O Julgamento Final (Mateus 25:31-46)

31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;

32 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;

33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.

34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;

36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.

37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?

38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?

39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;

43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.

44 Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?

45 Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.

46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

Mateus

O Julgamento das Nações (Mateus 25:31-33)

Este versículo descreve a cena do julgamento final, onde Jesus, em sua glória como Filho do Homem, se sentará no trono e separará as nações, como um pastor separa as ovelhas dos bodes. Os justos serão colocados à sua direita e os injustos à sua esquerda.

A Bênção para os Justos (Mateus 25:34-40)

Jesus abençoará os justos, que herdarão o reino preparado para eles desde a fundação do mundo. Ele reconhecerá seus atos de compaixão, como alimentar os famintos, vestir os nus e visitar os enfermos e presos. Embora os justos possam não ter percebido estar servindo a Jesus nessas ações, ele revela que foram atos de serviço a ele.

A Condenação para os Injustos (Mateus 25:41-46)

Os injustos serão condenados para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Jesus revelará que eles negligenciaram as necessidades dos menos afortunados, como não alimentar os famintos, não vestir os nus e não visitar os enfermos e presos. Ele declara que, ao não fazer essas coisas aos “pequeninos”, eles também falharam em fazê-las a ele.

O Destino Final (Mateus 25:46)

O versículo final enfatiza o destino final dos justos e injustos. Os justos herdarão a vida eterna, enquanto os injustos enfrentarão o tormento eterno. A questão chave é se as pessoas demonstraram amor e compaixão pelos necessitados, pois essas ações revelam seu verdadeiro caráter e determinam seu destino eterno.## O Julgamento Final: A Separação das Ovelhas dos Bodes (Mateus 25:32-33)

32. E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas.

Neste versículo, todas as nações são reunidas diante do Filho do Homem, o que indica um julgamento abrangente que abrange toda a humanidade. Ele separa as pessoas em dois grupos: as ovelhas (os justos) e os bodes (os injustos).

33. E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.

A separação das ovelhas e dos bodes simboliza o julgamento final, no qual os justos serão colocados à direita, representando bênçãos e salvação, enquanto os injustos serão colocados à esquerda, representando condenação e tormento.

A bênção dos justos (Mateus 25:34-40)

34-40. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; … Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Jesus destaca as obras de misericórdia que os justos realizaram em seu nome: alimentar os famintos, dar de beber aos sedentos, hospedar estrangeiros, vestir os nus, visitar os doentes e encarcerados. Essas ações de compaixão e amor são vistas como feitas ao próprio Cristo.

A condenação dos injustos (Mateus 25:41-46)

41-46. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; … Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

Os injustos são condenados por sua falta de compaixão e obras de misericórdia. Eles ignoraram as necessidades dos famintos, sedentos, estrangeiros, nus, doentes e encarcerados. Sua indiferença aos sofredores é vista como uma rejeição ao próprio Cristo.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo