o que é classe em java

O que é classe em Java?

Em Java, uma classe é uma estrutura fundamental que define as características e comportamentos de um objeto. Ela serve como um modelo ou plano para criar objetos específicos que compartilham as mesmas propriedades e ações.

Características de uma classe em Java

Uma classe em Java pode ter as seguintes características:

  • Atributos: são variáveis que armazenam dados relacionados à classe.
  • Métodos: são funções que definem as ações que um objeto da classe pode executar.
  • Construtores: são métodos especiais usados para criar objetos da classe.
  • Herança: permite que uma classe herde características de outra classe.
  • Encapsulamento: protege os atributos e métodos da classe, controlando o acesso a eles.
  • Polimorfismo: permite que um objeto seja referenciado de várias formas.

Exemplo de uma classe em Java

Aqui está um exemplo de uma classe simples em Java:


public class Pessoa {
  private String nome;
  private int idade;
  
  public Pessoa(String nome, int idade) {
    this.nome = nome;
    this.idade = idade;
  }
  
  public void apresentar() {
    System.out.println("Olá, meu nome é " + nome + " e tenho " + idade + " anos.");
  }
}

Neste exemplo, a classe “Pessoa” possui dois atributos (nome e idade), um construtor para inicializar esses atributos e um método “apresentar” que imprime uma mensagem na tela.

Utilizando uma classe em Java

Para utilizar uma classe em Java, é necessário criar um objeto a partir dela. Aqui está um exemplo de como criar e utilizar um objeto da classe “Pessoa”:


public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    Pessoa pessoa1 = new Pessoa("João", 25);
    pessoa1.apresentar();
  }
}

Neste exemplo, criamos um objeto chamado “pessoa1” da classe “Pessoa” e chamamos o método “apresentar” para exibir a mensagem na tela.

Conclusão

As classes em Java são fundamentais para a programação orientada a objetos. Elas permitem a criação de objetos com características e comportamentos específicos, facilitando a organização e reutilização de código.