras são de Deus (v. 21).##O Testemunho dos Apóstolos (João 3:11)

Os discípulos de Jesus falavam com autoridade porque haviam testemunhado pessoalmente seus ensinamentos e milagres. Eles exortavam as pessoas a crerem no testemunho deles, apesar da resistência.

###A Cegueira Espiritual (João 3:12)

Jesus repreende os que não creem, mesmo após verem evidências terrenas. Ele os desafia a crer se lhes falasse de coisas celestiais, pois a compreensão das coisas espirituais requer uma iluminação especial de Deus.

##A Encarnação do Filho (João 3:13)

Jesus afirma sua origem celestial como o único que veio do céu para revelar a verdade de Deus. Ninguém mais possui essa autoridade, evidenciando sua singularidade como o Filho de Deus.

###O Paralelo da Serpente de Bronze (João 3:14-15)

Assim como os israelitas foram salvos olhando para a serpente de bronze no deserto, a salvação vem por meio da fé em Jesus, que foi “levantado” na cruz. Ao crer nele, encontramos vida eterna.## O Testemunho dos Discípulos (João 3:11-12)

Jesus enfatiza que os discípulos falam com autoridade, tendo testemunhado pessoalmente seus ensinamentos e milagres. No entanto, os ouvintes rejeitam seu testemunho, apesar de se basear em evidências tangíveis.

As Coisas Terrenas e Celestiais (João 3:12)

Jesus repreende os ouvintes por sua incredulidade mesmo em relação a assuntos terrenos. Ele sugere que, se eles não podem acreditar no que vêem, como podem acreditar em verdades espirituais mais profundas.

Ninguém Subiu ao Céu (João 3:13)

Jesus declara que apenas ele, o Filho do Homem, desceu do céu e pode testemunhar sobre as realidades celestiais. Ele é o único mediador entre Deus e a humanidade, trazendo conhecimento divino.

A Serpente de Bronze (João 3:14-15)

Jesus compara sua elevação na cruz à elevação da serpente de bronze por Moisés no deserto. Assim como aqueles que olhavam para a serpente eram curados da picada mortal, aqueles que creem em Jesus receberão vida eterna.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo