Mandamentos e Instruções Divinas: (Deuteronômio 6:1-25)

1 Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir;

2 Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.

3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.

4 Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

5 Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.

6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;

7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.

8 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.

9 E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.

10 Quando, pois, o Senhor teu Deus te introduzir na terra que jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, que te daria, com grandes e boas cidades, que tu não edificaste,

11 E casas cheias de todo o bem, que tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, vinhas e olivais, que tu não plantaste, e comeres, e te fartares,

12 Guarda-te, que não te esqueças do Senhor, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.

13 O Senhor teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás.

14 Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós;

15 Porque o Senhor teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do Senhor teu Deus se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.

16 Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá;

17 Diligentemente guardareis os mandamentos do Senhor vosso Deus, como também os seus testemunhos, e seus estatutos, que te tem mandado.

18 E farás o que é reto e bom aos olhos do Senhor, para que bem te suceda, e entres, e possuas a boa terra, a qual o Senhor jurou dar a teus pais.

19 Para que lance fora a todos os teus inimigos de diante de ti, como o Senhor tem falado.

20 Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos e juízos que o Senhor nosso Deus vos ordenou?

21 Então dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egito; porém o Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito;

22 E o Senhor, aos nossos olhos, fez sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra o Egito, contra Faraó e toda sua casa;

23 E dali nos tirou, para nos levar, e nos dar a terra que jurara a nossos pais.

24 E o Senhor nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao Senhor nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje.

25 E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o Senhor nosso Deus, como nos tem ordenado.

Deuteronômio

Um Chamado à Obediência (Deuteronômio 6:1-3)

Deus instruiu Israel a obedecer Seus mandamentos e estatutos para que prosperassem na terra prometida. Ele enfatiza a importância de tê-los no coração e transmiti-los às gerações futuras. A obediência a esses preceitos traria bênçãos, multiplicação e uma vida longa.

A Centralidade de Deus (Deuteronômio 6:4-9)

Israel é lembrado de que Deus é o único Senhor, digno de todo o seu amor e devoção. Suas palavras devem estar sempre em seus corações, ensinadas e lembradas em todos os momentos. Eles deveriam ser sinais físicos, amarrados como frontais e escritos nas portas, lembrando-os constantemente da presença e domínio de Deus.

Lembranças do Êxodo (Deuteronômio 6:10-12)

Deus lembra Israel de sua libertação do Egito, uma prova de Seu poder e cuidado. Essas memórias servem como um lembrete para evitar a idolatria e confiar únicamente em Deus. Eles devem temer e servir ao Senhor, pois Ele os redimiu da escravidão.

A Importância do Testemunho (Deuteronômio 6:20-25)

Quando os filhos perguntassem sobre os mandamentos, os pais deveriam contar a história da libertação do Egito. Esses testemunhos são essenciais para transmitir a fé às gerações futuras. A obediência a esses mandamentos traria justiça e seria uma prova de seu relacionamento vivo com Deus.## Mandamentos Divinos

Deveres para com Deus (Deuteronômio 6:1-2)

Os mandamentos, estatutos e juízos ordenados pelo Senhor têm como objetivo instruir o povo a cumpri-los na terra que herdarão. Ao guardar esses preceitos, eles devem temer ao Senhor, pois o temor a Deus prolongará seus dias.

Amor a Deus (Deuteronômio 6:4-5)

O povo é exorta a amar a Deus acima de tudo, com todo o seu coração, alma e força. Esse amor deve ser uma constante em suas vidas, motivando-os a obedecer aos comandos divinos.

Ensinando as Palavras de Deus (Deuteronômio 6:6-9)

As Palavras de Deus devem ser guardadas no coração e ensinadas aos filhos. Elas devem ser discutidas em todos os momentos e fixadas em objetos físicos, como a mão e a testa, servindo como lembretes constantes da vontade do Senhor.

Gratidão e Fidelidade (Deuteronômio 6:10-13)

Ao entrar na terra prometida, o povo é lembrado da graça de Deus ao libertá-los do Egito. Eles devem ser gratos por essa bênção e permanecer fiéis ao Senhor, temendo-o, servindo-o e jurando pelo seu nome.## Os Mandamentos: Instruções para uma Vida Abençoada (Deuteronômio 6:1-9)

Deus ordenou a Israel que guardassem seus mandamentos, estatutos e juízos para que prosperassem e vivessem longamente na terra prometida. Ele ordenou que amassem a Deus de todo o seu coração, alma e força. Estas palavras deveriam estar sempre em seus corações e ensinadas a seus filhos. Eles deveriam ser sinais em suas mãos e frontais entre seus olhos, lembrando-os constantemente de sua obediência a Deus.

A Adoração Exclusiva a Deus (Deuteronômio 6:10-15)

Deus advertiu Israel a não se esquecer dele e a não adorar outros deuses. Ele é um Deus zeloso que não tolera a desobediência. Tenta-lo, como fizeram em Massá, era uma grave transgressão. Israel deveria temer a Deus, servi-lo e jurar em seu nome, abandonando completamente todos os outros deuses.

A Bênção da Obediência (Deuteronômio 6:16-25)

Deus prometeu abençoar Israel com sucesso, multiplicação e posse da terra prometida se eles guardassem seus mandamentos. Ele também se comprometeu a destruir seus inimigos diante deles. Israel deveria ensinar seus filhos sobre a libertação do Egito e a fidelidade de Deus, lembrando-os sempre da importância de obedecer a sua lei.

A Justiça e a Bênção (Deuteronômio 6:25)

Israel seria considerado justo aos olhos de Deus se cuidasse de cumprir todos os seus mandamentos. A obediência era a chave para uma vida abençoada, pois protegia o povo de Deus de seus inimigos e garantia sua prosperidade e paz.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo