o que é o sisu

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma do Ministério da Educação (MEC) que permite o acesso de estudantes a instituições públicas de ensino superior do Brasil. O Sisu utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para as vagas disponíveis nas universidades participantes.

Como funciona o Sisu?

O Sisu funciona por meio de um processo seletivo que ocorre duas vezes ao ano, geralmente no início do primeiro e do segundo semestre. Os estudantes que fizeram o Enem podem se inscrever no Sisu e escolher até duas opções de cursos oferecidos pelas instituições participantes.

Com base nas notas do Enem, o sistema calcula a nota de corte para cada curso, que é a menor nota necessária para o candidato ter chances de ser selecionado. Durante o período de inscrições, os candidatos podem alterar suas opções de curso de acordo com a nota de corte e a concorrência.

Ao final do período de inscrições, o Sisu realiza a seleção dos candidatos com base na nota do Enem e na ordem de preferência dos cursos escolhidos. Os candidatos selecionados são convocados para realizar a matrícula na instituição de ensino.

Quais são os benefícios do Sisu?

O Sisu oferece diversas vantagens para os estudantes que desejam ingressar em uma universidade pública. Alguns dos benefícios do Sisu são:

  1. Ampla oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior;
  2. Processo seletivo transparente e baseado em critérios objetivos;
  3. Possibilidade de concorrer a vagas em diferentes cursos e instituições;
  4. Oportunidade de ingressar em uma universidade de qualidade, sem a necessidade de pagar mensalidades.

Como se inscrever no Sisu?

Para se inscrever no Sisu, é necessário ter participado do Enem mais recente e ter obtido nota acima de zero na redação. O processo de inscrição é realizado exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do Sisu.

Os estudantes devem acessar o site do Sisu durante o período de inscrições, informar o número de inscrição e a senha do Enem e escolher até duas opções de cursos. Durante o período de inscrições, é possível alterar as opções de curso de acordo com a nota de corte e a concorrência.

Após o encerramento das inscrições, o Sisu realiza a seleção dos candidatos com base na nota do Enem e na ordem de preferência dos cursos escolhidos. Os candidatos selecionados são convocados para realizar a matrícula na instituição de ensino.

Conclusão

O Sisu é uma ferramenta importante para os estudantes que desejam ingressar em uma universidade pública. Por meio do sistema, é possível concorrer a vagas em instituições de ensino superior de qualidade, utilizando a nota do Enem como critério de seleção. O processo seletivo é transparente e oferece diversas vantagens para os candidatos. Portanto, se você fez o Enem e deseja ingressar em uma universidade pública, não deixe de se inscrever no Sisu!