1 Por amor de Sião eu não sossegarei, por amor de Jerusalém não descansarei enquanto a sua justiça não resplandecer como a alvorada, e a sua salvação, como as chamas de uma tocha.
2 As nações verão a sua justiça, e todos os reis, a sua glória; você será chamada por um novo nome que a boca do Senhor lhe dará.
3 Será uma esplêndida coroa na mão do Senhor, um diadema real na mão do seu Deus.
4 Não mais a chamarão abandonada, nem desamparada à sua terra. Você, porém, será chamada Hefizibá, e a sua terra, Beulá, pois o Senhor terá prazer em você, e a sua terra estará casada.
5 Assim como um jovem se casa com sua noiva, os seus filhos se casarão com você; assim como o noivo se regozija por sua noiva, assim o seu Deus se regozija por você.
6 Coloquei sentinelas em seus muros, ó Jerusalém; jamais descansarão, dia e noite. Vocês que clamam pelo Senhor, não se entreguem ao repouso,
7 e não lhe concedam descanso até que ele estabeleça Jerusalém e faça dela o louvor da terra.
8 O Senhor jurou por sua mão direita e por seu braço poderoso: “Nunca mais darei o seu trigo como alimento para os seus inimigos, e nunca mais estrangeiros beberão o vinho novo pelo qual se afadigaram;
9 mas aqueles que colherem o trigo, dele comerão e louvarão o Senhor, e aqueles que recolherem as uvas delas beberão nos pátios do meu santuário”.
10 Passem, passem pelas portas! Preparem o caminho para o povo. Construam, construam a estrada! Removam as pedras. Ergam uma bandeira para as nações.
11 O Senhor proclamou aos confins da terra: “Digam à cidade de Sião: Veja! O seu Salvador vem! Veja! Ele traz a sua recompensa e o seu galardão o acompanha”.
12 Eles serão chamados povo santo, redimidos do Senhor; e você será chamada procurada, cidade não abandonada.
Isaías
O Brilho da Redenção de Sião (Isaías 62:1-12)
O Zelo Divino pela Justiça e Redenção (Isaías 62:1-3)
Deus declara seu amor inabalável por Sião e seu compromisso incansável em estabelecer a justiça e a salvação sobre ela. Sua justiça brilhará intensamente como a aurora, e sua salvação será inegável como chamas. As nações testemunharão sua glória, e Sião receberá um novo nome, simbolizando a bênção e o favor de Deus.
A Nova Identidade e a Glorificação de Sião (Isaías 62:4-7)
Deus muda a identidade de Sião, chamando-a de “Hefizibá” (“Minha Deliciosa”) e sua terra de “Beulá” (“Casada”). Ele se alegra nela, como um noivo se deleita em sua noiva. Guardas vigilantes são designados para proteger Sião, e aqueles que clamam pelo Senhor devem orar incessantemente até que sua cidade seja estabelecida como um louvor na terra.
A Provisão e Proteção de Deus (Isaías 62:8-9)
Deus promete proteger as colheitas de Sião e suprir suas necessidades. Os inimigos não poderão mais tirar sua comida e bebida. Aqueles que cultivam e colhem os frutos do trabalho e da bênção de Deus terão motivos para louvá-Lo. São protegidos e nutridos dentro dos limites sagrados do santuário de Deus.
O Chamado e o Resgate Divino (Isaías 62:10-12)
Deus chama seu povo a preparar o caminho para o retorno do Salvador. Eles devem remover obstáculos, erguer bandeiras e proclamar sua chegada. O próprio Deus anuncia a vinda do Salvador, trazendo recompensa e galardão. O povo de Sião será chamado de “santo” e “redimido do Senhor”, e a cidade será “procurada” e “não abandonada“.## O Brilho da Justiça e Redenção de Sião
O Senhor Não Sossegará (Isaías 62:1)
O amor do Senhor por Sião o impulsiona a trabalhar incansavelmente pela sua justiça e salvação. Como uma estrela brilhante, sua justiça brilhará e sua salvação arderá como uma tocha, trazendo esperança e restauração.
Uma Nova Identidade (Isaías 62:2-3)
As nações testemunharão a justiça de Sião e sua glória será reconhecida. O Senhor lhe dará um novo nome, símbolo de sua transformação. Haverá alegria e honra, pois Deus a coroará com glória e a adornará com majestade.
Restauração e Alegria (Isaías 62:4-5)
Sião não será mais chamada de “abandonada” ou “desolada”. Em vez disso, ela será “Hefizibá” (minha prazerosa) e “Beulá” (casada), pois o Senhor se deleitará nela e sua terra será restaurada. Como um marido se alegra com sua esposa, Deus se regozijará com Sião.## O Clamor do Profeta pela Restauração de Jerusalém (v. 1)
Deus expressa Seu amor inabalável por Sião e Jerusalém, prometendo não descansar até que Sua justiça e salvação sejam brilhantes e visíveis para todas as nações (Is 62:1).
A Nova Identidade e Glória de Sião (v. 2-3)
As nações testemunharão a retidão de Sião, e ela receberá um novo nome, simbolizando sua transformação e glória (Is 62:2).
Deus a verá como uma “esplêndida coroa” e um “diadema real”, destacando Seu orgulho e cuidado por ela (Is 62:3).
A União de Sião com Deus (v. 4-5)
Sião não será mais considerada abandonada ou desolada, mas receberá os nomes “Hefizibá” (“Meu Prazer Nela”) e “Beulá” (“Casada”), indicando a proximidade e o amor de Deus (Is 62:4).
O relacionamento de Deus com Sião é comparado ao vínculo entre marido e mulher, com Deus se alegrando em sua união (Is 62:5).
A Proteção e Intercessão de Deus (v. 6-7)
Deus coloca sentinelas nos muros de Jerusalém para protegê-la continuamente (Is 62:6).
Ele convoca aqueles que oram por Sião a não desistirem e clamarem até que ela seja estabelecida como um “louvor na terra” (Is 62:7).