Lei da Novilha Vermelha e Regulamentos de Pureza (Números 19:1-22)

1 Disse também o Senhor a Moisés e a Arão:

2 “Esta é uma exigência da lei que o Senhor ordenou: Mande os israelitas trazerem uma novilha vermelha, sem defeito e sem mancha, sobre a qual nunca tenha sido colocada uma canga.

3 Vocês a darão ao sacerdote Eleazar; ela será levada para fora do acampamento e sacrificada na presença dele.

4 Então o sacerdote Eleazar pegará um pouco do sangue com o dedo e o aspergirá sete vezes, na direção da entrada da Tenda do Encontro.

5 Na presença dele a novilha será queimada: o couro, a carne, o sangue e o excremento.

6 O sacerdote apanhará um pedaço de madeira de cedro, hissopo e lã vermelha e os atirará ao fogo que estiver queimando a novilha.

7 Depois disso o sacerdote lavará as suas roupas e se banhará com água. Então poderá entrar no acampamento, mas estará impuro até o cair da tarde.

8 Aquele que queimar a novilha também lavará as suas roupas e se banhará com água, e também estará impuro até o cair da tarde.

9 “Um homem cerimonialmente puro recolherá as cinzas da novilha e as colocará num local puro, fora do acampamento. Serão guardadas pela comunidade de Israel para uso na água da purificação, para a purificação de pecados.

10 Aquele que recolher as cinzas da novilha também lavará as suas roupas, e ficará impuro até o cair da tarde. Este é um decreto perpétuo, tanto para os israelitas como para os estrangeiros residentes.

11 “Quem tocar num cadáver humano ficará impuro durante sete dias.

12 Deverá purificar-se com essa água no terceiro e no sétimo dia; então estará puro. Mas, se não se purificar no terceiro e no sétimo dia, não estará puro.

13 Quem tocar num cadáver humano e não se purificar, contamina o tabernáculo do Senhor e será eliminado de Israel. Ficará impuro porque a água da purificação não foi derramada sobre ele; sua impureza permanece sobre ele.

14 “Esta é a lei que se aplica quando alguém morre numa tenda: quem entrar na tenda e quem nela estiver ficará impuro sete dias,

15 e qualquer recipiente que não estiver bem fechado ficará impuro.

16 “Quem estiver no campo e tocar em alguém que tenha sido morto à espada, ou em que tenha sofrido morte natural, ou num osso humano, ou num túmulo, ficará impuro durante sete dias.

17 “Pela pessoa impura, colocarão um pouco das cinzas do holocausto de purificação num jarro e derramarão água da fonte por cima.

18 Então um homem cerimonialmente puro pegará hissopo, molhará na água e a aspergirá sobre a tenda, sobre todos os utensílios e sobre todas as pessoas que estavam ali. Também a aspergirá sobre todo aquele que tiver tocado num osso humano, ou num túmulo, ou em alguém que tenha sido morto ou que tenha sofrido morte natural.

19 Aquele que estiver puro a aspergirá sobre a pessoa impura no terceiro e no sétimo dia, e no sétimo dia deverá purificá-la. Aquele que estiver sendo purificado lavará as suas roupas e se banhará com água, e naquela tarde estará puro.

20 Mas, se aquele que estiver impuro não se purificar, será eliminado da assembléia, pois contaminou o santuário do Senhor. A água da purificação não foi aspergida sobre ele, e ele está impuro.

21 Este é um decreto perpétuo para eles. “O homem que aspergir a água da purificação também lavará as suas roupas, e todo aquele que tocar na água da purificação ficará impuro até o cair da tarde.

22 Qualquer coisa na qual alguém que estiver impuro tocar se tornará impura, e qualquer pessoa que nela tocar ficará impura até o cair da tarde”.

Números

O Ritual da Novilha Vermelha (Números 19:1-10)

O Senhor instruiu Moisés e Arão a prepararem uma novilha vermelha sem defeitos para um ritual de purificação. A novilha seria levada para fora do acampamento e sacrificada na presença de Eleazar. O sangue seria aspergido sete vezes em direção à entrada da Tenda do Encontro. Após ser queimada, suas cinzas seriam coletadas e armazenadas em um local puro como “água da purificação”, a ser usada para purificar aqueles que tocassem em cadáveres ou impuresas.

Purificação da Impureza (Números 19:11-22)

Qualquer pessoa que tocasse em um cadáver humano ficaria impura por sete dias. A purificação exigia a aspersão de “água da purificação” no terceiro e sétimo dias. No caso de morte em uma tenda, todos os presentes e a própria tenda seriam considerados impuros. Também eram impuros aqueles que tocavam em ossos humanos, túmulos ou pessoas mortas não em combate. A purificação dessas impurezas também envolvia a aspersão de “água da purificação” no terceiro e sétimo dias.

Consequências da Impureza (Números 19:13-20)

Ignorar os rituais de purificação contaminava o Tabernáculo e a assembléia de Israel. Indivíduos impuros eram expulsos da comunidade até se purificarem. Isso ressaltava a importância da pureza ritual e o cuidado com a santidade da presença de Deus.

Precauções e Penalidades (Números 19:21-22)

Aqueles que aspergiam a “água da purificação” também precisavam se purificar. Qualquer coisa tocada por alguém impuro também era considerada impura. Essas medidas visavam prevenir a propagação da impureza e proteger a comunidade da contaminação, mantendo a santidade do acampamento.## A Novilha Vermelha (Números 19:1-10)

A Lei da Novilha Vermelha estabelecia um ritual para purificar aqueles que entravam em contato com a morte. Uma novilha sem defeito era sacrificada e suas cinzas eram usadas na água da purificação. Aqueles que entravam em contato com um cadáver eram considerados impuros por sete dias e deveriam ser purificados com a água no terceiro e sétimo dias. O propósito deste ritual era remover a impureza causada pelo contato com a morte.

A Pureza do Sacerdote (Números 19:11-13)

Quem tocasse em um cadáver humano ficava impuro por sete dias. Para se purificar, o indivíduo precisava se aspergir com água da purificação no terceiro e sétimo dias. Aqueles que não se purificavam contaminavam o santuário do Senhor e eram eliminados de Israel.

Pureza dos Objetos (Números 19:14-16)

Os objetos que entravam em contato com um cadáver também eram considerados impuros. Uma tenda onde alguém morria, juntamente com todos os objetos dentro dela, ficava impura por sete dias. Da mesma forma, tocar em um cadáver, um osso humano ou um túmulo tornava a pessoa impura por sete dias.

A Água da Purificação (Números 19:17-22)

A água da purificação era preparada misturando-se as cinzas da novilha sacrificial com água da fonte. Um indivíduo puro aspergava a água sobre a pessoa ou objeto impuros no terceiro e sétimo dias. Se alguém que estava impuro não se purificava, era eliminado da assembleia.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo