Jeremias: Um Oráculo de Julgamento e Esperança (Jeremias 16:1-21)

1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

2 Não tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar.

3 Porque assim diz o Senhor, acerca dos filhos e das filhas que nascerem neste lugar, acerca de suas mães, que os tiverem, e de seus pais que os gerarem nesta terra:

4 Morrerão de enfermidades dolorosas, e não serão pranteados nem sepultados; servirão de esterco sobre a face da terra; e pela espada e pela fome serão consumidos, e os seus cadáveres servirão de mantimento para as aves do céu e para os animais da terra.

5 Porque assim diz o Senhor: Não entres na casa do luto, nem vás a lamentar, nem te compadeças deles; porque deste povo, diz o Senhor, retirei a minha paz, benignidade e misericórdia.

6 E morrerão grandes e pequenos nesta terra, e não serão sepultados, e não os prantearão, nem se farão por eles incisões, nem por eles se raparão os cabelos.

7 E não se partirá pão para consolá-los por causa de seus mortos; nem lhes darão a beber do copo de consolação, pelo pai ou pela mãe de alguém.

8 Nem entres na casa do banquete, para te assentares com eles a comer e a beber.

9 Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que farei cessar, neste lugar, perante os vossos olhos, e em vossos dias, a voz de gozo e a voz de alegria, a voz do esposo e a voz da esposa.

10 E será que, quando anunciares a este povo todas estas palavras, e eles te disserem: Por que pronuncia o Senhor sobre nós todo este grande mal? E qual é a nossa iniqüidade, e qual é o nosso pecado, que cometemos contra o Senhor nosso Deus?

11 Então lhes dirás: Porquanto vossos pais me deixaram, diz o Senhor, e se foram após outros deuses, e os serviram, e se inclinaram diante deles, e a mim me deixaram, e a minha lei não a guardaram.

12 E vós fizestes pior do que vossos pais; porque, eis que cada um de vós anda segundo o propósito do seu mau coração, para não me dar ouvidos a mim.

13 Portanto lançar-vos-ei fora desta terra, para uma terra que não conhecestes, nem vós nem vossos pais; e ali servireis a deuses alheios de dia e de noite, porque não usarei de misericórdia convosco.

14 Portanto, eis que dias vêm, diz o Senhor, em que nunca mais se dirá: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito.

15 Mas: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha lançado; porque eu os farei voltar à sua terra, a qual dei a seus pais.

16 Eis que mandarei muitos pescadores, diz o Senhor, os quais os pescarão; e depois enviarei muitos caçadores, os quais os caçarão de sobre todo o monte, e de sobre todo o outeiro, e até das fendas das rochas.

17 Porque os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos; não se escondem da minha face, nem a sua maldade se encobre aos meus olhos.

18 E primeiramente pagarei em dobro a sua maldade e o seu pecado, porque profanaram a minha terra com os cadáveres das suas coisas detestáveis, e das suas abominações encheram a minha herança.

19 Ó Senhor, fortaleza minha, e força minha, e refúgio meu no dia da angústia; a ti virão os gentios desde os fins da terra, e dirão: Nossos pais herdaram só mentiras, e vaidade, em que não havia proveito.

20 Porventura fará um homem deuses para si, que contudo não são deuses?

21 Portanto, eis que lhes farei conhecer, desta vez lhes farei conhecer a minha mão e o meu poder; e saberão que o meu nome é o Senhor.

Jeremias

O Oráculo do Julgamento de Deus (Jeremias 16:2-4)

Deus ordena a Jeremias que não tenha filhos no exílio porque a punição para as crianças nascidas na terra será terrível. Morrerão de doenças dolorosas, serão deixados sem sepultura e seus corpos servirão de alimento para pássaros e animais.

Exclusão da Comunhão e do Luto (Jeremias 16:5-7)

Deus retira sua paz, bondade e misericórdia do povo devido à sua desobediência. Ele proíbe Jeremias de participar de casas de luto ou banquetes, pois não haverá mais motivos para celebração ou consolo.

O Cessar da Alegria (Jeremias 16:8-13)

Deus declara que cessará toda a alegria e celebração na terra. O povo questionará o motivo de tais punições, e Jeremias responderá que é devido à sua rejeição a Deus e à sua rebelião. Eles serão expulsos da terra e servirão a deuses estrangeiros.

O Retorno do Exílio (Jeremias 16:14-18)

Deus promete restaurar Israel do exílio, mas não para a terra que conheciam anteriormente. Eles serão enviados para uma terra estrangeira, onde o pecado deles será punido duplamente pela profanação da herança de Deus com seus ídolos e abominações.## Não Se Casar e Não Ter Filhos (Jeremias 16:1-4)

Deus instrui Jeremias a não se casar ou ter filhos em Jerusalém, pois as crianças nascidas naquele lugar sofreriam mortes terríveis e não seriam lamentadas. Eles se tornariam “esterco sobre a face da terra” (v. 4), consumidos pela espada, fome e animais selvagens.

Evitar o Luto e o Banquete (Jeremias 16:5-9)

Deus proíbe Jeremias de entrar em casas de luto ou banquetes porque havia removido sua paz, bondade e misericórdia do povo. Grandes e pequenos morreriam sem lamentação ou consolo, e a alegria e o regozijo cessariam (v. 9).

A Razão do Julgamento (Jeremias 16:10-13)

Jeremias deveria dizer ao povo que seu julgamento era devido à idolatria e desobediência. Eles haviam abandonado Deus e seguido outros falsos deuses, piorando a situação de seus ancestrais. Por causa disso, Deus os expulsaria da terra para servir a deuses estrangeiros e não mostraria misericórdia.

A Esperança do Restauro (Jeremias 16:14-21)

Apesar do julgamento, Deus prometia um tempo de restauração. O povo seria levado de volta à sua terra, e Deus enviaria “pescadores” e “caçadores” para trazê-los de volta. Ele conhecia todas as suas obras e os julgaria por seus pecados, mas também estenderia seu refúgio aos gentios que reconhecessem a inutilidade de seus ídolos. Deus se revelaria com seu poder, e seu nome seria conhecido como “Senhor” (v. 21).## Jeremias: Uma Proclamação de Julgamento e Esperança (Jeremias 16:1-4)

Deus ordena a Jeremias que não case ou tenha filhos, pois os nascidos naquele lugar sofrerão mortes cruéis e serão deixados sem sepultura como sinal do julgamento divino. Sua terra será devastada, e seus cadáveres servirão de alimento para os animais.

A Retirada da Presença Divina (Jeremias 16:5-7)

Deus retirou sua paz, benignidade e misericórdia do povo, proibindo Jeremias de participar em rituais de luto e consolo. A dor e o sofrimento serão severos, e não haverá apoio ou compaixão para aqueles que sofrem.

A Cessação da Alegria (Jeremias 16:8-9)

Deus cessará a voz de alegria e celebração, incluindo as festividades de casamento. O povo enfrentará uma profunda tristeza e desolação, pois suas vidas serão privadas de felicidade e contentamento.

O Porquê do Julgamento (Jeremias 16:10-12)

Quando o povo questionar o motivo do julgamento, Jeremias revelará sua idolatria e desobediência. Eles abandonaram Deus e seguiram ídolos, rejeitando Sua lei e andando de acordo com seus próprios desejos pecaminosos.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo