O Amor e Dedicação dos Tessalonicenses (1 Tessalonicenses 1:1-20)

1 Porque vós mesmos, irmãos, bem sabeis que a nossa entrada para convosco não foi vã;

2 Mas, mesmo depois de termos antes padecido, e sido agravados em Filipos, como sabeis, tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o evangelho de Deus com grande combate.

3 Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência;

4 Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.

5 Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha;

6 E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados;

7 Antes fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos.

8 Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos.

9 Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.

10 Vós e Deus sois testemunhas de quão santa, e justa, e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco, os que crestes.

11 Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos e testemunhávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos;

12 Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória.

13 Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.

14 Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles,

15 Os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens,

16 E nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim.

17 Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós por um momento de tempo, de vista, mas não do coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto;

18 Por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu.

19 Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?

20 Na verdade vós sois a nossa glória e gozo.

1 Tessalonicenses

O Testemunho do Amor Apostólico (1 Tessalonicenses 1:1-20)

Os versículos 1-10 destacam o amor e dedicação dos tessalonicenses por meio dos apóstolos. Paulo reconhece que sua entrada na cidade não foi em vão, pois eles haviam aceitado a mensagem do Evangelho apesar da oposição. Eles viveram de acordo com as instruções dos apóstolos, mostrando santidade, justiça e irrepreensão. Os versículos 11-16 enfatizam a paternidade espiritual dos apóstolos, que os exortam e consolam como pais a seus filhos, conduzindo-os a uma vida digna da vocação de Deus.

A Oposição dos Judeus (1 Tessalonicenses 1:14-16)

Os versículos 14-16 destacam a perseguição sofrida pelos tessalonicenses pelos judeus de sua própria cidade. Assim como fizeram com Jesus e os profetas, os judeus mataram o Senhor e seus próprios profetas. Eles impediram os apóstolos de pregar aos gentios e encheram a medida de seus pecados. A ira de Deus caiu sobre eles até o fim, demonstrando as consequências de rejeitar o Evangelho.

O Desejo de Reunião (1 Tessalonicenses 1:17-20)

Os versículos 17-20 expressam o profundo desejo dos apóstolos de se reunir com os tessalonicenses. Eles ficaram privados de sua vista por um momento, mas não de coração. Paulo tentou visitar Tessalônica repetidamente, mas foi impedido por Satanás. A esperança, alegria e coroa de glória dos apóstolos eram os tessalonicenses, que seriam sua glória e alegria na vinda de Jesus Cristo.## Entrada Ousado em Tessalônica (v. 1-2)

Apesar de enfrentar perseguições em Filipos, Paulo e seus companheiros declararam a mensagem do evangelho em Tessalônica com ousadia, confiados na aprovação de Deus. Sua pregação era pura e autêntica, motivada pelo desejo de agradar a Deus e não aos homens.

Ministração Amorosa e Sacrifício Pessoal (v. 3-9)

Os apóstolos não usaram palavras lisonjeiras ou buscavam ganhos materiais. Eles se comportaram com brandura e amor, como uma mãe cuidando de seus filhos. Sua dedicação era tão profunda que estavam dispostos a dar suas próprias vidas pelo evangelho, pregando incansavelmente para não sobrecarregar os crentes.

Conduta Digna e Testemunho Poderoso (v. 10-12)

Paulo e seus companheiros se conduziram de forma santa, justa e irrepreensível diante dos tessalonicenses. Eles encorajaram e consolaram cada um, testemunhando o poder transformador do evangelho, que capacitava os crentes a viverem vidas dignas da vocação celestial para a qual foram chamados.

Imitação e Perseguição (v. 13-16)

Os tessalonicenses se tornaram modelos para outras igrejas, imitando a fé e a resistência das primeiras igrejas na Judeia. Eles enfrentaram perseguições semelhantes das mãos de seus concidadãos, que rejeitaram Jesus e impediram a pregação do evangelho aos gentios. No entanto, a ira de Deus recaiu sobre aqueles que se opuseram à verdade, enquanto os crentes continuaram firmes em sua fé.## O Amor e Dedicação dos Tessalonicenses (1 Tessalonicenses 1:1-20)

O Início Corajoso (1:1-2)

Os apóstolos expressam sua gratidão pela recepção calorosa dos tessalonicenses, apesar de terem sofrido perseguições em Filipos. Eles foram ousados em compartilhar o evangelho, confiando em Deus e não buscando agradar aos homens.

A Pregação Sincera (1:3-10)

A pregação dos apóstolos foi genuína, livre de engano ou impureza. Eles falaram como aprovados por Deus, buscando agradá-lo e não aos homens. Seu comportamento foi irrepreensível, evidenciado pelo trabalho árduo e humildade.

O Amor e o Afetto (1:8-9)

Os apóstolos sentiam um amor profundo pelos tessalonicenses, disposto a compartilhar não apenas o evangelho, mas também suas próprias almas. Eles trabalharam incansavelmente para não ser um fardo e pregaram com devoção.

O Fruto da Palavra (1:13)

Os tessalonicenses receberam a mensagem dos apóstolos como a Palavra de Deus, que operava em suas vidas. Eles imitaram as igrejas da Judéia, apesar da perseguição.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo