(Lucas 5:1-39) (Lucas 8:43-48) (Lucas 5:12-14, 16) (Lucas 5:17-26) (Lucas 5:27-32) (Lucas 5:33-39)

1 Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus.

2 Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes.

3 Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.

4 Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”.

5 Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”.

6 Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se.

7 Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar.

8 Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! “

9 Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito,

10 como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”.

11 Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.

12 Estando Jesus numa das cidades, passou um homem coberto de lepra. Quando viu a Jesus, prostrou-se com o rosto em terra e rogou-lhe: “Se quiseres, podes purificar-me”.

13 Jesus estendeu a mão e tocou nele, dizendo: “Quero. Seja purificado! ” E imediatamente a lepra o deixou.

14 Então Jesus lhe ordenou: “Não conte isso a ninguém; mas vá mostrar-se ao sacerdote e ofereça pela sua purificação os sacrifícios que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho”.

15 Todavia, as notícias a respeito dele se espalhavam ainda mais, de forma que multidões vinham para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças.

16 Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava.

17 Certo dia, quando ele ensinava, estavam sentados ali fariseus e mestres da lei, procedentes de todos os povoados da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar os doentes.

18 Vieram alguns homens trazendo um paralítico numa maca e tentaram fazê-lo entrar na casa, para colocá-lo diante de Jesus.

19 Não conseguindo fazer isso, por causa da multidão, subiram ao terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura, até o meio da multidão, bem em frente de Jesus.

20 Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: “Homem, os seus pecados estão perdoados”.

21 Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: “Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus? “

22 Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, perguntou: “Por que vocês estão pensando assim?

23 Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’?

24 Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” — disse ao paralítico — “eu lhe digo: levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”.

25 Imediatamente ele se levantou na frente deles, pegou a maca em que estivera deitado e foi para casa louvando a Deus.

26 Todos ficaram atônitos e glorificavam a Deus, e, cheios de temor, diziam: “Hoje vimos coisas extraordinárias! “

27 Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano chamado Levi, sentado na coletoria, e disse-lhe: “Siga-me”.

28 Levi levantou-se, deixou tudo e o seguiu.

29 Então Levi ofereceu um grande banquete a Jesus em sua casa. Havia muita gente comendo com eles: publicanos e outras pessoas.

30 Mas os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção queixaram-se aos discípulos de Jesus: “Por que vocês comem e bebem com publicanos e ‘pecadores’? “

31 Jesus lhes respondeu: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.

32 Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento”.

33 E eles lhe disseram: “Os discípulos de João jejuam e oram freqüentemente, bem como os discípulos dos fariseus; mas os teus vivem comendo e bebendo”.

34 Jesus respondeu: “Podem vocês fazer os convidados do noivo jejuar enquanto o noivo está com eles?

35 Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; naqueles dias jejuarão”.

36 Então lhes contou esta parábola: “Ninguém tira remendo de roupa nova e o costura em roupa velha; se o fizer, estragará a roupa nova, além do que o remendo da nova não se ajustará à velha.

37 E ninguém põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, o vinho novo rebentará as vasilhas, se derramará, e as vasilhas se estragarão.

38 Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em vasilhas de couro novas.

39 E ninguém, depois de beber o vinho velho, prefere o novo, pois diz: ‘O vinho velho é melhor! ’ “

Lucas

A pesca milagrosa (Lucas 5:1-11)

Jesus, ensinando uma multidão à beira do lago, instruiu Simão Pedro a lançar suas redes nas águas profundas. Apesar da pesca infrutífera anterior, Pedro obedeceu, e uma quantidade abundante de peixes encheu suas redes, quase afundando os barcos. Reconhecendo sua pecaminosidade diante da manifestação divina, Pedro suplicou que Jesus se afastasse. No entanto, Jesus o comissionou como “pescador de homens”, prometendo ajudá-lo a ganhar almas para o reino de Deus.

A purificação do leproso (Lucas 5:12-16)

Enquanto Jesus caminhava por uma cidade, um leproso pediu que ele o purificasse. Estendendo a mão, Jesus tocou-o, curando-o instantaneamente. Ele ordenou ao leproso que não divulgasse o milagre, mas que se apresentasse ao sacerdote para testemunhar seu estado curado. Apesar do comando de Jesus, a notícia de suas obras espalhou-se rapidamente, atraindo multidões que buscavam cura e ensinamentos.

O perdão do paralítico (Lucas 5:17-26)

Em meio a uma multidão, um paralítico foi baixado por uma abertura no teto na frente de Jesus. Percebendo sua fé, Jesus declarou seus pecados perdoados. Os escribas e fariseus questionaram a autoridade de Jesus para perdoar, mas ele questionou se era mais fácil perdoar ou curar. Demonstração do poder divino, Jesus ordenou que o paralítico se levantasse e andasse, o que ele fez, glorificando a Deus.

O chamado de Levi (Lucas 5:27-32)

Jesus viu Levi sentado na coletoria e o convocou a segui-lo. Deixando tudo, Levi obedeceu. Jesus participou de um banquete em sua casa, que também foi frequentado por publicanos e pecadores. Os fariseus criticaram Jesus por se associar a eles, mas ele respondeu que veio para os pecadores, não para os justos. Ele usou parábolas para explicar que seus discípulos não jejuavam porque ele, o noivo, estava presente.## A Pesca Milagrosa (Lucas 5:1-11)

Jesus ensina à multidão de um barco enquanto Simão e seus companheiros lavam suas redes. Jesus ordena que lancem as redes mais fundo e eles pegam tantos peixes que as redes começam a se rasgar. Simão fica com medo e se ajoelha diante de Jesus, confessando sua pecaminosidade. Jesus o tranquiliza e o chama para ser “pescador de homens”. Simão, Tiago e João deixam tudo e seguem Jesus.

A Cura do Leproso (Lucas 5:12-14)

Jesus encontra um leproso que implora por purificação. Jesus toca o leproso e ordena que ele seja purificado, e a lepra desaparece imediatamente. Jesus instrui o homem a se mostrar aos sacerdotes e oferecer um sacrifício de gratidão, conforme a lei de Moisés.

A Cura do Paralítico (Lucas 5:17-26)

Jesus cura um paralítico trazido até ele por seus amigos. Os fariseus questionam a capacidade de Jesus de perdoar pecados, mas Jesus prova seu poder curando o homem de sua paralisia e perdoando seus pecados. As pessoas ficam maravilhadas e glorificam a Deus.

O Chamamento de Levi (Lucas 5:27-39)

Jesus chama Levi, um publicano, para ser seu discípulo. Levi deixa tudo e segue Jesus. Os fariseus criticam Jesus por comer com publicanos e “pecadores”, mas Jesus responde que ele veio para chamar pecadores ao arrependimento. Jesus usa parábolas para ilustrar que novas verdades não podem ser colocadas em estruturas antigas e que o novo vinho do reino de Deus não pode ser contido pelas práticas religiosas tradicionais.

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