(Marcos 2:1-28)

1 E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa.

2 E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra.

3 E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro.

4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.

5 E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.

6 E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo:

7 Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?

8 E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações?

9 Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?

10 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),

11 A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.

12 E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.

13 E tornou a sair para o mar, e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava.

14 E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na alfândega, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu.

15 E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido.

16 E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?

17 E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.

18 Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam; e foram e disseram-lhe: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, e não jejuam os teus discípulos?

19 E Jesus disse-lhes: Podem porventura os filhos das bodas jejuar enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar;

20 Mas dias virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias.

21 Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha; doutra sorte o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior.

22 E ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutra sorte, o vinho novo rompe os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser deitado em odres novos.

23 E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas.

24 E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?

25 Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?

26 Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?

27 E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

28 Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.

Marcos

A Fé e o Perdão (Marcos 2:1-12)

  • A Grande Fé: O paralítico foi trazido a Jesus por quatro homens que acreditavam na sua capacidade de curar. Eles enfrentaram a multidão e abriram um buraco no telhado para baixar o paralítico até Jesus.
  • O Perdão dos Pecados: Jesus reconheceu a fé dos homens e afirmou que os pecados do paralítico estavam perdoados. Isso enfureceu os escribas, que questionaram a autoridade de Jesus para perdoar pecados.
  • A Demonstração do Poder: Para provar sua autoridade, Jesus ordenou ao paralítico que se levantasse e andasse. O homem obedeceu imediatamente, demonstrando o poder de Jesus para perdoar pecados e curar doenças.
  • Admiração e Glória: A multidão ficou maravilhada com o que testemunharam. Eles glorificaram a Deus e reconheceram que nunca haviam visto algo assim antes.

O Chamado de Mateus (Marcos 2:13-17)

  • O Encontro com Levi: Jesus viu Levi, um coletor de impostos, na alfândega e o chamou para segui-lo. Levi obedeceu imediatamente, abandonando sua profissão.
  • O Banquete na Casa de Levi: Jesus jantou na casa de Levi com outros cobradores de impostos e pecadores. Isso ofendeu os escribas e fariseus, que questionaram a associação de Jesus com tais pessoas.
  • A Missão de Jesus: Jesus explicou que veio para chamar os pecadores ao arrependimento, não os justos. Ele enfatizou que não veio condenar, mas salvar.
  • A Necessidade de Mudança: Assim como o remendo novo rasga a roupa velha e o vinho novo estoura os odres velhos, Jesus trouxe uma nova mensagem que exigia uma mudança de coração e uma nova maneira de viver.

A Questão do Jejum (Marcos 2:18-22)

  • O Questionamento dos Fariseus: Os discípulos de João e os fariseus questionaram por que os discípulos de Jesus não jejuavam como eles.
  • A Explicação de Jesus: Jesus explicou que os discípulos não precisavam jejuar porque estavam na presença do esposo, que é a alegria. Quando o esposo for tirado, eles jejuarão.
  • A Nova Ordem: Jesus ensinou que o sábado foi feito para o homem, não o homem para o sábado. Ele é o Senhor do sábado, e sua nova mensagem traz liberdade e vida.
  • A Importância da Renovação: Jesus enfatizou que os ensinamentos antigos devem ser renovados para acomodar a nova mensagem. O novo vinho deve ser colocado em novos odres.Jesus Cura o Paralítico e Perdoa Seus Pecados

(v. 3-12)

Fé Demonstrada e Cura Realizada

Um paralítico é trazido a Jesus por quatro homens. Apesar da multidão, eles demonstram grande fé descobrindo o telhado e baixando o homem até Jesus. Impressionado com sua fé, Jesus não apenas cura o homem fisicamente, mas também perdoa seus pecados.

Autoridade de Jesus Questionada e Reivindicada

(v. 6-10)

Blasfêmia ou Poder Divino?

Os escribas presentes duvidam da autoridade de Jesus para perdoar pecados, alegando que apenas Deus pode fazê-lo. Jesus percebe seus pensamentos e pede que escolha entre perdoar pecados ou curar o homem fisicamente. Ao curar o paralítico, Jesus demonstra seu poder divino e confirma sua autoridade para perdoar pecados.

Jesus Chama Levi, o Publicano

(v. 13-17)

Um Convite para os Pecadores

Jesus encontra Levi sentado na alfândega e o chama para segui-lo. Levi, um publicano odiado, é recebido por Jesus apesar de sua ocupação pecaminosa. Esta ação mostra o propósito de Jesus de vir para salvar os pecadores, não os justos.

O Jejum e o Descanso

(v. 18-23)

Priorizando as Necessidades

Os discípulos de João e os fariseus questionam por que os discípulos de Jesus não jejuam. Jesus responde que o jejum é inadequado enquanto o Filho do Homem está presente, pois é um tempo de alegria. Ele também ensina que as práticas religiosas não devem prejudicar os outros ou restringir a liberdade humana.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo