1 Congregai-vos, sim, congregai-vos, ó nação não desejável;
2 Antes que o decreto produza o seu efeito, e o dia passe como a pragana; antes que venha sobre vós o furor da ira do Senhor, antes que venha sobre vós o dia da ira do Senhor.
3 Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; pode ser que sejais escondidos no dia da ira do Senhor.
4 Porque Gaza será desamparada, e Ascalom assolada; Asdode ao meio-dia será expelida, e Ecrom será desarraigada.
5 Ai dos habitantes da costa do mar, a nação dos quereteus! A palavra do Senhor será contra vós, ó Canaã, terra dos filisteus; e eu vos destruirei, até que não haja morador.
6 E a costa do mar será de pastos e cabanas para os pastores, e currais para os rebanhos.
7 E será a costa para o restante da casa de Judá; ali apascentarão os seus rebanhos; de tarde se deitarão nas casas de Ascalom; porque o Senhor seu Deus os visitará, e os fará tornar do seu cativeiro.
8 Eu ouvi o escárnio de Moabe, e as injuriosas palavras dos filhos de Amom, com que escarneceram do meu povo, e se engrandeceram contra o seu termo.
9 Portanto, tão certo como eu vivo, diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, Moabe será como Sodoma, e os filhos de Amom como Gomorra, campo de urtigas e poços de sal, e desolação perpétua; o restante do meu povo os saqueará, e o restante do meu povo os possuirá.
10 Isso terão em recompensa da sua soberba, porque escarneceram, e se engrandeceram contra o povo do Senhor dos Exércitos.
11 O Senhor será terrível para eles, porque emagrecerá todos os deuses da terra; e todos virão adorá-lo, cada um desde o seu lugar, de todas as ilhas dos gentios.
12 Também vós, ó etíopes, sereis mortos com a minha espada.
13 Estenderá também a sua mão contra o norte, e destruirá a Assíria; e fará de Nínive uma desolação, terra seca como o deserto.
14 E no meio dela repousarão os rebanhos, todos os animais das nações; e alojar-se-ão nos seus capitéis assim o pelicano como o ouriço; o canto das aves se ouvirá nas janelas; e haverá desolação nos limiares, quando tiver descoberto a sua obra de cedro.
15 Esta é a cidade alegre, que habita despreocupadamente, que diz no seu coração: Eu sou, e não há outra além de mim; como se tornou em desolação, em pousada de animais! Todo o que passar por ela assobiará, e meneará a sua mão.
Sofonias
O Clamor por Arrependimento e Justiça (Sofonias 2:1-3)
O profeta Sofonias exorta a nação de Judá a se arrepender de seus pecados e a buscar a justiça e a mansidão. Ele os adverte do iminente julgamento de Deus, que virá como um furacão destruidor. Aqueles que buscam a proteção de Deus no dia de sua ira serão escondidos e poupados.
A Destruição das Cidades Filisteias (Sofonias 2:4-7)
Sofonias profetiza a destruição das cidades filisteias de Gaza, Ascalom, Asdode e Ecrom. A costa marítima será transformada em pastagens e currais para ovelhas e cabras, e a terra será dada à tribo restante de Judá. Deus visitará seu povo e o libertará do cativeiro.
A Condenação de Moabe e Amom (Sofonias 2:8-10)
Moabe e Amom serão destruídos por causa de sua arrogância e zombaria do povo de Deus. Suas terras se tornarão estéreis e desoladas, e o restante do povo de Judá os saqueará e possuirá.
O Juízo Universal sobre as Nações (Sofonias 2:11-15)
Deus estenderá seu julgamento a todas as nações, trazendo temor e desolação. Todos os ídolos serão destruídos, e as pessoas virão de longe para adorar o Senhor. Nínive, a capital da Assíria, será reduzida a ruínas, e se tornará um lar para animais selvagens e pássaros. A cidade que antes se gabava de sua grandeza será humilhada e esquecida.## Julgamento de Deus sobre as Nações (Sofonias 2:1-15)
Convocação ao Arrependimento (2:1-3)
Deus convoca a nação pecadora a se reunir antes que seu decreto de julgamento seja executado. Ele exorta os mansos da terra a buscar justiça e humildade para que possam encontrar proteção no dia da ira do Senhor.
Destruição das Cidades Filisteias (2:4-7)**
O julgamento divino cairá sobre as cidades filisteias de Gaza, Ascalom, Asdode e Ecrom. Essas cidades serão devastadas e sua terra se tornará pastagens e currais para os remanescentes da casa de Judá.
Julgamento sobre Moabe e Amom (2:8-10)**
Deus ouviu as zombarias de Moabe e Amom contra seu povo e pronunciou um julgamento severo sobre eles. Essas nações serão destruídas e sua terra se tornará uma desolação perpétua.
A Glória Universal de Deus (2:11)**
O Senhor se tornará terrível para todas as nações e destruirá seus falsos deuses. Todos virão a adorá-lo, reconhecendo seu poder e glória inigualáveis.## Congregai-vos e Buscai ao Senhor (Sofonias 2:1-3)
- Deus convoca a nação infiel para se arrepender antes que enfrentem seu julgamento iminente.
- Os justos são encorajados a buscar o Senhor e sua justiça, confiando que encontrarão proteção durante a tempestade.
Destruição dos Filisteus (Sofonias 2:4-7)
- Gaza, Ascalom, Asdode e Ecrom serão destruídas, deixando a costa do mar desolada.
- A terra será habitada pelos remanescentes de Judá, que encontrarão descanso e renovação em Ascalom.
Julgamento de Moabe e Amom (Sofonias 2:8-10)
- Deus declara que Moabe e Amom serão devastados como Sodoma e Gomorra por causa de seu orgulho e escarnio.
- O restante do povo de Israel saqueará e possuirá suas terras.
Assíria e Nínive (Sofonias 2:12-13)
- A mão de Deus se estenderá contra o norte, destruindo a Assíria e transformando Nínive em uma terra desolada e árida.
- Nínive se tornará um refúgio para os animais selvagens, um testemunho da ira de Deus sobre os ímpios.