O Cativeiro de Israel (2 Reis 17)

1 No ano duodécimo de Acaz, rei de Judá, começou a reinar Oséias, filho de Elá, e reinou sobre Israel, em Samaria, nove anos.

2 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, contudo não como os reis de Israel que foram antes dele.

3 Contra ele subiu Salmaneser, rei da Assíria; e Oséias ficou sendo servo dele, e pagava-lhe tributos.

4 Porém o rei da Assíria achou em Oséias conspiração; porque enviara mensageiros a Sô, rei do Egito, e não pagava tributos ao rei da Assíria cada ano, como dantes; então o rei da Assíria o encerrou e aprisionou na casa do cárcere.

5 Porque o rei da Assíria subiu por toda a terra, e veio até Samaria, e a cercou três anos.

6 No ano nono de Oséias, o rei da Assíria tomou a Samaria, e levou Israel cativo para a Assíria; e fê-los habitar em Hala e em Habor junto ao rio de Gozã, e nas cidades dos medos,

7 Porque sucedeu que os filhos de Israel pecaram contra o Senhor seu Deus, que os fizera subir da terra do Egito, de debaixo da mão de Faraó, rei do Egito; e temeram a outros deuses.

8 E andaram nos estatutos das nações que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel, e nos dos reis de Israel, que eles fizeram.

9 E os filhos de Israel fizeram secretamente coisas que não eram retas, contra o Senhor seu Deus; e edificaram altos em todas as suas cidades, desde a torre dos atalaias até à cidade fortificada.

10 E levantaram, para si, estátuas e imagens do bosque, em todos os altos outeiros, e debaixo de todas as árvores verdes.

11 E queimaram ali incenso em todos os altos, como as nações, que o Senhor expulsara de diante deles; e fizeram coisas ruins, para provocarem à ira o Senhor.

12 E serviram os ídolos, dos quais o Senhor lhes dissera: Não fareis estas coisas.

13 E o Senhor advertiu a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas.

14 Porém não deram ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus pais, que não creram no Senhor seu Deus.

15 E rejeitaram os seus estatutos, e a sua aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências, com que protestara contra eles; e seguiram a vaidade, e tornaram-se vãos; como também seguiram as nações, que estavam ao redor deles, das quais o Senhor lhes tinha ordenado que não as imitassem.

16 E deixaram todos os mandamentos do Senhor seu Deus, e fizeram imagens de fundição, dois bezerros; e fizeram um ídolo do bosque, e adoraram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal.

17 Também fizeram passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocarem à ira.

18 Portanto o Senhor muito se indignou contra Israel, e os tirou de diante da sua face; nada mais ficou, senão somente a tribo de Judá.

19 Até Judá não guardou os mandamentos do Senhor seu Deus; antes andaram nos estatutos de Israel, que eles fizeram.

20 Por isso o Senhor rejeitou a toda a descendência de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os expulsou da sua presença.

21 Porque rasgou a Israel da casa de Davi; e eles fizeram rei a Jeroboão, filho de Nebate. E Jeroboão apartou a Israel de seguir ao Senhor, e os fez cometer um grande pecado.

22 Assim andaram os filhos de Israel em todos os pecados que Jeroboão tinha feito; nunca se apartaram deles;

23 Até que o Senhor tirou a Israel de diante da sua presença, como falara pelo ministério de todos os seus servos, os profetas; assim foi Israel expulso da sua terra à Assíria até ao dia de hoje.

24 E o rei da Assíria trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e Sefarvaim, e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; e eles tomaram a Samaria em herança, e habitaram nas suas cidades.

25 E sucedeu que, no princípio da sua habitação ali, não temeram ao Senhor; e o Senhor mandou entre eles, leões, que mataram a alguns deles.

26 Por isso falaram ao rei da Assíria, dizendo: A gente que transportaste e fizeste habitar nas cidades de Samaria, não sabe o costume do Deus da terra; assim mandou leões entre ela, e eis que a matam, porquanto não sabe o culto do Deus da terra.

27 Então o rei da Assíria mandou dizer: Levai ali um dos sacerdotes que transportastes de lá; e vá e habite lá, e ele lhes ensine o costume do Deus da terra.

28 Veio, pois, um dos sacerdotes que transportaram de Samaria, e habitou em Betel, e lhes ensinou como deviam temer ao Senhor.

29 Porém cada nação fez os seus deuses, e os puseram nas casas dos altos que os samaritanos fizeram, cada nação nas cidades, em que habitava.

30 E os de babilônia fizeram Sucote-Benote; e os de Cuta fizeram Nergal; e os de Hamate fizeram Asima.

31 E os aveus fizeram Nibaz e Tartaque; e os sefarvitas queimavam seus filhos no fogo a Adrameleque, e a Anameleque, deuses de Sefarvaim.

32 Também temiam ao Senhor; e dos mais baixos do povo fizeram sacerdotes dos lugares altos, os quais lhes faziam o ministério nas casas dos lugares altos.

33 Assim temiam ao Senhor, mas também serviam a seus deuses, segundo o costume das nações dentre as quais tinham sido transportados.

34 Até ao dia de hoje fazem segundo os primeiros costumes; não temem ao Senhor, nem fazem segundo os seus estatutos, segundo as suas ordenanças, segundo a lei e segundo o mandamento que o Senhor ordenou aos filhos de Jacó, a quem deu o nome de Israel.

35 Contudo o Senhor tinha feito uma aliança com eles, e lhes ordenara, dizendo: Não temereis a outros deuses, nem vos inclinareis diante deles, nem os servireis, nem lhes sacrificareis.

36 Mas o Senhor, que vos fez subir da terra do Egito com grande força e com braço estendido, a este temereis, e a ele vos inclinareis e a ele sacrificareis.

37 E os estatutos, as ordenanças, a lei e o mandamento, que vos escreveu, tereis cuidado de fazer todos os dias; e não temereis a outros deuses.

38 E da aliança que fiz convosco não vos esquecereis; e não temereis a outros deuses.

39 Mas ao Senhor vosso Deus temereis, e ele vos livrará das mãos de todos os vossos inimigos.

40 Porém eles não ouviram; antes fizeram segundo o seu primeiro costume.

41 Assim estas nações temiam ao Senhor e serviam as suas imagens de escultura; também seus filhos, e os filhos de seus filhos, como fizeram seus pais, assim fazem eles até ao dia de hoje.

2 Reis

Pecados e Idolatria de Israel (2 Reis 17:7-17)

O pecado de Israel começou quando se afastaram de Deus e temeram outros deuses (v. 7). Eles imitaram os costumes das nações pagãs que Deus havia expulsado da terra (v. 8). Secretamente, edificaram altares de adoração falsa e imagens esculpidas em todos os lugares (v. 9-10). Apesar dos avisos de Deus através de seus profetas, eles se recusaram a se arrepender (v. 13-14). Em vez disso, rejeitaram os mandamentos e a aliança de Deus e seguiram a idolatria (v. 15-16). Eles sacrificaram seus filhos a deuses falsos, praticaram adivinhações e agouros, e se venderam para fazer o mal, provocando a ira de Deus (v. 17).

Julgamento e Cativeiro de Israel (2 Reis 17:18-23)

O comportamento pecaminoso de Israel levou ao seu julgamento. Deus ficou tão irado que os removeu de sua presença e os levou cativos para a Assíria (v. 18). Apenas a tribo de Judá permaneceu, mas eles também falharam em seguir os mandamentos de Deus (v. 19). Como resultado, Deus rejeitou toda a descendência de Israel e os entregou nas mãos de seus inimigos (v. 20). Este cativeiro foi o cumprimento das profecias dos profetas de Deus (v. 23).

Assíria Reassenta Outras Nações em Samaria (2 Reis 17:24-34)

Após o cativeiro de Israel, o rei da Assíria trouxe pessoas de outras nações para repovoar as cidades de Samaria (v. 24). Essas novas nações não temiam a Deus e ele mandou leões entre eles, matando alguns (v. 25-26). Para remediar a situação, o rei da Assíria enviou um sacerdote israelita para ensiná-los a temer a Deus (v. 27-28). No entanto, cada nação continuou a adorar seus próprios deuses e seguir seus costumes pagãos (v. 29-34).

Consequências da Desobediência de Israel (2 Reis 17:35-41)

Deus havia feito uma aliança com Israel, advertindo-os para não temer outros deuses ou servi-los (v. 35-36). Ele os lembrou de sua libertação do Egito e os instruiu a obedecer seus mandamentos (v. 37-38). Mas Israel se recusou a ouvir e continuou com seus costumes ímpios (v. 40). As nações que foram reassentadas em Samaria seguiram esse mesmo padrão de desobediência e idolatria (v. 41).## O Cativeiro de Israel (2 Reis 17:1-6)

Este texto narra o início do reinado de Oséias, um rei ímpio que levou Israel à ruína. Apesar de não ser tão perverso quanto seus antecessores, suas ações ainda desagradaram ao Senhor. A consequência disso foi a invasão assíria liderada por Salmaneser, resultando no cativeiro de Israel e sua dispersão entre as cidades conquistadas.

A Idolatria de Israel (2 Reis 17:7-23)

O texto descreve a idolatria generalizada que se espalhou entre o povo de Israel. Eles abandonaram os mandamentos de Deus e adotaram práticas pagãs, incluindo a adoração de ídolos e a realização de sacrifícios humanos. Como um castigo por sua desobediência, o Senhor retirou sua proteção de Israel, permitindo que os assírios os conquistassem e os levassem cativos.

O Povo de Israel no Cativeiro (2 Reis 17:24-41)

Após o cativeiro, o rei da Assíria repovoou as cidades de Samaria com pessoas de outras nações. Inicialmente, eles não temeram ao Senhor, mas depois que alguns deles foram mortos por leões, um sacerdote foi enviado para lhes ensinar os costumes do Deus da terra. Apesar disso, as nações continuaram a praticar sua própria idolatria, demonstrando a persistência da influência pagã em Israel.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo