(João 8:21-30)

21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Eu retiro-me, e buscar-me-eis, e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, não podeis vós vir.

22 Diziam, pois, os judeus: Porventura quererá matar-se a si mesmo, pois diz: Para onde eu vou não podeis vir?

23 E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.

24 Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.

25 Disseram-lhe, pois: Quem és tu? Jesus lhes disse: Isso mesmo que já desde o princípio vos disse.

26 Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo.

27 Mas não entenderam que ele lhes falava do Pai.

28 Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis que EU SOU, e que nada faço por mim mesmo; mas isto falo como meu Pai me ensinou.

29 E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.

30 Dizendo ele estas coisas, muitos creram nele.

João

Jesus Afirma Sua Divindade e Juízo (João 8:21-24)

Jesus declara que Ele partirá, e aqueles que não crerem Nele morrerão em seus pecados. Sua afirmação causa perplexidade entre os judeus, que questionam se Ele pretende se matar. Jesus esclarece que Ele é superior a eles, pois vem de cima enquanto eles são deste mundo. Ele os avisa que eles morrerão em seus pecados se não acreditarem em Sua identidade.

A Identidade de Jesus e a Incompreensão (João 8:25-27)

Quando questionado sobre Sua identidade, Jesus responde enigmaticamente, referindo-se a Suas palavras anteriores. Ele sublinha que tem muito a dizer e julgar sobre eles, mas que fala a verdade que recebeu do Pai. No entanto, os judeus não entendem que Ele está se referindo ao Pai.

O Conhecimento de Jesus por meio do Sofrimento (João 8:28-29)

Jesus prevê Sua crucificação como uma forma de os judeus conhecerem Sua verdadeira identidade. Ele enfatiza que Ele não faz nada por conta própria, mas fala o que o Pai Lhe ensinou. Ele também afirma que o Pai está com Ele e que Ele sempre faz o que agrada ao Pai.

Crer em Jesus Leva à Salvação (João 8:30)

As palavras de Jesus ressoam com muitos, e eles creem Nele. A passagem termina com uma nota de esperança, destacando que a fé em Jesus leva à salvação e ao conhecimento da verdade.## Jesus se Retira e Adverte os Judeus (João 8:21-22)

Jesus declara que os judeus buscarão por ele em vão, pois morrerão em seus pecados. Eles estão presos ao mundo terreno, enquanto ele é de cima. Sua declaração enigmática de retirar-se os confunde, levando-os a suspeitar de suicídio.

A Superioridade de Jesus (João 8:23-27)

Jesus enfatiza que sua origem e natureza são distintas das dos judeus. Ele os acusa de incredulidade e os adverte que ela os levará à condenação. Ele é enviado pelo Pai e fala o que ouviu dele, mas seus ouvintes não conseguem captar o significado de suas palavras.

A Identidade de Jesus (João 8:28-29)

Jesus revela que sua elevação como Filho do Homem provará sua identidade e autoridade. Ele enfatiza que age de acordo com a vontade do Pai e que o Pai está com ele. Sua obediência perfeita ao Pai é uma evidência de sua natureza divina.

Crença e Consequências (João 8:30)

Embora muitos não tenham entendido as palavras de Jesus, alguns acreditaram nele. A fé é a chave para a salvação, e aqueles que creem em Jesus escaparão da condenação dos pecados.## Jesus Prediz a Morte dos Incrédulos (8:21-24)

“Para onde eu vou, não podeis vós vir.” (8:21)

Jesus adverte os judeus que, se não crerem nele, morrerão em seus pecados. A separação entre eles é enfatizada: Ele é de cima, enquanto eles são deste mundo.

Jesus Afirma sua Identidade (8:25-29)

“Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis que EU SOU, e que nada faço por mim mesmo; mas isto falo como meu Pai me ensinou.” (8:28)

Jesus se identifica como o “Filho do Homem”, um título messiânico. Ele afirma sua origem divina e sua obediência à vontade do Pai.

Muitos Creem em Jesus (8:30)

“Dizendo ele estas coisas, muitos creram nele.” (8:30)

Apesar da resistência dos líderes judeus, muitos ouvem as palavras de Jesus e creem nele. Sua mensagem de salvação e vida eterna ressoa em seus corações.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo