(João 3:1-36)

1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito.

9 Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?

10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?

11 Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.

12 Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?

13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.

14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;

15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

20 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.

21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

22 Depois disto foi Jesus com os seus discípulos para a terra da Judéia; e estava ali com eles, e batizava.

23 Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados.

24 Porque ainda João não tinha sido lançado na prisão.

25 Houve então uma questão entre os discípulos de João e os judeus acerca da purificação.

26 E foram ter com João, e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tu deste testemunho, ei-lo batizando, e todos vão ter com ele.

27 João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.

28 Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele.

29 Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.

30 É necessário que ele cresça e que eu diminua.

31 Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos.

32 E aquilo que ele viu e ouviu isso testifica; e ninguém aceita o seu testemunho.

33 Aquele que aceitou o seu testemunho, esse confirmou que Deus é verdadeiro.

34 Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida.

35 O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos.

36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

João

Diálogo de Jesus com Nicodemos (João 3:1-21)

Iniciativa de Nicodemos (v. 1-2)
Nicodemos, um respeitado líder judaico, visita secretamente Jesus à noite, reconhecendo sua autoridade divina baseada em seus milagres. Ele busca orientação espiritual.

Nascimento Espiritual (v. 3-8)
Jesus enfatiza a necessidade de um “nascimento de novo” no Espírito, uma transformação interna que permite ver e entrar no reino de Deus. Ele compara o renascimento espiritual ao vento, que é invisível e imprevisível, mas evidencia sua presença.

Dúvidas de Nicodemos (v. 9-12)
Nicodemos fica perplexo com a ideia de renascimento. Jesus o repreende por sua falta de compreensão apesar de ser um professor de Israel. Ele explica que testemunha o que viu e ouviu, mas seu testemunho é rejeitado.

Luz e Trevas (v. 13-21)
Jesus declara sua autoridade celestial como Filho do Homem e afirma que levanta a si mesmo como Moisés levantou a serpente no deserto. Ele enfatiza o amor de Deus, manifestado através do envio de seu Filho para trazer salvação, não condenação. Aqueles que rejeitam a luz da verdade preferem as trevas por causa de suas más obras, enquanto os que amam a verdade buscam a luz para revelar suas obras justas.## Encontro Noturno de Nicodemos com Jesus (João 3:1-36)

Nicodemos, um líder dos judeus, vai até Jesus à noite para expressar sua admiração por seus milagres e pedir orientação. Jesus declara a necessidade de um novo nascimento espiritual (v. 3), explicando que isso envolve o batismo na água e no Espírito (v. 5). Ele enfatiza que aqueles que creem no Filho de Deus terão vida eterna (v. 16).

A Importância do Batismo (João 3:22-36)

Após o encontro com Nicodemos, Jesus e seus discípulos foram para a Judeia, onde batizaram muitas pessoas (v. 22). João Batista também batizava nas proximidades, mas enfatizou que seu papel era diminuir para que Jesus crescesse em destaque (v. 30). Jesus afirmou sua autoridade vinda de cima e testemunhou sobre as coisas celestiais (v. 31).

O Julgamento e a Salvação (João 3:17-21, 36)

Jesus declarou que Deus enviou seu Filho para salvar o mundo, não para condená-lo (v. 17). Quem crê no Filho não será condenado, enquanto quem não crê já está condenado (v. 18). A condenação resulta da preferência pelas trevas em vez da luz devido às más obras dos indivíduos (v. 19). Por outro lado, aqueles que praticam a verdade vêm para a luz, pois suas obras são feitas em Deus (v. 21).## Encontro Noturno com Nicodemos (João 3:1-2)

Nicodemos, um fariseu e líder judeu, reconheceu a autoridade divina de Jesus e procurou-o secretamente à noite para aprender mais sobre seus ensinamentos.

O Novo Nascimento (João 3:3-8)

Jesus esclareceu que o verdadeiro conhecimento e acesso ao reino de Deus exigem um “novo nascimento”, uma transformação espiritual através da água (batismo) e do Espírito (a presença vivificante de Deus). Ele comparou esse processo ao vento misterioso que sopra livremente, trazendo mudanças invisíveis.

A Condenação e a Vida Eterna (João 3:16-18)

Deus demonstrou seu imenso amor ao mundo enviando seu Filho unigênito, Jesus, para morrer como sacrifício pelos pecados da humanidade. Quem acredita em Jesus recebe o perdão e a vida eterna, enquanto aqueles que rejeitam seu sacrifício enfrentam a condenação.

A Luz e as Trevas (João 3:19-21)

O contraste entre a luz e as trevas é uma metáfora poderosa usada para descrever a batalha entre o bem e o mal. Aqueles que praticam o mal evitam a luz, mas aqueles que buscam a verdade e a bondade são atraídos para ela, pois suas ações são “feitas em Deus”.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo