(João 5:1-47)

1 Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.

2 Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.

3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.

4 Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.

5 E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.

6 E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?

7 O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

8 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.

9 Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.

10 Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.

11 Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.

12 Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda?

13 E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.

14 Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.

15 E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.

16 E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.

17 E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

19 Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.

20 Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis.

21 Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.

22 E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo;

23 Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.

24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.

26 Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;

27 E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.

28 Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.

29 E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.

30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.

31 Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.

32 Há outro que testifica de mim, e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.

33 Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.

34 Eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto, para que vos salveis.

35 Ele era a candeia que ardia e alumiava, e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz.

36 Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou.

37 E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer.

38 E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós.

39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

40 E não quereis vir a mim para terdes vida.

41 Eu não recebo glória dos homens;

42 Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.

43 Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.

44 Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?

45 Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.

46 Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele.

47 Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?

João

A Cura do Homem Enfermo (João 5:1-9)

Jesus cura um homem enfermo há 38 anos em Betesda, um tanque com propriedades curativas milagrosas. Ele pergunta ao homem se ele deseja ser curado e o homem responde que não tem ninguém para ajudá-lo a entrar na água. Jesus o cura instantaneamente, dizendo-lhe para tomar seu leito e andar, apesar do dia ser sábado.

O Confronto com os Judeus (João 5:10-18)

Os judeus acusam Jesus de quebrar o sábado ao curar o homem, mas Jesus responde que Seu Pai trabalha no sábado e Ele também. Isso aumenta ainda mais o conflito entre Jesus e os judeus, que agora querem matá-Lo.

A Igualdade com o Pai (João 5:19-23)

Jesus afirma que não pode fazer nada por Si mesmo, mas faz apenas o que vê o Pai fazer. Ele enfatiza a igualdade entre Ele e o Pai e Sua autoridade para ressuscitar os mortos e julgar a humanidade.

A Vida Eterna (João 5:24-29)

Jesus proclama que aqueles que acreditam Nele têm vida eterna e serão ressuscitados. Ele explica que Ele tem o poder de dar vida e julgar, como o Pai. Além disso, Ele enfatiza a importância de buscar a vida Nele, e não nas glórias mundanas.## A Cura do Enfermo no Tanque de Betesda

O tanque de Betesda, conhecido por suas águas curativas, era um lugar de esperança para os enfermos. Um homem, enfermo há 38 anos, aguardava sua vez (vv. 2-5) quando Jesus o viu e perguntou se ele queria ser curado (v. 6). Apesar de suas dificuldades, o homem tinha fé e, ao ser orientado por Jesus, levantou-se, pegou sua cama e andou (vv. 8-9).

O Debate sobre o Sábado

A cura no sábado gerou controvérsia com os judeus, que acusaram Jesus de quebrar a lei (v. 10). Jesus defendeu sua ação, argumentando que seu Pai trabalhava no sábado e que ele também tinha o direito de fazer o bem (vv. 16-18).

A Autoridade de Jesus

O debate sobre o sábado levou a uma discussão sobre a autoridade de Jesus. Ele afirmou que tinha autoridade para curar, perdoar pecados e ressuscitar os mortos (vv. 19-29). Ele também afirmou ser o Filho de Deus, igual ao Pai (v. 18).

A Incredulidade dos Judeus

Apesar dos milagres e ensinamentos de Jesus, os judeus o rejeitaram. Eles se apegaram às Escrituras, mas não acreditaram que Jesus era o Messias profetizado (vv. 39-40). Jesus os acusou de não ter amor a Deus em seus corações (v. 42) e de buscar reconhecimento humano em vez da honra de Deus (vv. 41-44). Ele os alertou que Moisés, em quem eles confiavam, havia escrito sobre ele, mas eles se recusaram a crer (vv. 45-47).## A Piscina de Betesda e o Homem Enfermo (João 5:1-9)

Jesus visita Jerusalém para uma festa judaica e encontra uma multidão de doentes reunidos no tanque de Betesda. Um homem sofrendo há 38 anos se destaca, esperando que a água seja agitada para que ele possa ser o primeiro a entrar e ser curado. Jesus pergunta ao homem se ele deseja ser saudável, e o homem atribui sua incapacidade de entrar na água aos outros que o superam. Com a frase “Levanta-te, toma o teu leito e anda” (v. 8), Jesus graciosamente cura o homem, que imediatamente se levanta e sai andando.

O Sábado e a Autoridade de Jesus (João 5:10-18)

Os líderes judeus criticam o homem por carregar seu leito no sábado, violando a lei judaica. O homem relata que foi Jesus quem o curou, levando os judeus a buscarem Jesus. Ele justifica sua cura no sábado, afirmando que seu Pai “trabalha até agora, e eu trabalho também” (v. 17). Isso enfurece os judeus ainda mais, pois acreditam que Jesus está se igualando a Deus e, portanto, merece a morte.

A Igualdade do Filho com o Pai (João 5:19-29)

Jesus esclarece a natureza de seu relacionamento com Deus, declarando que ele não pode fazer nada por conta própria, mas apenas o que o Pai faz. O Pai ama o Filho e revela tudo a ele, permitindo que o Filho realize milagres ainda maiores do que os da ressurreição dos mortos. O Filho possui poder de julgamento porque é o “Filho do Homem” (v. 27), representando tanto sua natureza humana quanto divina.

Vida Eterna e a Ressurreição (João 5:30-47)

Jesus afirma que seu julgamento é justo porque ele não busca sua própria vontade, mas a do Pai. Ele aponta para João Batista como testemunha de seu ministério, enquanto rejeita o testemunho humano, buscando a salvação daqueles que escutam suas palavras. Jesus enfatiza que as Escrituras testemunham sobre ele, mas os judeus se recusam a examiná-las ou acreditar em suas palavras. Ele os acusa de hipocrisia, pois buscam honra uns dos outros em vez de buscar a honra de Deus. Por fim, Jesus adverte que Moisés os condenará por sua incredulidade, pois Moisés escreveu sobre ele nas Escrituras.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo