O Perdão do Paralítico (Lucas 5:17-26)

17 Certo dia, quando ele ensinava, estavam sentados ali fariseus e mestres da lei, procedentes de todos os povoados da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar os doentes.

18 Vieram alguns homens trazendo um paralítico numa maca e tentaram fazê-lo entrar na casa, para colocá-lo diante de Jesus.

19 Não conseguindo fazer isso, por causa da multidão, subiram ao terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura, até o meio da multidão, bem em frente de Jesus.

20 Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: “Homem, os seus pecados estão perdoados”.

21 Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: “Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus? “

22 Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, perguntou: “Por que vocês estão pensando assim?

23 Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’?

24 Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” — disse ao paralítico — “eu lhe digo: levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”.

25 Imediatamente ele se levantou na frente deles, pegou a maca em que estivera deitado e foi para casa louvando a Deus.

26 Todos ficaram atônitos e glorificavam a Deus, e, cheios de temor, diziam: “Hoje vimos coisas extraordinárias! “

Lucas

A Presença do Senhor Traz Cura (Lucas 5:17)

  • O poder do Senhor estava com Jesus para curar os doentes, atraindo pessoas de todas as regiões para sua presença.

A Fé dos Amigos do Paralítico (Lucas 5:18-19)

  • Os amigos do paralítico demonstraram grande determinação ao carregá-lo até Jesus, mesmo diante das dificuldades impostas pela multidão.
  • Eles acreditavam na capacidade de Jesus de curar, e seu esforço refletiu sua profunda fé nele.

O Perdão de Jesus (Lucas 5:20-21)

  • Jesus reconheceu a fé dos amigos do paralítico e disse ao homem: “Homem, os seus pecados estão perdoados”.
  • Esta declaração surpreendeu os fariseus e mestres da lei, pois acreditavam que somente Deus tinha o poder de perdoar pecados.

A Autoridade de Jesus para Perdoar Pecados (Lucas 5:22-24)

  • Jesus defendeu seu poder de perdoar pecados, perguntando: “O que é mais fácil, dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’ ou ‘Levante-se e ande’?”
  • Ele então ordenou que o paralítico se levantasse e fosse para casa, demonstrando seu domínio sobre a doença e o pecado.## A Entrada Dificultosa (Lucas 5:17-19)

Apesar da multidão, os homens carregavam o paralítico com fé inabalável. Eles tentaram entrar na casa, mas foi impossível devido à aglomeração.

A Descida Inovadora (Lucas 5:19)

Com determinação, eles subiram ao telhado e desceram o paralítico por uma abertura na multidão. Esse ato incomum demonstrou sua disposição de superar obstáculos para chegar a Jesus.

O Perdão Surpreendente (Lucas 5:20-21)

Ao ver sua fé, Jesus primeiro perdoou os pecados do paralítico. Essa declaração inesperada chocou os fariseus, que acreditavam que apenas Deus poderia perdoar pecados.

O Desafio aos Críticos (Lucas 5:22-24)

Jesus percebeu seus pensamentos e os desafiou, perguntando se era mais fácil perdoar pecados ou curar a paralisia. Ele então demonstrou sua autoridade divina curando o paralítico, provando que tinha poder para perdoar pecados na terra.

A Resposta Extraordinária (Lucas 5:25-26)

Imediatamente o paralítico se levantou e foi para casa, glorificando a Deus. A multidão ficou maravilhada e louvou a Deus, reconhecendo que tinham testemunhado algo extraordinário.## Os Visitantes dos Ensinamentos de Jesus (Lucas 5:17)

O Senhor Jesus estava ensinando quando um grupo reverenciado de fariseus e mestres da lei se reuniu. Eles vinham de toda a Galileia, Judéia e Jerusalém, ansiosos por ouvir os ensinamentos de Cristo. O poder do Senhor estava claramente presente, trazendo cura aos enfermos.

Os Homens da Fé (Lucas 5:18-19)

Um grupo de homens carregava um paralítico numa maca, determinado a colocá-lo diante de Jesus. No entanto, a multidão impediu sua passagem. Com fé inabalável, eles escalaram o telhado e, por uma abertura, desceram a maca com o paralítico até o centro da multidão, bem diante de Jesus.

O Perdão e a Cura (Lucas 5:20-25)

Jesus, reconhecendo sua fé, declarou: “Homem, seus pecados estão perdoados.” Os líderes religiosos, chocados, acusaram Jesus de blasfêmia, pois apenas Deus pode perdoar pecados. Jesus, sabendo de seus pensamentos, respondeu: “O Filho do Homem tem autoridade na terra para perdoar pecados.” Então, Jesus ordenou que o paralítico se levantasse, pegasse sua maca e voltasse para casa. Imediatamente, ele foi curado e glorificou a Deus.

O Impacto nos Testemunhos (Lucas 5:26)

A multidão ficou atônita e glorificou a Deus, reconhecendo a extraordinária demonstração de poder e graça. As pessoas testemunharam o perdão dos pecados e a cura física, evidenciando a autoridade divina de Jesus Cristo.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo