Nascimento e Proteção de Moisés (Êxodo 2:1-10)

1 Um homem da tribo de Levi casou-se com uma mulher da mesma tribo,

2 e ela engravidou e deu à luz um filho. Vendo que era bonito, ela o escondeu por três meses.

3 Quando já não podia mais escondê-lo, pegou um cesto feito de junco e o vedou com piche e betume. Colocou nele o menino e deixou o cesto entre os juncos, à margem do Nilo.

4 A irmã do menino ficou observando de longe para ver o que lhe aconteceria.

5 A filha do faraó descera ao Nilo para tomar banho. Enquanto isso as suas servas andavam pela margem do rio. Nisso viu o cesto entre os juncos e mandou sua criada apanhá-lo.

6 Ao abri-lo viu um bebê chorando. Ficou com pena dele e disse: “Este menino é dos hebreus”.

7 Então a irmã do menino aproximou-se e perguntou à filha do faraó: “A senhora quer que eu vá chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o menino? “

8 “Quero”, respondeu ela. E a moça foi chamar a mãe do menino.

9 Então a filha do faraó disse à mulher: “Leve este menino e amamente-o para mim, e eu lhe pagarei por isso”. A mulher levou o menino e o amamentou.

10 Tendo o menino crescido, ela o levou à filha do faraó, que o adotou e lhe deu o nome de Moisés, dizendo: “Porque eu o tirei das águas”.

11 Certo dia, sendo Moisés já adulto, foi ao lugar onde estavam os seus irmãos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu também um egípcio espancar um dos hebreus.

12 Correu o olhar por todos os lados e, não vendo ninguém, matou o egípcio e o escondeu na areia.

13 No dia seguinte saiu e viu dois hebreus brigando. Então perguntou ao agressor: “Por que você está espancando o seu companheiro? “

14 O homem respondeu: “Quem o nomeou líder e juiz sobre nós? Quer matar-me como matou o egípcio? ” Moisés teve medo e pensou: “Com certeza tudo já foi descoberto! “

15 Quando o faraó soube disso, procurou matar Moisés, mas este fugiu e foi morar na terra de Midiã. Ali assentou-se à beira de um poço.

16 Ora, o sacerdote de Midiã tinha sete filhas. Elas foram buscar água para encher os bebedouros e dar de beber ao rebanho de seu pai.

17 Alguns pastores se aproximaram e começaram a expulsá-las dali; Moisés, porém, veio em auxílio delas e deu água ao rebanho.

18 Quando as moças voltaram a seu pai Reuel, este lhes perguntou: “Por que voltaram tão cedo hoje? “

19 Elas responderam: “Um egípcio defendeu-nos dos pastores e ainda tirou água do poço para nós e deu de beber ao rebanho”.

20 “Onde está ele? “, perguntou o pai a elas. “Por que o deixaram lá? Convidem-no para comer conosco. “

21 Moisés aceitou e concordou também em morar na casa daquele homem; este lhe deu por mulher sua filha Zípora.

22 Ela deu à luz um menino, a quem Moisés deu o nome de Gérson, dizendo: “Sou imigrante em terra estrangeira”.

23 Muito tempo depois, morreu o rei do Egito. Os israelitas gemiam e clamavam debaixo da escravidão; e o seu clamor subiu até Deus.

24 Ouviu Deus o lamento deles e lembrou-se da aliança que fizera com Abraão, Isaque e Jacó.

25 Deus olhou para os israelitas e viu qual era a situação deles.

Êxodo

Nascimento de Moisés (Êxodo 2:1-3)

Um levita desposou uma mulher de sua tribo, que deu à luz um filho de beleza excepcional. Por três meses, ela o manteve oculto, mas não pôde escondê-lo mais. Com junco, piche e betume, ela criou um cesto, colocando seu bebê dentro e deixando-o entre os juncos à beira do Nilo.

A Intervenção da Filha do Faraó (Êxodo 2:4-6)

A irmã do menino observava à distância. Enquanto a filha do faraó banhava-se no Nilo, suas servas avistaram o cesto e o trouxeram a ela. Ao abri-lo, ela viu um bebê chorando e, tomada de pena, percebeu que era dos hebreus.

O Retorno à Mãe (Êxodo 2:7-10)

A irmã do menino aproximou-se e ofereceu os serviços de uma ama hebreia. A filha do faraó aceitou e a mãe do bebê foi trazida. O menino foi criado por sua mãe, recebendo o nome de Moisés, que significa “tirado das águas”.

A Missão de Moisés (Êxodo 2:11-15)

Na juventude, Moisés presenciou as aflições de seus irmãos hebreus. Ele matou um egípcio que espancava um hebreu, mas seu segredo foi descoberto. Fugindo da ira do faraó, Moisés buscou refúgio em Midiã.## O Nascimento de Moisés (Êxodo 2:1-2)
Um homem da tribo de Levi casou-se com uma mulher da mesma tribo (v. 1). Eles tiveram um filho e, vendo que era bonito, o esconderam por três meses (v. 2).

O Bebê no Cesto (Êxodo 2:3-4)

Quando não puderam mais esconder o bebê, sua mãe pegou um cesto de junco, vedou-o com piche e betume e colocou o menino dentro (v. 3). Ela o deixou entre os juncos, à margem do Nilo, enquanto sua irmã observava de longe (v. 4).

A Encontrada pela Filha do Faraó (Êxodo 2:5-10)

A filha do faraó desceu ao Nilo para tomar banho e viu o cesto entre os juncos (v. 5). Ela mandou sua criada apanhá-lo e, ao abri-lo, viu um bebê chorando (v. 6). A irmã do bebê aproximou-se e se ofereceu para encontrar uma ama hebreia para amamentar e criar o menino (v. 7). A filha do faraó concordou, e a ama levou o bebê e o amamentou (v. 9). Mais tarde, ela o levou de volta à filha do faraó, que o adotou e lhe deu o nome de Moisés, que significa “tirado das águas” (v. 10).## Nascimento de Moisés (Êxodo 2:1-3)

Um levita casou-se com uma companheira de tribo, cujo belo filho ela escondeu por três meses (v. 1-2). Diante da impossibilidade de mantê-lo oculto, ela o colocou em um cesto de junco vedado com betume e piche, deixando-o entre os juncos do Nilo, enquanto sua irmã observava discretamente (v. 3-4).

A Filha do Faraó Encontra Moisés (Êxodo 2:5-8)

A filha do faraó, acompanhada por suas servas, desceu ao rio para banhar-se e percebeu o cesto entre os juncos (v. 5). Ao abri-lo, ela encontrou um bebê chorando, se compadeceu dele e concluiu que era um menino hebreu (v. 6). A irmã de Moisés se aproximou e ofereceu-se para buscar uma ama hebreia para cuidar da criança (v. 7). A filha do faraó aceitou e a moça chamou sua mãe (v. 8).

Moisés é Amamentado e Adotado (Êxodo 2:9-10)

A filha do faraó confiou Moisés aos cuidados de sua mãe, pagando-lhe por seu serviço (v. 9). Quando o menino cresceu, ela o apresentou à filha do faraó, que o adotou e lhe deu o nome de Moisés, significando “tirado das águas” (v. 10).

A Vida de Moisés (Êxodo 2:11-25)

Mais tarde, Moisés testemunhou a opressão sofrida pelos hebreus e matou um egípcio que espancava um deles (v. 11-12). Quando soube do incidente, o faraó buscou matá-lo, então Moisés fugiu para Midiã (v. 13-15). Lá, ele defendeu as filhas de Reuel de pastores e se casou com uma delas, Zípora (v. 16-21). Com o tempo, o rei do Egito morreu e o clamor dos israelitas por libertação chegou a Deus (v. 23-25).

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo