(Mateus 13:1-3, 18-23, 24-30, 31-32, 33, 34-35, 36-43, 44, 45-46, 47-50, 51-52, 53-58)

1 Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar;

2 E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.

3 E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.

4 E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;

5 E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;

6 Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.

7 E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.

8 E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.

9 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

10 E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?

11 Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;

12 Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.

13 Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.

14 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz:Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis,e, vendo, vereis, mas não percebereis.

15 Porque o coração deste povo está endurecido,E ouviram de mau grado com seus ouvidos,E fecharam seus olhos;Para que não vejam com os olhos,E ouçam com os ouvidos,e compreendam com o coração,e se convertam,e eu os cure.

16 Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.

17 Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.

18 Escutai vós, pois, a parábola do semeador.

19 Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.

20 O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;

21 Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;

22 E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;

23 Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;

25 Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.

26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.

27 E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?

28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?

29 Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.

30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.

31 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;

32 O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.

33 Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.

34 Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas;

35 Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo.

36 Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.

37 E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem;

38 O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;

39 O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.

40 Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.

41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.

42 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.

43 Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

44 Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.

45 Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;

46 E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.

47 Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes.

48 E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora.

49 Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos,

50 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.

51 E disse-lhes Jesus: Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.

52 E ele disse-lhes: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.

53 E aconteceu que Jesus, concluindo estas parábolas, se retirou dali.

54 E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas?

55 Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?

56 E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto?

57 E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa.

58 E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.

Mateus

Parábola do Semeador (Mateus 13:1-23)

A Semente ao Pé do Caminho (v. 4)

A semente que cai no caminho representa a Palavra de Deus que é ouvida sem compreensão. O maligno vem e a arrebata, impedindo que ela crie raízes profundas na alma.

A Semente em Pedregais (v. 5-6)

A semente em pedregais representa a Palavra que é recebida com entusiasmo, mas não cria raízes profundas. Quando as provações ou perseguições chegam, a fé murcha facilmente.

A Semente Entre Espinhos (v. 7)

A semente entre espinhos representa a Palavra que é sufocada pelas preocupações mundanas e pela busca de riquezas. Os desejos e distrações do mundo impedem o crescimento espiritual.

A Semente em Boa Terra (v. 8)

A semente em boa terra representa a Palavra que é ouvida, compreendida e aceita no coração. Produz um fruto abundante, evidenciando a transformação da vida e a intimidade com Deus.

Parábola do Joio (Mateus 13:24-30)

O Inimigo Semeia o Joio (v. 25)

O inimigo semeia o joio no meio do trigo, representando as influências malignas e as falsas doutrinas que se infiltram na Igreja. Elas podem parecer semelhantes à Palavra verdadeira, mas são destinadas a corromper e destruir a fé.

A Separação do Joio e do Trigo (v. 29-30)

Deus permite que o joio e o trigo cresçam juntos até o fim dos tempos. No momento da colheita, os anjos separarão os justos dos ímpios. Os justos serão recolhidos no celeiro de Deus, enquanto os ímpios serão lançados na fornalha de fogo.

Parábolas do Reino dos Céus (Mateus 13:31-52)

Parábola do Grão de Mostarda (v. 31-32)

O grão de mostarda, a menor de todas as sementes, cresce em uma grande árvore que oferece abrigo aos pássaros. Representa o crescimento do reino de Deus a partir de inícios humildes, tornando-se uma força poderosa que une as pessoas em comunhão.

Parábola do Fermento (v. 33)

O fermento representa o Espírito Santo que permeia toda a Palavra de Deus. Assim como o fermento torna toda a massa fermentada, o Espírito Santo transforma a vida daqueles que recebem a Palavra, moldando-os à imagem de Cristo.## Parábola do Semeador (Mateus 13:3-9)

Jesus conta a parábola do semeador, que representa diferentes tipos de ouvintes da Palavra de Deus. Alguns ouvem e entendem, produzindo frutos abundantes. Outros ouvem, mas o maligno rouba a semente, simbolizando a incapacidade de recebê-la. Alguns ouvem com alegria, mas quando as dificuldades surgem, caem por falta de raiz. E outros ouvem, mas as preocupações e prazeres do mundo sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.

Parábola do Joio e do Trigo (Mateus 13:24-30)

A parábola do joio e do trigo mostra que mesmo na igreja, podem existir pessoas falsas que se misturam aos verdadeiros crentes. Assim como o joio é deixado para ser separado do trigo na colheita, os falsos crentes serão separados no final dos tempos. Isso enfatiza a importância de permanecer fiel e discernir entre o verdadeiro e o falso.

Parábola do Grão de Mostarda (Mateus 13:31-32)

A parábola do grão de mostarda ilustra o pequeno começo do reino de Deus, que cresce exponencialmente como uma árvore, atraindo seguidores e transformando o mundo. Isso encoraja os crentes a não desanimar com o tamanho inicial de sua fé, pois ela tem o potencial de produzir resultados extraordinários.

Parábola do Fermento (Mateus 13:33)

A parábola do fermento representa o poder transformador do evangelho. Assim como uma pequena quantidade de fermento pode levedar toda a massa, o evangelho tem o potencial de transformar vidas e renovar a sociedade. Isso enfatiza a responsabilidade dos cristãos em compartilhar a Palavra de Deus para que seu impacto possa se espalhar por toda parte.

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