Luta e Fortalecimento em Cristo (Colossenses 1:9-23)

1 Quero que vocês saibam quanto estou lutando por vocês, pelos que estão em Laodicéia e por todos os que ainda não me conhecem pessoalmente.

2 Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

3 Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

4 Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos aparentemente convincentes.

5 Porque, embora esteja fisicamente ausente, estou presente com vocês em espírito, e alegro-me em ver como estão vivendo em ordem e como está firme a fé que vocês têm em Cristo.

6 Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,

7 enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.

8 Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.

9 Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

10 e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.

11 Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.

12 Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

13 Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,

14 e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,

15 e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.

16 Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.

17 Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.

18 Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa.

19 Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus.

20 Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras:

21 “Não manuseie! ” “Não prove! ” “Não toque! “?

22 Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos.

23 Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne.

Colossenses

Entendendo o Mistério e a Plenitude em Cristo (Colossenses 1:9-10)

O apóstolo Paulo expressa seu profundo desejo de que os cristãos colossenses sejam fortalecidos em seus corações e alcancem um pleno entendimento do mistério de Deus revelado em Cristo (v. 9). Neste mistério, encontramos todos os tesouros de sabedoria e conhecimento (v. 10). Cristo não é apenas um profeta ou mestre, mas a encarnação da própria divindade (v. 9), contendo a essência de todo poder e autoridade. Ao estarmos em Cristo, encontramos nossa plenitude e somos capacitados a viver vidas transformadas e abundantes.

Circuncisão Espiritual e Nova Vida (Colossenses 1:11-12)

Paulo enfatiza que os cristãos foram circuncidados não fisicamente, mas por Cristo (v. 11). Esta “circuncisão” é o despojar do corpo da carne, uma remoção simbólica dos hábitos pecaminosos que antes nos dominavam. Por meio do batismo, somos sepultados com Cristo e ressuscitados para uma nova vida (v. 12). Este ato de fé nos liberta do poder do pecado e nos capacita a viver em novidade de vida.

Perdão e Reconciliação (Colossenses 1:13-14)

Deus, em seu grande amor, vivificou os cristãos, perdoando-lhes todas as transgressões e anulando a dívida do pecado (v. 13-14). A “escrita de dívida” refere-se à lei, que nos condenava e nos separava de Deus. Cristo removeu essa dívida na cruz, reconciliando-nos com o Pai. Agora, como cristãos, somos libertos do peso do pecado e da culpa e podemos desfrutar de um relacionamento restaurado com Deus.

Libertação da Escravidão às Regras Humanas (Colossenses 1:20-23)

Paulo adverte os cristãos a não se submeterem a regras humanas que não se baseiam em Cristo (v. 20). Essas regras podem parecer sábias, mas são ineficazes em refrear os impulsos da carne (v. 23). Os cristãos foram libertados dos princípios elementares do mundo (v. 20) por meio da morte e ressurreição de Cristo. Portanto, devemos viver em liberdade, guiados pelo Espírito Santo e não por regulamentos legalistas.## A Luta pela Fortaleza em Cristo (Colossenses 1:9-23)

Oração de Paulo pela Fortaleza dos Colossenses (v. 9-12)

Paulo ora pela fortaleza dos colossenses em seus corações, união no amor e conhecimento pleno de Cristo. Ele os exorta a permanecerem enraizados e edificados em Cristo, transbordando de gratidão. Ele também os adverte contra falsos ensinamentos e a importância do batismo como um símbolo da morte e ressurreição com Cristo.

A Plenitude em Cristo (v. 13-15)

Paulo enfatiza que em Cristo reside a plenitude da divindade e que os crentes estão completos Nele. Ele destaca a obra redentora de Cristo, que perdoou seus pecados e anulou a dívida contra eles. Ele também celebra o triunfo de Cristo sobre os poderes e autoridades, libertando os crentes de sua influência.

Liberdade das Restrições Mundanas (v. 16-23)

Paulo incentiva os colossenses a não se submeterem a julgamentos ou restrições baseadas em regras humanas. Ele os lembra que essas coisas são sombras da realidade encontrada em Cristo e que não têm poder para refrear os desejos da carne. Ele adverte contra aqueles que promovem falsa humildade e adoração a anjos, pois essas práticas levam à desconexão da Cabeça, que éCristo.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo