O Reencontro de José com Seus Irmãos (Gênesis 45:1-28)

1 Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei sair daqui a todo o homem; e ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos.

2 E levantou a sua voz com choro, de maneira que os egípcios o ouviam, e a casa de Faraó o ouviu.

3 E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face.

4 E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.

5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.

6 Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega.

7 Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.

8 Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.

9 Apressai-vos, e subi a meu pai, e dizei-lhe: Assim tem dito o teu filho José: Deus me tem posto por senhor em toda a terra do Egito; desce a mim, e não te demores;

10 E habitarás na terra de Gósen, e estarás perto de mim, tu e os teus filhos, e os filhos dos teus filhos, e as tuas ovelhas, e as tuas vacas, e tudo o que tens.

11 E ali te sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome, para que não pereças de pobreza, tu e tua casa, e tudo o que tens.

12 E eis que vossos olhos, e os olhos de meu irmão Benjamim, vêem que é minha boca que vos fala.

13 E fazei saber a meu pai toda a minha glória no Egito, e tudo o que tendes visto, e apressai-vos a fazer descer meu pai para cá.

14 E lançou-se ao pescoço de Benjamim seu irmão, e chorou; e Benjamim chorou também ao seu pescoço.

15 E beijou a todos os seus irmãos, e chorou sobre eles; e depois seus irmãos falaram com ele.

16 E esta notícia ouviu-se na casa de Faraó: Os irmãos de José são vindos; e pareceu bem aos olhos de Faraó, e aos olhos de seus servos.

17 E disse Faraó a José: Dize a teus irmãos: Fazei isto: carregai os vossos animais e parti, tornai à terra de Canaã.

18 E tornai a vosso pai, e às vossas famílias, e vinde a mim; e eu vos darei o melhor da terra do Egito, e comereis da fartura da terra.

19 A ti, pois, é ordenado: Fazei isto: tomai vós da terra do Egito carros para vossos meninos, para vossas mulheres, e para vosso pai, e vinde.

20 E não vos pese coisa alguma dos vossos utensílios; porque o melhor de toda a terra do Egito será vosso.

21 E os filhos de Israel fizeram assim. E José deu-lhes carros, conforme o mandado de Faraó; também lhes deu comida para o caminho.

22 A todos lhes deu, a cada um, mudas de roupas; mas a Benjamim deu trezentas peças de prata, e cinco mudas de roupas.

23 E a seu pai enviou semelhantemente dez jumentos carregados do melhor do Egito, e dez jumentos carregados de trigo e pão, e comida para seu pai, para o caminho.

24 E despediu os seus irmãos, e partiram; e disse-lhes: Não contendais pelo caminho.

25 E subiram do Egito, e vieram à terra de Canaã, a Jacó seu pai.

26 Então lhe anunciaram, dizendo: José ainda vive, e ele também é regente em toda a terra do Egito. E o seu coração desmaiou, porque não os acreditava.

27 Porém, havendo-lhe eles contado todas as palavras de José, que ele lhes falara, e vendo ele os carros que José enviara para levá-lo, reviveu o espírito de Jacó seu pai.

28 E disse Israel: Basta; ainda vive meu filho José; eu irei e o verei antes que morra.

Gênesis

O Reencontro de José com Seus Irmãos

José se Revela

Versículos 1-3

José não consegue mais se conter e clama para que todos os egípcios saiam de sua presença. Ele então se revela a seus irmãos, que ficam pasmados com a visão. José pergunta pelo bem-estar de seu pai, mas eles estão demasiadamente surpresos para responder.

Deus o Enviou

Versículos 4-8

José implora para que seus irmãos se aproximem. Ele se identifica como seu irmão que eles venderam como escravo. Enfatiza que Deus o enviou para o Egito para salvar suas vidas e preservar sua família durante a fome. Apesar de terem-no traído, Deus usou a situação para um bem maior.

Boas Novas para Jacó

Versículos 9-13

José instrui seus irmãos a irem buscar seu pai, Jacó, e trazê-lo para o Egito. Ele promete sustentar toda a família durante os anos restantes de fome. José também pede que seus irmãos contem a Jacó sobre sua glória e o chamem para cá o mais rápido possível.

Reconciliação e Reunião

Versículos 14-28

José chora no pescoço de Benjamim e beija todos os seus irmãos. A notícia de sua chegada chega à corte do Faraó, que os convida para viverem no Egito e desfrutarem de suas riquezas. José fornece carros e suprimentos para que a família viaje, dando a Jacó 10 jumentos carregados com comida e presentes. Eles retornam para Canaã, onde Jacó inicialmente não acredita nas notícias, mas revive ao ver os carros enviados por José.## O Reencontro de José com Seus Irmãos: Um Ato de Revelação e Perdão (Gênesis 45:1-28)

José Se Revela a Seus Irmãos (Gênesis 45:1-3)

“Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele” (Gênesis 45:1). A emoção de José oprimia-o enquanto se preparava para revelar sua verdadeira identidade aos seus irmãos. Ele ordenou que todos deixassem a sala, deixando apenas seus irmãos presentes. Com lágrimas nos olhos, José exclamou: “Eu sou José; vive ainda meu pai?” (Gênesis 45:3). O choque e a surpresa dos irmãos eram evidentes, deixando-os incapazes de responder.

José Explica o Plano Divino (Gênesis 45:4-8)

José confortou seus irmãos, assegurando-lhes que sua venda para o Egito era parte do plano de Deus para preservar sua família. Ele lembrou a fome e a necessidade que assolavam a terra e como Deus o havia usado para providenciar sustento para eles. “Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus” (Gênesis 45:8). José reconheceu a soberania de Deus em sua vida, compreendendo que tudo o havia conduzido a esse momento de reconciliação.

José Traz Sua Família para o Egito (Gênesis 45:9-11)

José ordenou a seus irmãos que retornassem a Canaã e trouxessem seu pai, Jacó, e toda a sua família para o Egito. Ele instruiu-os a estabelecer-se na terra de Gósen, perto dele, para que pudessem ser sustentados durante os próximos anos de fome. “Ali te sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome” (Gênesis 45:11). O cuidado e a compaixão de José por sua família eram evidentes em seus atos.

José Se Reconcilia com Seus Irmãos (Gênesis 45:12-15)

José abraçou ternamente seu jovem irmão, Benjamim, e chorou lágrimas de alegria. Ele então beijou todos os seus irmãos, derramando amor e perdão sobre eles. A cena da reconciliação foi marcada por lágrimas, palavras de consolo e a restauração de laços fraternais que haviam sido rompidos há muito tempo.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo