(João 6:51) (João 6:26-28) (Lucas 22:19-20) (João 6:53-58) (Atos 2:42) (Atos 20:7) (Lucas…

Santa Ceia

51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.

26 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomem e comam; isto é o meu corpo”.

27 Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: “Bebam dele todos vocês.

28 Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.

19 Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.

20 Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.

53 Jesus lhes disse: “Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos.

54 Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

55 Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.

56 Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

57 Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.

58 Este é o pão que desceu do céu. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste pão viverá para sempre”.

30 Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles.

42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.

7 No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até à meia-noite.

24 e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.

25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim”.

26 Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.

27 Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.

28 Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.

26 Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.

22 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo: “Tomem; isto é o meu corpo”.

23 Em seguida tomou o cálice, deu graças, ofereceu-o aos discípulos, e todos beberam.

24 E lhes disse: “Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos.

25 Eu lhes afirmo que não beberei outra vez do fruto da videira, até aquele dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus”.

27 Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.

28 Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.

29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.

Pão Vivo e Carne Verdadeira (João 6:51-58)

Jesus, o Pão Vivo: O próprio Jesus se proclama o “pão vivo” que desceu do céu para dar vida eterna a quem dele se alimenta (João 6:51). Este pão é sua carne, que ele daria para a salvação do mundo.

Comer e Beber a Carne e o Sangue: Para ter vida eterna, é necessário comer a carne (corpo) e beber o sangue de Jesus (João 6:53-56). Fazê-lo significa estar unido a ele e receber o poder de viver por meio dele, assim como o Pai vive por meio de Jesus.

Comunhão com Deus: Comer a carne e beber o sangue de Jesus é uma forma de comungar com Deus (João 6:56-58). Ao compartilhar do símbolo de seu sacrifício, os crentes se tornam um com Cristo e experimentam a vida eterna que ele oferece.

Instituição da Ceia do Senhor (Lucas 22:19-20, 1 Coríntios 11:23-26)

Pão e Corpo: Na noite em que foi traído, Jesus partiu o pão e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Este é o meu corpo dado por vocês”. Este pão representa o corpo de Cristo quebrado por nossos pecados.

Cálice e Sangue: Ele também tomou um cálice, deu graças e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado por vocês”. Este cálice representa o sangue de Cristo derramado para o perdão dos pecados.

Memorial da Morte de Cristo: Os crentes são solicitados a participar da Ceia do Senhor em memória da morte de Cristo (1 Coríntios 11:24-26). Ao fazê-lo, eles proclamam sua morte e antecipam sua ressurreição.### Pão da Vida

  • (João 6:51) Jesus afirma ser “o pão vivo que desceu do céu” e que “quem comer deste pão viverá para sempre”. Esta metáfora representa o alimento espiritual que Jesus oferece, que nutre e sustenta a vida eterna.

  • (João 6:53-58) Jesus reitera a importância de “comer a carne” e “beber o sangue” do Filho do Homem, simbolizando uma união íntima com ele. Ele afirma que “todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim” e “eu nele”.

Instituição da Ceia do Senhor

  • (Marcos 14:22-25; Mateus 26:26-29) Durante a Última Ceia, Jesus institui a Ceia do Senhor, abençoando e partindo o pão e o vinho, dizendo: “Isto é o meu corpo” e “Isto é o meu sangue”. Ele ordena que seus discípulos façam isso “em memória de mim”.

Corpo e Sangue de Cristo

  • (Lucas 22:19-20) A Ceia do Senhor é um memorial do “corpo dado” e “sangue derramado” de Jesus para “perdão dos pecados”. Ele é o sacrifício expiatório que redime a humanidade do pecado.

  • (1 Coríntios 11:27-29) Paulo adverte contra a participação indigna da Ceia do Senhor, pois “come e bebe para sua própria condenação” aqueles que não “discernem o corpo do Senhor”.## O Pão da Vida

João 6:51
O próprio Jesus, o Pão Vivo descido do céu, declara: “Se alguém comer deste pão, viverá para sempre.” Este pão simboliza sua carne, oferecida em sacrifício pela vida do mundo. Aqui, Jesus estabelece uma conexão fundamental entre sua carne e a vida eterna.

O Corpo e o Sangue de Cristo

Mateus 26:26-28
Durante a Última Ceia, Jesus oferece aos seus discípulos pão e vinho, representando seu corpo e sangue. Ele instrui que comam e bebam em memória dele, indicando a importância de lembrar e celebrar seu sacrifício. Este ato se tornou um símbolo sacramental da Nova Aliança.

Comunhão e Perdão

Lucas 22:19-20
Na mesma ocasião, Jesus enfatiza a natureza sacrificial da Nova Aliança. Seu corpo é “dado em favor de vocês”, enquanto seu sangue é derramado “para perdão de pecados”. O pão e o vinho representam o sacrifício de Cristo, trazendo reconciliação e perdão aos crentes.

Vida Eterna e Presença de Deus

João 6:53-58
Jesus adverte sobre a necessidade de comer sua carne e beber seu sangue para obter vida eterna. Ao fazê-lo, os crentes permanecem em Cristo e Cristo neles, criando uma comunhão íntima. Eles são ressuscitados no último dia e recebem a promessa de viver para sempre com Deus.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo