(Juízes 4:1-24)

1 Porém os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, depois de falecer Eúde.

2 E vendeu-os o Senhor na mão de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor; e Sísera era o capitão do seu exército, o qual então habitava em Harosete dos gentios.

3 Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, porquanto ele tinha novecentos carros de ferro, e por vinte anos oprimia violentamente os filhos de Israel.

4 E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.

5 Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.

6 E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom;

7 E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão.

8 Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.

9 E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes.

10 Então Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e subiu com dez mil homens após ele; e Débora subiu com ele.

11 E Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés; e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaanaim, que está junto a Quedes,

12 E anunciaram a Sísera que Baraque, filho de Abinoão, tinha subido ao monte Tabor.

13 E Sísera convocou todos os seus carros, novecentos carros de ferro, e todo o povo que estava com ele, desde Harosete dos gentios até ao ribeiro de Quisom.

14 Então disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o Senhor tem dado a Sísera na tua mão; porventura o Senhor não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele.

15 E o Senhor derrotou a Sísera, e a todos os seus carros, e a todo o seu exército ao fio da espada, diante de Baraque; e Sísera desceu do carro, e fugiu a pé.

16 E Baraque perseguiu os carros, e o exército, até Harosete dos gentios; e todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada, até não ficar um só.

17 Porém Sísera fugiu a pé à tenda de Jael, mulher de Héber, queneu; porquanto havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e a casa de Héber, queneu.

18 E Jael saiu ao encontro de Sísera, e disse-lhe: Entra, senhor meu, entra aqui, não temas. Ele entrou na sua tenda, e ela o cobriu com uma coberta.

19 Então ele lhe disse: Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água, porque tenho sede. Então ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu.

20 E ele lhe disse: Põe-te à porta da tenda; e há de ser que se alguém vier e te perguntar: Há aqui alguém? Responderás então: Não.

21 Então Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e chegou-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele, porém, num profundo sono, e já muito cansado; e assim morreu.

22 E eis que, seguindo Baraque a Sísera, Jael lhe saiu ao encontro, e disse-lhe: Vem, e mostrar-te-ei o homem que buscas. E foi a ela, e eis que Sísera jazia morto, com a estaca na fonte.

23 Assim Deus naquele dia sujeitou a Jabim, rei de Canaã, diante dos filhos de Israel.

24 E continuou a mão dos filhos de Israel a pesar e a endurecer-se sobre Jabim, rei de Canaã; até que exterminaram a Jabim, rei de Canaã.

Juízes

O Pecado e a Opressão (Juízes 4:1-3)

Após a morte de Eúde, Israel voltou a pecar aos olhos de Deus, resultando em sua sujeição a Jabim, rei de Canaã. Os carros de ferro de Sísera, capitão do exército de Jabim, oprimiram cruelmente Israel por vinte anos.

A Súplica e a Escolha de Deus (Juízes 4:4-10)

Em meio à opressão, Israel clamou a Deus. Débora, uma profetisa, julgava Israel e atraiu Baraque, um guerreiro. Deus ordenou a Baraque que atraísse Sísera ao ribeiro de Quisom e prometeu entregá-lo em suas mãos. Baraque concordou em ir com a condição de que Débora o acompanhasse, pois Deus havia declarado que a vitória não seria sua, mas seria conquistada pelas mãos de uma mulher.

A Batalha e a Vitória (Juízes 4:11-16)

Sísera reuniu seus carros e tropas e marchou para o ribeiro de Quisom. Débora incentivou Baraque a atacar, confiando na promessa de Deus. O Senhor derrotou as forças inimigas, e Sísera fugiu a pé. Baraque perseguiu e matou todo o exército de Sísera, não deixando nenhum sobrevivente.

A Traição e a Morte de Sísera (Juízes 4:17-22)

Sísera fugiu para a tenda de Jael, a mulher de Héber, o queneu. Embora houvesse paz entre a família de Héber e Jabim, Jael enganou Sísera e o matou enquanto ele dormia, cravando uma estaca em sua cabeça. Quando Baraque chegou, Jael apresentou-lhe o cadáver de Sísera, provando que a profecia de Débora havia sido cumprida.## A Opressão de Jabim (Juízes 4:1-3)

Apesar do governo de Eúde, Israel voltou a pecar, resultando na opressão de Jabim por 20 anos. Jabim, com seu poderoso exército liderado por Sísera, sobrecarregou os israelitas com 900 carros de ferro. A opressão era tão cruel que os israelitas clamaram desesperadamente a Deus por libertação.

A Profecia de Débora (Juízes 4:4-9)

Deus respondeu às orações de Israel enviando Débora, uma profetisa e juíza, para liderar a resistência. Débora convocou Baraque, um comandante militar, e o instruiu a reunir 10.000 homens das tribos de Naftali e Zebulom. Ela profetizou que Deus entregaria Sísera nas mãos de Baraque, mas alertou que a honra da vitória não seria dele.

A Batalha do Rio Quisom (Juízes 4:10-16)

Baraque reuniu seu exército e enfrentou Sísera no Rio Quisom. Sob a orientação de Débora, eles marcharam contra o poderoso exército de Sísera. Deus interveio e derrotou os cananeus, e Sísera fugiu do campo de batalha. Baraque perseguiu os cananeus até Harosete dos Gentios, destruindo todo o exército inimigo.

A Traição de Jael (Juízes 4:17-22)

Sísera buscou refúgio na tenda de Jael, esposa de Héber, o queneu. Embora houvesse paz entre o povo de Héber e os cananeus, Jael traiu Sísera. Fingindo oferecer hospitalidade, ela deu-lhe leite e prometeu escondê-lo dos israelitas. Quando Sísera adormeceu, Jael pegou uma estaca e a cravou em sua cabeça, matando-o instantaneamente.## Pecado e Opressão (Juízes 4:1-3)

Após a morte do juiz Eúde, os israelitas voltaram aos seus maus caminhos, atraindo o desfavor divino. Deus os entregou nas mãos de Jabim, rei de Canaã, que os oprimiu por 20 anos com 900 carros de ferro. O povo clamou ao Senhor, mas sua iniquidade os tornou surdos às suas súplicas.

Débora, a Profetisa (Juízes 4:4-5)

Deus levantou Débora, uma mulher profetisa, como juíza de Israel. Ela se sentava sob as “palmeiras de Débora”, um local de reunião e julgamento, onde os israelitas vinham buscar orientação e justiça. Débora possuía autoridade divina e sua liderança era reconhecida por todos.

O Chamado de Baraque (Juízes 4:6-10)

Débora convocou Baraque, um homem de Naftali, e lhe ordenou que reunisse 10.000 homens das tribos de Naftali e Zebulom. Ela prometeu que Deus lhe daria a vitória sobre Sísera, o comandante do exército de Jabim. Baraque hesitou inicialmente, mas Débora o assegurou de que a glória da vitória não seria dele, mas de uma mulher. Débora então acompanhou Baraque para a batalha.

A Batalha e a Vitória (Juízes 4:11-16)

O exército de Baraque enfrentou o de Sísera no rio Quisom. Deus lutou ao lado do povo de Israel e derrotou os cananeus. Sísera fugiu do campo de batalha, mas foi perseguido e morto por Jael, uma mulher queneu. A vitória foi completa e os israelitas foram libertados da opressão.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo