Lamentação pela Queda de Tiro (Isaías 23:1-18)

1 Advertência contra Tiro: Pranteiem, navios de Társis! Pois Tiro foi destruída e ficou sem casa e sem porto. De Chipre lhe veio essa mensagem.

2 Fiquem calados, habitantes das regiões litorâneas, e vocês, mercadores de Sidom, enriquecidos pelos que atravessam o mar

3 e as grandes águas. O trigo de Sior e a colheita do Nilo eram a sua renda, e vocês se tornaram o suprimento das nações.

4 Envergonhe-se, Sidom, pois o mar, a fortaleza do mar, falou: “Não estive em trabalho de parto nem dei à luz; não criei filhos nem eduquei filhas”.

5 Quando a notícia chegar ao Egito, ficarão angustiados com as novidades de Tiro.

6 Cruzem o mar para Társis; pranteiem, vocês, habitantes das regiões litorâneas.

7 É esta a cidade jubilosa que existe desde tempos muito antigos, cujos pés levaram a conquistar terras distantes?

8 Quem planejou isso contra Tiro, contra aquela que dava coroas, cujos comerciantes são príncipes, cujos negociantes são famosos em toda terra?

9 O Senhor dos Exércitos o planejou para abater todo orgulho e vaidade e humilhar todos os que tem fama na terra.

10 Cultive a sua terra como se cultiva as margens do Nilo, ó povo de Társis, pois você não tem mais porto.

11 O Senhor estendeu a mão sobre o mar e fez tremer seus reinos. Acerca da Fenícia ordenou que as suas fortalezas sejam destruídas,

12 e disse: “Você não se alegrará mais, ó cidade de Sidom, virgem derrotada! “Levante-se, atravesse o mar até Chipre; nem lá você terá descanso”.

13 Olhem para a terra dos babilônios, esse é o povo que não existe mais! Os assírios o deixaram para as criaturas do deserto; ergueram torres de vigia, despojaram suas cidadelas e fizeram dela uma ruína.

14 Pranteiem, vocês, navios de Társis; destruída está a sua fortaleza!

15 Naquele tempo Tiro será esquecida por setenta anos, o tempo da vida de um rei. Mas no fim dos setenta anos, acontecerá com Tiro o que diz a canção da prostituta:

16 “Pegue a harpa, vá pela cidade, ó prostituta esquecida; toque a harpa, cante muitas canções, para se lembrarem de você”.

17 No fim dos setenta anos o Senhor se lembrará de Tiro. Esta voltará ao seu ofício de prostituta e servirá a todos os reinos que há na face da terra.

18 Mas o seu lucro e a sua renda serão separados para o Senhor; não serão guardados nem depositados. Seus lucros irão para os que vivem na presença do Senhor, para que tenham bastante comida e roupas finas.

Isaías

O Orgulho de Tiro

(Isaías 23:1-13)

  • Advertência contra Tiro (v. 1-13): Tiro, uma próspera cidade portuária, é advertida por sua arrogância e exploração. A mensagem vem de Chipre, uma terra distante, trazendo notícias da destruição da cidade. Os habitantes da costa e os mercadores de Sidom, que lucraram com o comércio marítimo, são silenciados. Sior e o Nilo, fontes de renda de Tiro, não mais fornecerão abundância.

A Humilhação de Sidom

(Isaías 23:4)

  • Envergonhe-se, Sidom (v. 4): Sidom, cidade fortaleza no mar, é envergonhada pela própria afirmação de não ter sido mãe ou criado filhos. A cidade é acusada de explorar o comércio marítimo sem contribuir para o bem-estar das nações.

O Julgamento do Egito

(Isaías 23:5)

  • Quando a notícia chegar ao Egito (v. 5): A notícia da queda de Tiro atingirá o Egito, espalhando angústia e ansiedade. O Egito, uma vez aliado poderoso de Tiro, agora testemunhará sua queda.

A Destruição de Tiro

(Isaías 23:14-18)

  • Pranteiem, vocês, navios de Társis (v. 14): Os navios de Társis, que trouxeram riquezas e prosperidade a Tiro, agora são chamados a lamentar a queda da cidade. A fortaleza de Tiro foi destruída, e sua glória se foi.

  • Tiro será esquecida (v. 15): Tiro será esquecida por setenta anos, o tempo de vida de um rei. Mas após esse período, ela retornará à sua antiga prostituição, servindo a todas as nações da terra.

  • Os lucros de Tiro serão consagrados (v. 18): Os lucros de Tiro serão separados e dedicados ao Senhor. Eles não serão guardados ou acumulados, mas distribuídos aos que vivem em sua presença, fornecendo comida e roupas finas.## Advertência da Queda de Tiro (Isaías 23:1-18)

Profecia de Julgamento sobre Tiro (Isaías 23:1-4)
Os navios de Társis são convocados a lamentar a queda de Tiro, uma cidade outrora próspera e agora desolada. Sidom, outrora rica pelos comerciantes marítimos, permanece em silêncio diante da destruição de sua aliada. As honras e os lucros de Tiro serão retirados, e sua iniquidade será exposta.

Angústia das Nações (Isaías 23:5-14)
O Egito e as regiões litorâneas ficarão angustiados quando ouvirem sobre a queda de Tiro. Társis, outrora um centro de comércio, será deixado sem porto. O Senhor abaterá o orgulho e a vaidade de Tiro, trazendo sua destruição. A Fenícia também sofrerá com o colapso de suas fortalezas, e Babilônia se tornará uma desolação.

Lamentação e Esquecimento (Isaías 23:15-16)
Tiro será esquecida por setenta anos, mas retornará ao seu caminho ímpio, servindo a todas as nações. Uma canção de prostituta será cantada sobre ela, lembrando sua antiga glória e sua atual humilhação.

Restauração e Redenção (Isaías 23:17-18)
Depois de setenta anos, o Senhor se lembrará de Tiro e restaurará sua prosperidade. Seus lucros serão consagrados ao Senhor, e seu povo receberá provisão abundante. A salvação e a redenção virão para Tiro, como um lembrete do poder transformador e misericordioso de Deus.## A Queda de Tiro, um Julgamento de Deus (Isaías 23:1-18)

Deus anunciou a queda de Tiro, outrora uma cidade próspera e orgulhosa. Ele ordenou que os navios que transportavam mercadorias lamentassem, pois Tiro não mais existiria como lar ou porto (Isaías 23:1).

O Julgamento de Sidom e Egito (Isaías 23:2-5)

Sidom, uma cidade aliada a Tiro, também enfrentaria a ira de Deus. Seu povo seria silenciado, e seus comerciantes, que enriqueceram com o comércio marítimo, seriam envergonhados (Isaías 23:2-4). A notícia da queda de Tiro levaria angústia ao Egito, que havia se beneficiado de seu comércio (Isaías 23:5).

O Senhor dos Exércitos Plamjeou a Queda (Isaías 23:8-9)

Deus, o Senhor dos Exércitos, planejou a queda de Tiro para humilhar seu orgulho e vaidade (Isaías 23:8-9). Ele abateria aqueles que se exaltavam na terra.

Tiro Esquecida e Restaurada (Isaías 23:15-17)

Tiro seria esquecida por 70 anos, o tempo da vida de um rei (Isaías 23:15). No entanto, após esse período, Deus se lembraria dela e a restauraria ao seu ofício de prostituta, servindo a todos os reinos da terra (Isaías 23:17). Seus lucros seriam separados para o Senhor e usados para sustentar os necessitados (Isaías 23:18).

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo