O Nascimento de Moisés e Sua Fuga para Midiã (Êxodo 2:1-25)

1 E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.

2 E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.

3 Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.

4 E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.

5 E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou.

6 E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este.

7 Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?

8 E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.

9 Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.

10 E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.

11 E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos.

12 E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia.

13 E tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois homens hebreus contendiam; e disse ao injusto: Por que feres a teu próximo?

14 O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto.

15 Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço.

16 E o sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água, e encheram os bebedouros, para dar de beber ao rebanho de seu pai.

17 Então vieram os pastores, e expulsaram-nas dali; Moisés, porém, levantou-se e defendeu-as, e deu de beber ao rebanho.

18 E voltando elas a Reuel seu pai, ele disse: Por que hoje tornastes tão depressa?

19 E elas disseram: Um homem egípcio nos livrou da mão dos pastores; e também nos tirou água em abundância, e deu de beber ao rebanho.

20 E disse a suas filhas: E onde está ele? Por que deixastes o homem? Chamai-o para que coma pão.

21 E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora,

22 A qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha.

23 E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão.

24 E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó;

25 E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição.

Êxodo

O Nascimento de Moisés

(Êxodo 2:1-3)
Moisés nasceu de pais levitas e foi escondido por sua mãe por três meses para protegê-lo da ordem do Faraó de matar todos os meninos hebreus.

A Adoção de Moisés

(Êxodo 2:4-10)
Quando não conseguiu mais escondê-lo, sua irmã Miriã colocou Moisés em uma cesta de juncos no Nilo. A filha do Faraó o encontrou e, comovida com seu choro, decidiu adotá-lo. Ela o chamou de Moisés, que significa “tirado das águas”.

A Fuga para Midiã

(Êxodo 2:11-15)
Já adulto, Moisés testemunhou a opressão dos hebreus e defendeu um deles contra um supervisor egípcio. Temendo as consequências, ele fugiu para Midiã, onde se estabeleceu junto a um poço.

O Encontro com as Filhas de Reuel

(Êxodo 2:16-22)
Em Midiã, Moisés ajudou as sete filhas do sacerdote Reuel quando elas foram atacadas por pastores. O pai das filhas, grato, ofereceu a Moisés sua filha Zípora em casamento. Eles tiveram um filho chamado Gérson.## O Nascimento e Fuga de Moisés (Êxodo 2:1-25)

### A Família de Moisés (Êxodo 2:1)

O nascimento de Moisés foi resultado do casamento entre um homem e uma filha da tribo de Levi. A herança sacerdotal de Moisés moldaria sua vida e ministério posteriores.

### O Nascimento e Ocultação do Bebê Moisés (Êxodo 2:2-3)

Bênção com um filho, a família escondeu Moisés por três meses devido ao decreto de Faraó de matar todos os meninos hebreus. Quando não puderam mais escondê-lo, colocaram-no em uma arca de juncos selada com betume e barro, escondendo-o entre os juncos do rio.

### A Adoção por Faraó (Êxodo 2:4-10)

A filha de Faraó descobriu o bebê e se compadeceu dele. A irmã de Moisés ofereceu-se para encontrar uma ama hebreia para cuidar dele. A filha de Faraó concordou, e Moisés foi criado por sua própria mãe. Ao crescer, foi trazido de volta à filha de Faraó, que o adotou e o chamou de Moisés, que significa “tirado da água”.

### Moisés Defende Seu Povo (Êxodo 2:11-14)

Um dia, Moisés testemunhou a opressão de seu povo e matou um supervisor egípcio que estava espancando um hebreu. Ele escondeu o corpo, mas foi descoberto por Faraó, que o forçou a fugir para Midiã.## 1. O Nascimento de Moisés (Êxodo 2:1-3)

  • Um Casamento Levita: Um homem da tribo de Levi se casou com uma mulher da mesma tribo, iniciando a linhagem de Moisés.
  • O Nascimento de Moisés: A mulher deu à luz um filho excepcionalmente bonito, despertando a atenção de Faraó e sua família.
  • A Escolha de Esconder: Temendo pela vida do menino, seus pais o esconderam por três meses até que não puderam escondê-lo mais.

2. Moisés no Rio Nilo (Êxodo 2:4-10)

  • A Arca de Juncos: A mãe de Moisés construiu uma arca de juncos revestida de betume e barro, colocando seu filho dentro.
  • A Filha de Faraó: A filha de Faraó desceu ao rio para se banhar e avistou a arca, ordenando que fosse trazida a ela.
  • O Choro do Bebê: Ao abrir a arca, a filha de Faraó viu o bebê Moisés chorando e se compadeceu dele, reconhecendo sua origem hebraica.
  • A Ama Hebraica: A irmã de Moisés sugeriu que uma ama hebraica fosse contratada para cuidar do menino, e a filha de Faraó concordou.
  • A Adoção de Moisés: Quando Moisés cresceu, ele foi trazido de volta à filha de Faraó, que o adotou e lhe deu o nome “Moisés”, pois ela o havia tirado das águas.

3. A Fuga de Moisés para Midiã (Êxodo 2:11-15)

  • Moisés entre Seus Irmãos: Quando Moisés se tornou adulto, ele foi visitar seus irmãos hebreus e testemunhou sua opressão.
  • O Assassinato do Egípcio: Ao ver um egípcio maltratando um hebreu, Moisés não conseguiu se conter e matou o egípcio, escondendo seu corpo na areia.
  • O Medo de Moisés: Temendo ser descoberto, Moisés fugiu do Egito e foi para Midiã, onde se estabeleceu junto a um poço.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo