O Dia do Julgamento do Senhor (Zacarias 14)

1 Eis que vem o dia do SENHOR, em que teus despojos se repartirão no meio de ti.

2 Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade.

3 E o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como pele- jou, sim, no dia da batalha.

4 E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.

5 E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo.

6 E acontecerá naquele dia, que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão.

7 Mas será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz.

8 Naquele dia também acontecerá que sairão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isto.

9 E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome.

10 Toda a terra em redor se tornará em planície, desde Geba até Rimom, ao sul de Jerusalém, e ela será exaltada, e habitada no seu lugar, desde a porta de Benjamim até ao lugar da primeira porta, até à porta da esquina, e desde a torre de Hananeel até aos lagares do rei.

11 E habitarão nela, e não haverá mais destruição, porque Jerusalém habitará segura.

12 E esta será a praga com que o Senhor ferirá a todos os povos que guerrearam contra Jerusalém: a sua carne apodrecerá, estando eles em pé, e lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e a língua lhes apodrecerá na sua boca.

13 Naquele dia também acontecerá que haverá da parte do Senhor uma grande perturbação entre eles; porque cada um pegará na mão do seu próximo, e cada um levantará a mão contra o seu próximo.

14 E também Judá pelejará em Jerusalém, e as riquezas de todos os gentios serão ajuntadas ao redor, ouro e prata e roupas em grande abundância.

15 Assim será também a praga dos cavalos, dos mulos, dos camelos e dos jumentos e de todos os animais que estiverem naqueles arraiais, como foi esta praga.

16 E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.

17 E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva.

18 E, se a família dos egípcios não subir, nem vier, não virá sobre ela a chuva; virá sobre eles a praga com que o Senhor ferirá os gentios que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos.

19 Este será o castigo do pecado dos egípcios e o castigo do pecado de todas as nações que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos.

20 Naquele dia será gravado sobre as campainhas dos cavalos: SANTIDADE AO SENHOR; e as panelas na casa do SENHOR serão como as bacias diante do altar.

21 E todas as panelas em Jerusalém e Judá serão consagradas ao Senhor dos Exércitos, e todos os que sacrificarem virão, e delas tomarão, e nelas cozerão. E naquele dia não haverá mais cananeu na casa do Senhor dos Exércitos.

Zacarias

O Ajuntamento das Nações (Zacarias 14:2)

“Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém…”

Este versículo revela que o Dia do Senhor trará um conflito cósmico, reunindo todas as nações contra a cidade santa de Jerusalém. O Senhor, como um poderoso general, convoca seus exércitos para uma batalha decisiva que determinará o destino da humanidade.

O Triunfo do Senhor sobre as Nações (Zacarias 14:3)

“E o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como pele- jou, sim, no dia da batalha.”

Neste versículo, vemos o Senhor, o Comandante Supremo, entrar no campo de batalha e lutar contra as nações inimigas. Ele manifesta seu poder e glória, vencendo decisivamente sobre seus adversários, como fez no passado. A vitória do Senhor é inquestionável, trazendo libertação e restauração para seu povo escolhido.

A Divisão do Monte das Oliveiras (Zacarias 14:4)

“E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande…”

Este versículo descreve um evento sobrenatural e poderoso no Dia do Senhor. O Monte das Oliveiras, um local significativo para os seguidores de Jesus, se divide, criando um vasto vale. Esta divisão simboliza a separação entre os justos e os injustos, e aponta para a transformação radical que ocorrerá no mundo.

Um Novo Dia (Zacarias 14:6-8)

“E acontecerá naquele dia, que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão. Mas será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz.”

“Naquele dia também acontecerá que sairão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isto.”

Esses versículos retratam um novo dia, diferente de qualquer outro conhecido. É um dia de clareza e revelação, onde a luz e as trevas se misturam, criando uma nova realidade. Também é um dia de abundância e sustento, onde águas vivas fluem de Jerusalém para todo o mundo, trazendo vida e cura.## A Devastação de Jerusalém (Zacarias 14:1-2)

No Dia do Senhor, uma batalha apocalíptica se desenrolará, com todas as nações se unindo contra Jerusalém. A cidade será tomada, suas casas saqueadas e suas mulheres violadas. Metade da população será levada ao cativeiro, mas um remanescente será poupado da destruição.

A Intervenção do Senhor (Zacarias 14:3-5)

Em meio à carnificina, o Senhor intervirá para lutar contra as nações atacantes. Ele se posicionará no Monte das Oliveiras, que se dividirá ao meio, criando um vasto vale. Os habitantes de Jerusalém fugirão pelo vale, buscando refúgio em meio ao caos. O Senhor estará com eles, trazendo seus santos para protegê-los.

O Dia do Conhecimento (Zacarias 14:6-7)

Esse dia será marcado por uma iluminação peculiar: não haverá luz preciosa nem escuridão espessa. Será um dia conhecido pelo Senhor, um tempo de julgamento e discernimento. Ao anoitecer, haverá luz, simbolizando a vitória da justiça sobre as trevas.

A Fonte de Vida (Zacarias 14:8)

Do Templo em Jerusalém fluirão águas vivas, representando a graça e a bênção de Deus. Essas águas se dividirão, fluindo para o mar oriental e o mar ocidental, simbolizando a extensão universal da salvação do Senhor.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo