(João 19:31-37)

31 Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.

32 Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado;

33 Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas.

34 Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

35 E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais.

36 Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado.

37 E outra vez diz a Escritura: Verão aquele que traspassaram.

João

Os Judeus Pedem Para Quebrar as Pernas dos Crucificados (João 19:31)

Os judeus, preocupados com o sábado que se aproximava, pediram a Pilatos que quebrasse as pernas dos crucificados para acelerar suas mortes e retirá-los da cruz.

Os Soldados Quebram as Pernas dos Outros, Mas Não de Jesus (João 19:32-33)

Os soldados obedeceram e quebraram as pernas dos outros dois crucificados, mas quando chegaram a Jesus, viram que ele já estava morto e, portanto, não quebraram suas pernas.

O Lado de Jesus É Perfurrado (João 19:34)

Apesar de Jesus estar morto, um soldado perfurou seu lado com uma lança, de onde imediatamente fluíram sangue e água.

O Testemunho do Apóstolo João (João 19:35)

O apóstolo João, que testemunhou esse evento, atesta a veracidade do milagre, enfatizando que ele o viu e que seus testemunhos são confiáveis.## O Pedido dos Judeus (João 19:31)

Os judeus temiam que os corpos permanecessem na cruz durante o sábado, considerado um dia sagrado. Eles imploraram a Pilatos que quebrasse as pernas dos crucificados para acelerar sua morte e permitir que fossem removidos antes do pôr do sol.

A Realização do Pedido (João 19:32)

Os soldados foram e quebraram as pernas dos dois ladrões crucificados com Jesus. No entanto, chegaram a Jesus e perceberam que ele já estava morto.

A Lançada do Soldado (João 19:34)

Apesar de Jesus estar morto, um soldado perfurou seu lado com uma lança, causando um fluxo de sangue e água. Este ato simbólico antecipou os sacramentos da Eucaristia e do Batismo.

O Testemunho do Apóstolo (João 19:35)

O apóstolo João testemunhou o derramamento de sangue e água de Jesus. Seu testemunho serve como um poderoso lembrete da morte de Jesus e dos benefícios que ela traz aos crentes.## Preparação para o Sábado (João 19:31)

Os judeus, desejosos de cumprir a lei do sábado, pediram a Pilatos que quebrassem as pernas dos crucificados para acelerar suas mortes. Assim, os corpos poderiam ser removidos da cruz antes do pôr do sol, quando o sábado começava.

Quebrando as Pernas (João 19:32)

Os soldados cumpriram o pedido, quebrando as pernas dos dois ladrões crucificados com Jesus. No entanto, ao chegarem a Jesus, viram que Ele já estava morto e, portanto, pouparam-Lhe essa indignidade.

A Lançada do Lado (João 19:34)

Um soldado, para confirmar a morte de Jesus, perfurou Seu lado com uma lança. Imediatamente, sangue e água jorraram do ferimento, um testemunho físico da morte e ressurreição iminentes de Jesus.

Cumprimento da Escritura (João 19:36-37)

A preservação dos ossos de Jesus cumpriu a profecia do Salmo 34:20: “Ele guarda todos os seus ossos; nem um deles será quebrado”. Além disso, a visão dos soldados transpassando Jesus cumpriu a profecia de Zacarias 12:10: “Olharão para mim, a quem traspassaram”.## Cumprimento da Profecia: Preservação dos Ossos de Jesus (João 19:36)

“Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado.” (João 19:36)

O cumprimento desta profecia (Êxodo 12:46, Números 9:12) é um testemunho da precisão da Palavra de Deus. Apesar da cruel tradição romana de quebrar as pernas dos crucificados para acelerar a morte, os ossos de Jesus permaneceram intactos devido à intervenção divina.

Testemunho Ocular: Água e Sangue do Lado Transpassado (João 19:34-35)

“Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.” (João 19:34-35)

O testemunho do apóstolo João, testemunha ocular da crucificação, confirma este milagre incomum. A liberação de sangue e água do lado transpassado de Jesus pode ser interpretada simbolicamente como a oferta dos sacramentos da Eucaristia e do Batismo.

Impacto da Morte de Jesus: Ver o Traspassado (João 19:37)

“E outra vez diz a Escritura: Verão aquele que traspassaram.” (João 19:37)

Esta citação de Zacarias 12:10 prediz que aqueles que perfuraram Jesus reconhecerão sua verdadeira identidade. O ato de ver o traspassado é um chamado à reflexão e ao arrependimento, oferecendo uma oportunidade de salvação através da fé em Cristo.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo