Jesus Confronta os Fariseus Sobre a Tradição (Mateus 15:1-20)

1 Então alguns fariseus e mestres da lei, vindos de Jerusalém, foram a Jesus e perguntaram:

2 “Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Pois não lavam as mãos antes de comer! “

3 Respondeu Jesus: “E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês?

4 Pois Deus disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’.

5 Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é uma oferta dedicada a Deus’,

6 ele não é obrigado a ‘honrar seu pai’ dessa forma. Assim vocês anulam a palavra de Deus por causa da tradição de vocês.

7 Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo:

8 ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

9 Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’”.

10 Jesus chamou para junto de si a multidão e disse: “Ouçam e entendam.

11 O que entra pela boca não torna o homem ‘impuro’; mas o que sai de sua boca, isto o torna ‘impuro’ “.

12 Então os discípulos se aproximaram dele e perguntaram: “Sabes que os fariseus ficaram ofendidos quando ouviram isso? “

13 Ele respondeu: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada pelas raízes.

14 Deixem-nos; eles são guias cegos. Se um cego conduzir outro cego, ambos cairão num buraco”.

15 Então Pedro pediu-lhe: “Explica-nos a parábola”.

16 “Será que vocês ainda não conseguem entender? “, perguntou Jesus:

17 “Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido?

18 Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’.

19 Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.

20 Essas coisas tornam o homem ‘impuro’; mas o comer sem lavar as mãos não o torna ‘impuro’ “.

21 Saindo daquele lugar, Jesus retirou-se para a região de Tiro e de Sidom.

22 Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito”.

23 Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: “Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós”.

24 Ele respondeu: “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel”.

25 A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, ajuda-me! “

26 Ele respondeu: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”.

27 Disse ela, porém: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”.

28 Jesus respondeu: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja”. E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.

29 Jesus saiu dali e foi para a beira do mar da Galiléia. Depois subiu a um monte e se assentou.

30 Uma grande multidão dirigiu-se a ele, levando-lhe os mancos, os aleijados, os cegos, os mudos e muitos outros, e os colocaram aos seus pés; e ele os curou.

31 O povo ficou admirado quando viu os mudos falando, os aleijados curados, os mancos andando e os cegos vendo. E louvaram o Deus de Israel.

32 Jesus chamou os seus discípulos e disse: “Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. Não quero mandá-los embora com fome, porque podem desfalecer no caminho”.

33 Os seus discípulos responderam: “Onde poderíamos encontrar, neste lugar deserto, pão suficiente para alimentar tanta gente? “

34 “Quantos pães vocês têm? “, perguntou Jesus. “Sete”, responderam eles, “e alguns peixinhos”.

35 Ele ordenou à multidão que se assentasse no chão.

36 Depois de tomar os sete pães e os peixes e dar graças, partiu-os e os entregou aos discípulos, e os discípulos à multidão.

37 Todos comeram até se fartar. E ajuntaram sete cestos cheios de pedaços que sobraram.

38 Os que comeram foram quatro mil homens, sem contar mulheres e crianças.

39 E, havendo despedido a multidão, Jesus entrou no barco e foi para a região de Magadã.

Mateus

A Hipocrisia dos Fariseus (Mateus 15:1-9)

Os fariseus confrontam Jesus sobre a impureza ritual, acusando seus discípulos de não lavar as mãos antes de comer. Jesus responde expondo sua hipocrisia, pois eles mesmo violam os mandamentos de Deus para seguir suas tradições. Eles anulam a palavra de Deus ao priorizar suas próprias regras, e Isaías os denuncia por sua adoração hipócrita com seus lábios, enquanto seus corações estão longe de Deus.

O que Torna Impuro (Mateus 15:10-20)

Jesus ensina que não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai de sua boca. As ações e palavras derivam do coração e são essas que contaminam. Ele lista os pensamentos maus, homicídios, adultérios, roubos e calúnias como fontes de impureza, destacando que comer sem lavar as mãos não é o que torna uma pessoa impura.

Fé e Compaixão (Mateus 15:21-39)

Jesus mostra compaixão pela mulher cananéia cuja filha está possuída por demônios, apesar de sua hesitação inicial em ajudá-la. A fé inabalável da mulher se manifesta quando ela se humilha, aceitando ser igual a um “cachorrinho”. Jesus cura a filha da mulher e demonstra que sua missão não se limita a Israel, mas se estende aos gentios que creem.

O Milagre da Multiplicação dos Pães (Mateus 15:29-39)

Jesus alimenta milagrosamente uma grande multidão de discípulos e outros seguidores com apenas sete pães e alguns peixes. Ele dá graças e distribui a comida por meio de seus discípulos, e todos são alimentados até ficarem satisfeitos. Este milagre demonstra o poder e a provisão de Jesus, bem como sua compaixão por aqueles que estão com fome e necessitados.## A Tradição Humana vs. o Mandamento Divino (Mateus 15:1-6)

Os fariseus questionam Jesus sobre seus discípulos não seguirem a tradição de lavar as mãos antes de comer. Jesus responde que eles transgredem o mandamento de Deus ao honrar a tradição humana. Eles afirmam que alguém pode se livrar da responsabilidade de honrar seus pais dedicando seus bens a Deus. Ao fazer isso, anulam a palavra de Deus e revelam sua hipocrisia.

O Coração Impuro (Mateus 15:7-20)

Jesus ensina que o que realmente torna alguém impuro não é o que entra pela boca, mas o que sai dela. O coração é a fonte de pensamentos e ações impuros, tais como assassinato, adultério, roubo e calúnia. É a impureza interior que contamina o indivíduo, não as práticas externas como lavar as mãos.

A Grande Fé da Mulher Cananéia (Mateus 15:21-28)

Jesus encontra uma mulher cananéia cuja filha está endemoninhada. Inicialmente, ele a ignora, mas sua persistência e grande fé o convencem a curar sua filha. Embora Jesus afirme que foi enviado apenas para o povo judeu, ele reconhece a fé extraordinária da mulher e a recompensa.

A Alimentação da Multidão (Mateus 15:29-39)

Jesus cura uma grande multidão que o seguiu por três dias sem comida. Com apenas sete pães e alguns peixes, ele alimenta milagrosamente quatro mil homens, além de mulheres e crianças. Este milagre demonstra o poder e a misericórdia de Jesus, que cuida das necessidades físicas e espirituais do povo.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo