**Ministério da Misericórdia: Não Desanimar** (2 Coríntios 1:8-18)

1 Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos.

2 Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus.

3 Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto.

4 O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

5 Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus.

6 Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

7 Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.

8 De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados;

9 somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.

10 Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.

11 Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal.

12 De modo que em nós atua a morte; mas em vocês, a vida.

13 Está escrito: “Cri, por isso falei”. Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e, por isso, falamos,

14 porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês.

15 Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus.

16 Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,

17 pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

18 Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

2 Coríntios

Não Desanimar

1. Renúncia à Desonestidade (2 Coríntios 1:8-12)

Os ministros de Deus renunciam à desonestidade e aos métodos vergonhosos. Eles apresentam a verdade claramente e se recomendam à consciência de todos. Mesmo quando perseguidos ou abatidos, eles confiam na graça de Deus que os sustenta e os renova.

O Evangelho Encoberto e Revelado

2. O Evangelho Oculto aos Perdidos (2 Coríntios 1:13-14)

Para aqueles que estão perecendo, o evangelho é encoberto pelo deus desta era. Ele cegou seu entendimento para que não vejam a luz de Cristo. No entanto, para os crentes, o evangelho é revelado como o poder de Deus para a salvação.

O Tesouro em Vasos de Barro

3. Fraqueza Humana, Poder Divino (2 Coríntios 1:15-18)

Os apóstolos carregam o tesouro do evangelho em vasos de barro, demonstrando que o poder que eles possuem vem de Deus, não deles. Apesar das pressões e provações, eles não desanimam, sabendo que seus sofrimentos temporários produzirão uma glória eterna que os supera. Eles fixam seus olhos nas coisas eternas, pois acreditam que Deus os ressuscitará com Cristo e os apresentará glorificados.## Não Desanimar (2 Coríntios 1:8-18)

Apesar dos desafios e tribulações, o apóstolo Paulo nos exorta a não desanimar. Ele enfatiza que nosso ministério é baseado na misericórdia de Deus e que devemos renunciar a práticas desonestas e não distorcer a palavra de Deus. Em vez disso, devemos proclamar a verdade com clareza, confiando que Deus usará isso para tocar os corações das pessoas.

Pressões e Perplexidades (2 Coríntios 1:8-10)

Paulo reconhece que podemos enfrentar pressões, perplexidades e perseguições, mas insiste que não devemos nos desesperar ou abandonar. Devemos confiar em Deus, sabendo que ele está conosco. Ele nos capacita a suportar as provações, até mesmo participando de nossos sofrimentos para que possamos transmitir a vida de Cristo aos outros.

Sofrimento e Glória (2 Coríntios 1:11-14)

Embora os sofrimentos possam ser difíceis de suportar, Paulo nos lembra que eles são momentâneos e levarão a uma glória muito maior que compensará todos os nossos desafios. Ele nos encoraja a manter a fé, crendo que Deus nos ressuscitará e nos apresentará diante dele.

Olhar para o Invisível (2 Coríntios 1:15-18)

Paulo conclui exortando-nos a fixar os olhos não nas coisas visíveis e temporárias, mas nas coisas invisíveis e eternas. Ele nos lembra que os desafios que enfrentamos agora são leves em comparação com a glória que nos espera no futuro. Devemos, portanto, concentrar nossas mentes e corações em Deus e em sua palavra, pois eles nos darão esperança e força para perseverar através de qualquer dificuldade.## Ministério da Misericórdia: O Renovo da Esperança (2 Coríntios 1:8-18)

Não Desanimar (2 Coríntios 1:8-11)

Apesar das provações, os seguidores de Cristo não devem desanimar. Sob pressão, perplexidade e perseguição, eles confiam em Deus, cuja “glória” transcende seus sofrimentos. Mesmo em meio à “morte” física, eles experimentam a “vida” espiritual de Cristo, sabendo que “temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós” (v. 9).

Tesouro em Vasos de Barro (2 Coríntios 1:12-14)

Os vasos frágeis de nossa humanidade são recipientes para a glória de Deus. O Espírito Santo nos capacita a viver em santidade e confiança, enfrentando perseguições com “fé” (v. 13). Cremos no Deus que ressuscitou Jesus e acreditamos que Ele também nos ressuscitará, “com Jesus e [nos] apresentará com vocês” (v. 14).

Graça Transbordante (2 Coríntios 1:15-16)

O ministério da misericórdia de Deus concede graça abundante que “faz que transbordem as ações de graças para a glória de Deus” (v. 15). Embora nossos corpos enfraqueçam, nosso espírito é fortalecido. Interiormente, somos transformados “dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles” (v. 17).

Foco no Eterno (2 Coríntios 1:17-18)

Os seguidores de Cristo fixam seus “olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno” (v. 18). A esperança eterna sustenta nossa jornada terrena, lembrando-nos que as provações atuais são passageiras e que a glória de Deus nos aguarda no futuro.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo