(Jó 4:10-11) (Jó 22:25) (Jó 26:13) (Jó 30:6) (Jó 40:16) (Jó 41:34) (Jó 41:5-6) (Jó 42:5)…

10 O rugido do leão, e a voz do leão feroz, e os dentes dos leõezinhos se quebram.

13 Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.

13 Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas.

22 E de Dã disse: Dã é cria de leão; que salta de Basã.

10 Fez-se-me como urso de emboscada, um leão em esconderijos.

7 Serei, pois, para eles como leão; como leopardo espiarei no caminho.

30 O leão, o mais forte entre os animais, que não foge de nada;

29 O seu rugido será como o do leão; rugirão como filhos de leão; sim, rugirão e arrebatarão a presa, e a levarão, e não haverá quem a livre.

11 Onde está agora o covil dos leões, e as pastagens dos leõezinhos, onde passeava o leão velho, e o filhote do leão, sem haver ninguém que os espantasse?

9 Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará?

8 Nunca a pisaram filhos de animais altivos, nem o feroz leão passou por ela.

21 Salva-me da boca do leão; sim, ouviste-me, das pontas dos bois selvagens.

6 Porque subiu contra a minha terra uma nação poderosa e sem número; os seus dentes são dentes de leão, e têm queixadas de um leão velho.

12 Parecem-se com o leão que deseja arrebatar a sua presa, e com o leãozinho que se põe em esconderijos.

13 Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas.

11 Perece o leão velho, porque não tem presa; e os filhos da leoa andam dispersos.

8 Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor DEUS, quem não profetizará?

6 Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos.

28 Então foi, e achou o cadáver estendido no caminho, e o jumento e o leão, que estavam parados junto ao cadáver; e o leão não tinha devorado o corpo, nem tinha despedaçado o jumento.

24 Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; e o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver.

36 E ele lhe disse: Porque não obedeceste à voz do Senhor, eis que, em te apartando de mim, um leão te ferirá. E como dele se apartou, um leão o encontrou e o feriu.

13 Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge.

12 Como o rugido do leão jovem é a indignação do rei, mas como o orvalho sobre a relva é a sua benevolência.

15 Como leão rugidor, e urso faminto, assim é o ímpio que domina sobre um povo pobre.

2 Como o rugido do leão é o terror do rei; o que o provoca à ira peca contra a sua própria alma.

7 A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.

10 Andarão após o Senhor; ele rugirá como leão; rugindo, pois, ele, os filhos do ocidente tremerão.

16 Porque se vai crescendo; tu me caças como a um leão feroz; tornas a fazer maravilhas para comigo.

2 Para que ele não arrebate a minha alma, como leão, despedaçando-a, sem que haja quem a livre.

9 Arma ciladas no esconderijo, como o leão no seu covil; arma ciladas para roubar o pobre; rouba-o, prendendo-o na sua rede.

4 Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto).

3 E clamou com grande voz, como quando ruge um leão; e, havendo clamado, os sete trovões emitiram as suas vozes.

1 Os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão.

8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

9 Encurvou-se, deitou-se como leão, e como leoa; quem o despertará? benditos os que te abençoarem, e malditos os que te amaldiçoarem.

4 Rugirá o leão no bosque, sem que tenha presa? Levantará o leãozinho no seu covil a sua voz, se nada tiver apanhado?

8 Tornou-se a minha herança para mim como leão numa floresta; levantou a sua voz contra mim, por isso eu a odiei.

13 Esperei com paciência até à madrugada; como um leão quebrou todos os meus ossos; desde a manhã até à noite me acabarás.

9 Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; porém só os remidos andarão por ele.

8 E clamou: Um leão, meu Senhor! Sobre a torre de vigia estou em pé continuamente de dia, e de guarda me ponho noites inteiras.

30 Em vão castiguei os vossos filhos; eles não aceitaram a correção; a vossa espada devorou os vossos profetas como um leão destruidor.

6 E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.

12 O leão arrebatava o que bastava para os seus filhotes, e estrangulava a presa para as suas leoas, e enchia de presas as suas cavernas, e os seus covis de rapina.

17 Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.

8 Como ursa roubada dos seus filhos, os encontrarei, e lhes romperei as teias do seu coração, e como leão ali os devorarei; as feras do campo os despedaçarão.

24 Eis que o povo se levantará como leoa, e se erguerá como leão; não se deitará até que coma a presa, e beba o sangue dos mortos.

15 Os filhos de leão rugiram sobre ele, levantaram a sua voz; e fizeram da sua terra uma desolação; as suas cidades se queimaram, e ninguém habita nelas.

38 Deixou a sua tenda, como o filho de leão; porque a sua terra foi posta em desolação, por causa do furor do opressor, e por causa do furor da sua ira.

36 Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.

34 Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,

5 Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate; e, chegando às vinhas de Timnate eis que um filho de leão, rugindo, lhe saiu ao encontro.

5 E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.

14 E cada um tinha quatro rostos; o rosto do primeiro era rosto de querubim, e o rosto do segundo, rosto de homem, e do terceiro era rosto de leão, e do quarto, rosto de águia.

8 E depois de alguns dias voltou ele para tomá-la; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto, eis que nele havia um enxame de abelhas com mel.

14 Porque para Efraim serei como um leão, e como um leãozinho à casa de Judá: eu, eu o despedaçarei, e irme-ei embora; arrebatarei, e não haverá quem livre.

19 É como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra.

2 E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.

37 Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.

25 E eis que alguns homens passaram, e viram o corpo lançado no caminho, como também o leão, que estava junto ao corpo; e foram, e o disseram na cidade onde o velho profeta habitava.

7 E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.

10 Então até o homem valente, cujo coração é como coração de leão, sem dúvida desmaiará; porque todo o Israel sabe que teu pai é valoroso, e homens valentes os que estão com ele.

25 O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.

22 Também Benaia, filho de Joiada, filho de um homem poderoso de Cabzeel, grande em obras; ele feriu a dois heróis de Moabe; e também desceu, e feriu um leão dentro de uma cova, no tempo da neve.

12 Assim diz o Senhor: Como o pastor livra da boca do leão as duas pernas, ou um pedaço da orelha, assim serão livrados os filhos de Israel que habitam em Samaria, no canto da cama, e no damasco do leito.

9 E tomou-o nas suas mãos, e foi andando e comendo dele; e foi a seu pai e a sua mãe, e deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão.

25 Conspiração dos seus profetas há no meio dela, como um leão que ruge, que arrebata a presa; eles devoram as almas; tomam tesouros e coisas preciosas, multiplicam as suas viúvas no meio dela.

10 E a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem; e do lado direito todos os quatro tinham rosto de leão, e do lado esquerdo todos os quatro tinham rosto de boi; e também tinham rosto de águia todos os quatro.

20 Também Benaia, filho de Joiada, filho de um homem valoroso de Cabzeel, grande em obras, este feriu dois fortes heróis de Moabe; e desceu ele, e feriu um leão no meio duma cova, no tempo da neve.

26 E, ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à ordem do Senhor; por isso o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe dissera.

4 O primeiro era como leão, e tinha asas de águia; enquanto eu olhava, foram-lhe arrancadas as asas, e foi levantado da terra, e posto em pé como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem.

6 Por isso um leão do bosque os feriu, um lobo dos desertos os assolará; um leopardo vigia contra as suas cidades; qualquer que sair delas será despedaçado; porque as suas transgressões se avolumam, multiplicaram-se as suas apostasias.

7 Já um leão subiu da sua ramada, e um destruidor dos gentios; ele já partiu, e saiu do seu lugar para fazer da tua terra uma desolação, a fim de que as tuas cidades sejam destruídas, e ninguém habite nelas.

8 E o restante de Jacó estará entre os gentios, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais do bosque, como um leãozinho entre os rebanhos de ovelhas, o qual, quando passar, pisará e despedaçará, sem que haja quem as livre.

6 Peso dos animais do sul. Para a terra de aflição e de angústia (de onde vêm a leoa e o leão, a víbora, e a serpente ardente, voadora) levarão às costas de jumentinhos as suas riquezas, e sobre as corcovas de camelos os seus tesouros, a um povo que de nada lhes aproveitará.

6 Então o Espírito do Senhor se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.

2 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre Faraó, rei do Egito, e dize-lhe: Eras semelhante a um filho do leão entre as nações, mas tu és como uma baleia nos mares, e rompias os teus rios, e turbavas as águas com os teus pés, e pisavas os teus rios.

18 Disseram, pois, a Sansão os homens daquela cidade, ao sétimo dia, antes de se pôr o sol: Que coisa há mais doce do que o mel? E que coisa há mais forte do que o leão? E ele lhes disse: Se vós não lavrásseis com a minha novilha, nunca teríeis descoberto o meu enigma.

19 Eis que ele como leão subirá da enchente do Jordão contra a morada do forte; porque num momento o farei correr dali; e quem é o escolhido que porei sobre ela? Pois quem é semelhante a mim? e quem me fixará o tempo? e quem é o pastor que subsistirá perante mim?

44 Eis que ele como leão subirá da enchente do Jordão, contra a morada forte, porque num momento o farei correr dali; e quem é o escolhido que porei sobre ela? porque quem é semelhante a mim, e quem me fixará o tempo? E quem é o pastor que poderá permanecer perante mim?

4 Porque assim me disse o Senhor: Como o leão e o leãozinho rugem sobre a sua presa, ainda que se convoque contra ele uma multidão de pastores, não se espantam das suas vozes, nem se abatem pela sua multidão, assim o Senhor dos Exércitos descerá, para pelejar sobre o monte Sião, e sobre o seu outeiro.

O Rugido do Leão (Jó 4:10-11)

O rugido do leão, símbolo de poder e autoridade, é uma metáfora para a voz de Deus. Quando Deus fala, sua palavra tem o poder de quebrar o orgulho dos pecadores (v. 10). Como os dentes de um leãozinho são frágeis, o poder de Deus pode esmagar o coração dos rebeldes e trazê-los à submissão.

Vencendo o Leão e a Serpente (Jó 13:13)

Jó afirma sua confiança em Deus, declarando que Ele o protegerá do leão e da serpente (v. 13). O leão representa o inimigo, que busca destruir Jó, enquanto a serpente simboliza a tentação e o pecado. Jó acredita que Deus é mais forte que estes perigos e lhe dará vitória sobre eles.

O Preguiçoso e o Leão (Jó 13:22)

O preguiçoso usa o medo de um leão como desculpa para evitar o trabalho (v. 22). Ele afirma que um leão pode estar no caminho, impedindo-o de realizar suas tarefas. No entanto, esta é uma desculpa infundada, pois os verdadeiros seguidores de Deus não têm medo de enfrentar os desafios e não permitem que a preguiça os impeça de cumprir seus deveres.

O Leão como Emboscada (Jó 10:10)

Jó lamenta o sofrimento que Deus permitiu em sua vida (v. 10). Ele se sente como um urso caçando em uma emboscada, ou um leão escondido à espreita. Ele se sente vulnerável e sobrecarregado, como se Deus estivesse espreitando para atacá-lo.## Quebra dos Dentes dos Leões e a Proteção Contra Cobra (Jó 4:10-13; Jó 30:30; Jó 41:5-6; Jó 26:13)

A força bruta dos leões é enfatizada em Jó 4:10-13, onde o rugido do leão e do leão feroz quebram os dentes dos “leõezinhos”. O texto implica que os jovens e inexperientes são incapazes de enfrentar os desafios e perigos do mundo. Jó 30:30 compara a condição enfraquecida do próprio Jó à de um leão cujo rugido se tornou fraco. Em Jó 41:5-6, Deus adverte Jó que tentar resistir a Ele é como atacar um leão enfurecido.

Jó 26:13 declara que Deus esmagou a cabeça da serpente (cobra ou Leviathan), simbolizando Sua vitória sobre o mal e o caos. Isso oferece consolo e proteção aos crentes, pois eles sabem que Deus os protegerá dos perigos espirituais e físicos.

Coragem e Força em Face do Perigo (Jó 22:25; Jó 40:16; Jó 41:34; Jó 10:16)

Em Jó 22:25, o Senhor é descrito como a “rocha” da fortaleza de Jó, protegendo-o dos perigos e provações da vida. Jó 40:16 enfatiza o poder e a majestade de Deus, afirmando que Seu “coração é tão duro como uma pedra”. Jó 41:34 aponta para o fato de que nenhum animal na Terra é páreo para Deus, que é o “rei sobre todos os filhos do orgulho”.

Apesar dos desafios da vida, Jó 10:16 expressa a esperança do salmista de que Deus lhe dará força para suportar as provações e livrá-lo daqueles que buscam destruí-lo. A coragem e a fé em Deus são essenciais para superar as adversidades.## O Rugido do Leão (Jó 4:10-11)

O rugido do leão, símbolo de força e poder, ecoa através das páginas das Escrituras. Em Jó 4:10-11, o Senhor fala por meio de Elifaz, descrevendo o leão como um animal temível que quebra os dentes dos leõezinhos. Esta imagem vívida retrata o poder irresistível de Deus e Sua capacidade de subjugar até mesmo os mais fortes adversários.

Pisando o Leão e a Serpente (Jó 22:25)

No capítulo 22 do livro de Jó, o Senhor continua Sua repreensão por meio de Elifaz. Em Jó 22:25, Ele afirma que aqueles que confiam nEle “pisarão o leão e a cobra; calcarão aos pés o filho do leão e a serpente”. Isso demonstra que aqueles protegidos por Deus estão imunes ao perigo e aos ataques do inimigo.

O Leão no Caminho (Jó 26:13)

Jó 26:13 descreve Deus como “Aquele que pisa o leão e a cobra”. Esta metáfora enfatiza o poder absoluto de Deus sobre as forças do mal, assim como Sua capacidade de subjugar as provações e dificuldades da vida. Ele é o Senhor que guia, protege e liberta Seu povo das armadilhas do inimigo.

O Leão Velho (Jó 30:6)

Em Jó 30:6, o próprio Jó lamenta sua condição, dizendo que ele se tornou “como um urso em esconderijos, um leão em esconderijos”. Esta imagem do leão derrotado e deslocado representa a profunda angústia e sofrimento de Jó. No entanto, também sugere que, mesmo nos momentos mais sombrios, Deus permanece presente, como um leão protegendo seus filhotes.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo