(João 13:21-30)

21 Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair.

22 Então os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava.

23 Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus.

24 Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava.

25 E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é?

26 Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão.

27 E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa.

28 E nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto.

29 Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres.

30 E, tendo Judas tomado o bocado, saiu logo. E era já noite.

João

## A Perturbação de Jesus (João 13:21)

Jesus, profundamente angustiado, declara que um de seus discípulos irá traí-lo. Os discípulos, perplexos, olham uns para os outros, tentando identificar o traidor.

### O Discípulo Amado (João 13:23)

O “discípulo amado”, reclinado no peito de Jesus, é identificado como aquele que fará a pergunta. Pedro, ansioso, sinaliza para ele perguntar quem é o traidor.

### O Bocado e a Entrada de Satanás (João 13:26-27)

Jesus dá um bocado molhado a Judas Iscariotes, indicando-o como o traidor. Após receber o bocado, Satanás entra em Judas, incitando-o à ação.

### A Saída de Judas (João 13:30)

Judas, impulsionado por Satanás, sai imediatamente da mesa, indo executar seu plano traiçoeiro. Os discípulos, confusos, especulam sobre o propósito da mensagem de Jesus.## A Revelação da Traição (João 13:21)

  • O versículo 21 inicia o relato da revelação da traição de Judas Iscariotes. Jesus, perturbado, afirma que um dos discípulos o trairá, deixando-os em dúvida e apreensão.

A Identificação do Traidor (João 13:23-26)

  • João, o discípulo amado, deitado no peito de Jesus, pergunta quem é o traidor (v. 23-25). Jesus indica Judas Iscariotes dando-lhe o pão molhado (v. 26).

A Entrada de Satanás (João 13:27)

  • Após receber o pão, Satanás entra em Judas (v. 27). Jesus exorta Judas a agir rapidamente, mas seus motivos permanecem desconhecidos para os outros discípulos.

A Confusão dos Discípulos (João 13:28-30)

  • Os discípulos não compreendem o propósito das palavras de Jesus (v. 28). Alguns pensam que Judas estava sendo instruído a comprar suprimentos para a Páscoa ou a dar esmolas aos pobres (v. 29). Quando Judas sai após receber o pão, é noite, simbolizando a escuridão da traição que se aproxima.## A Perturbação de Jesus (João 13:21)

Jesus ficou profundamente perturbado ao revelar que um de seus discípulos o trairia. Essa perturbação reflete a gravidade do pecado da traição, pois é um ato que rompe o pacto sagrado entre Mestre e discípulo.

A Dúvida dos Discípulos (João 13:22)

Os discípulos ficaram perplexos com a declaração de Jesus, pois não podiam imaginar quem entre eles seria capaz de tal traição. Eles se olhavam uns para os outros, cheios de desconfiança e medo.

João, o Discípulo Amado (João 13:23-25)

O discípulo a quem Jesus amava, identificado como João, estava reclinado no peito de Jesus durante a refeição. Ele foi o único que ousou perguntar a Jesus quem o trairia.

A Identificação de Judas (João 13:26)

Jesus deu a Judas Iscariotes um pedaço de pão molhado como um sinal de sua traição. Ao receber o pão, Satanás entrou em Judas, indicando que ele estava sob o controle do maligno e que a traição já estava planejada.## Jesus Prediz Sua Traição (João 13:21)

Jesus ficou profundamente perturbado ao revelar que um de seus discípulos o trairia. Essa profecia abalou os discípulos, que se entreolharam incrédulos.

O Discípulo Amado (João 13:23-25)

O discípulo amado, identificado pelos estudiosos como João, estava reclinado ao lado de Jesus. Simão Pedro sinalizou para João perguntar quem seria o traidor. João se inclinou para Jesus e indagou: “Senhor, quem é?”.

A Identificação de Judas (João 13:26-27)

Jesus indicou Judas Iscariotes como o traidor, oferecendo-lhe um pedaço de pão molhado. Depois que Judas o tomou, Satanás entrou nele, e Jesus o instruiu a agir rapidamente.

A Partida de Judas (João 13:29-30)

Os discípulos não entenderam o significado da ação de Jesus, acreditando que ele estivesse dando instruções a Judas sobre preparativos para a Páscoa ou caridade. Judas pegou o pão e saiu imediatamente, enquanto a noite caía.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo