O Engano dos Gibeonitas e seu Julgamento (Josué 9:1-27)

1 E sucedeu que, ouvindo isto todos os reis, que estavam aquém do Jordão, nas montanhas, e nas campinas, em toda a costa do grande mar, em frente do Líbano, os heteus, e os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus, e os jebuseus,

2 Se ajuntaram eles de comum acordo, para pelejar contra Josué e contra Israel.

3 E os moradores de Gibeom, ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Ai,

4 Usaram de astúcia, e foram e se fingiram embaixadores, e levando sacos velhos sobre os seus jumentos, e odres de vinho, velhos, e rotos, e remendados;

5 E nos seus pés sapatos velhos e remendados, e roupas velhas sobre si; e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento.

6 E vieram a Josué, ao arraial, a Gilgal, e disseram a ele e aos homens de Israel: Viemos de uma terra distante; fazei, pois, agora, acordo conosco.

7 E os homens de Israel responderam aos heveus: Porventura habiteis no meio de nós; como pois faremos acordo convosco?

8 Então disseram a Josué: Nós somos teus servos. E disse-lhes Josué: Quem sois vós, e de onde vindes?

9 E lhe responderam: Teus servos vieram de uma terra mui distante, por causa do nome do Senhor teu Deus, porquanto ouvimos a sua fama, e tudo quanto fez no Egito;

10 E tudo quanto fez aos dois reis dos amorreus, que estavam além do Jordão, a Siom rei de Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que estava em Astarote.

11 Por isso nossos anciãos e todos os moradores da nossa terra nos falaram, dizendo: Tomai em vossas mãos provisão para o caminho, e ide-lhes ao encontro e dizei-lhes: Nós somos vossos servos; fazei, pois, agora acordo conosco.

12 Este nosso pão tomamos quente das nossas casas para nossa provisão, no dia em que saímos para vir a vós; e ei-lo aqui agora já seco e bolorento;

13 E estes odres, que enchemos de vinho, eram novos, e ei-los aqui já rotos; e estas nossas roupas e nossos sapatos já se têm envelhecido, por causa do mui longo caminho.

14 Então os homens de Israel tomaram da provisão deles e não pediram conselho ao Senhor.

15 E Josué fez paz com eles, e fez um acordo com eles, que lhes daria a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento.

16 E sucedeu que, ao fim de três dias, depois de fazerem acordo com eles, ouviram que eram seus vizinhos, e que moravam no meio deles.

17 Porque, partindo os filhos de Israel, chegaram às cidades deles ao terceiro dia; e suas cidades eram Gibeom e Cefira, e Beerote, e Quiriate-Jearim.

18 E os filhos de Israel não os feriram; porquanto os príncipes da congregação lhes juraram pelo Senhor Deus de Israel; por isso toda a congregação murmurava contra os príncipes.

19 Então todos os príncipes disseram a toda a congregação: Nós juramos-lhes pelo Senhor Deus de Israel, pelo que não lhes podemos tocar.

20 Isto, porém, lhes faremos: conservar-lhes-emos a vida, para que não haja grande ira sobre nós, por causa do juramento que já lhes fizemos.

21 Disseram-lhes, pois, os príncipes: Vivam, e sejam rachadores de lenha e tiradores de água para toda a congregação, como os príncipes lhes disseram.

22 E Josué os chamou, e falou-lhes dizendo: Por que nos enganastes dizendo: Mui longe de vós habitamos, morando vós no meio de nós?

23 Agora, pois, sereis malditos; e dentre vós não deixará de haver servos, nem rachadores de lenha, nem tiradores de água, para a casa do meu Deus.

24 Então responderam a Josué, e disseram: Porquanto com certeza foi anunciado aos teus servos que o Senhor teu Deus ordenou a Moisés, seu servo, que a vós daria toda esta terra, e destruiria todos os moradores da terra diante de vós, tememos muito por nossas vidas por causa de vós; por isso fizemos assim.

25 E eis que agora estamos na tua mão; faze-nos aquilo que te pareça bom e reto.

26 Assim pois lhes fez, e livrou-os das mãos dos filhos de Israel, e não os mataram.

27 E naquele dia, Josué os fez rachadores de lenha e tiradores de água para a congregação e para o altar do Senhor, até ao dia de hoje, no lugar que ele escolhesse.

Josué

Aliança Quebrada e Punição Perpétua

Versículo (Josué 9:15-18)

Contexto
Apesar de não consultarem a Deus, Josué e os príncipes de Israel firmaram um pacto com os gibeonitas, prometendo poupá-los. Quando a verdade veio à tona, a congregação ficou indignada, mas os príncipes, vinculados pelo juramento, não puderam desfazer o acordo.

Lição
A importância de buscar a orientação divina antes de tomar decisões é enfatizada aqui. O fracasso em fazer isso pode levar a consequências indesejadas, como no caso dos israelitas.

Um Futuro de Servidão

Versículo (Josué 9:21-23)

Contexto
Como punição por seu engano, os gibeonitas foram condenados a uma servidão perpétua como rachadores de lenha e carregadores de água para o povo de Israel. Eles foram amaldiçoados com um status inferior e serviram como um lembrete constante da importância da honestidade e da fidelidade.

Lição
O engano e a mentira podem ter consequências duradouras. A punição dos gibeonitas serve de advertência contra tais comportamentos, pois eles podem resultar em degradação e privação de direitos.

O Temor da Destruição

Versículo (Josué 9:24-25)

Contexto
Os gibeonitas explicaram seu engano pelo medo da destruição iminente. Tendo ouvido sobre as vitórias de Israel sobre seus vizinhos, eles temiam que o mesmo destino os aguardasse. Seu engano foi motivado pelo desejo de autopreservação.

Lição
O medo pode levar as pessoas a tomar medidas desesperadas, mesmo que essas medidas sejam antiéticas. É importante confiar em Deus em tempos de perigo, em vez de recorrer à mentira e ao engano.## A Aliança Quebrada e a Maldição dos Gibeonitas (Josué 9:1-7)

Os reis cananeus, temendo a força de Israel, unem-se para lutar contra eles. Enquanto isso, os moradores de Gibeom, uma cidade próxima, ao ouvirem dos feitos de Josué, decidem enganá-los. Eles se disfarçam de embaixadores de uma terra distante e apresentam a Josué uma proposta de paz. Os israelitas, sem consultar o Senhor, aceitam a aliança.

O Julgamento de Deus (Josué 9:14-21)

Três dias após a aliança, Israel descobre a verdadeira identidade dos gibeonitas. Os príncipes, tendo jurado poupar suas vidas, decidem mantê-los como servos, rachadores de lenha e tiradores de água para o tabernáculo. Josué repreende os gibeonitas por seu engano e pronuncia uma maldição sobre eles.

O Perdão de Deus (Josué 9:22-27)

Os gibeonitas se arrependem de seu engano e Josué, reconhecendo que eles temiam a Deus, poupa suas vidas. A maldição é modificada, e os gibeonitas continuam a servir o povo de Israel como servos, mas sem a maldição de escravidão permanente.## A Astúcia dos Gibeonitas
Versículos 3-5

Os moradores de Gibeom, ao ouvir sobre as conquistas de Josué, usaram de astúcia para enganar os israelitas. Fingindo ser viajantes distantes, eles apresentaram roupas e provisões gastas como prova de sua longa jornada.

O Acordo com Israel

Versículos 6-15

Os gibeonitas, alegando serem servos do Senhor, solicitaram um acordo com Israel. Apesar da suspeita dos israelitas, eles não consultaram a Deus e fizeram um pacto com os gibeonitas, jurando lhes dar a vida.

A Descoberta da Trapaça

Versículos 16-18

Após três dias, os israelitas descobriram a verdadeira identidade dos gibeonitas como seus vizinhos mais próximos. Enfurecidos, eles murmuraram contra os príncipes por terem quebrado o acordo.

A Punição

Versículos 19-27

Os príncipes, reconhecendo seu erro, decidiram manter o acordo, mas puniram os gibeonitas, atribuindo-lhes a tarefa de rachar lenha e carregar água para a congregação. Josué amaldiçoou os gibeonitas, condenando-os a serem servos perpétuos do tabernáculo.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo