Jeremias’ Profecia Contra Judá (Jeremias 26:1-24)

1 No princípio do reinado de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, veio esta palavra do SENHOR, dizendo:

2 Assim diz o Senhor: Põe-te no átrio da casa do Senhor e dize a todas as cidades de Judá, que vêm adorar na casa do Senhor, todas as palavras que te mandei que lhes dissesses; não omitas nenhuma palavra.

3 Bem pode ser que ouçam, e se convertam cada um do seu mau caminho, e eu me arrependa do mal que intento fazer-lhes por causa da maldade das suas ações.

4 Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor: Se não me derdes ouvidos para andardes na minha lei, que pus diante de vós,

5 Para que ouvísseis as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos envio, madrugando e enviando, mas não ouvistes;

6 Então farei que esta casa seja como Siló, e farei desta cidade uma maldição para todas as nações da terra.

7 Os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo, ouviram a Jeremias, falando estas palavras na casa do Senhor.

8 E sucedeu que, acabando Jeremias de dizer tudo quanto o Senhor lhe havia ordenado que dissesse a todo o povo, pegaram nele os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo, dizendo: Certamente morrerás,

9 Por que profetizaste no nome do Senhor, dizendo: Como Siló será esta casa, e esta cidade será assolada, de sorte que não fique nenhum morador nela? E ajuntou-se todo o povo contra Jeremias, na casa do Senhor.

10 E, ouvindo os príncipes de Judá estas palavras, subiram da casa do rei à casa do Senhor, e se assentaram à entrada da porta nova do Senhor.

11 Então falaram os sacerdotes e os profetas aos príncipes e a todo o povo, dizendo: Este homem é réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com os vossos ouvidos.

12 E falou Jeremias a todos os príncipes e a todo o povo, dizendo: O Senhor me enviou a profetizar contra esta casa, e contra esta cidade, todas as palavras que ouvistes.

13 Agora, pois, melhorai os vossos caminhos e as vossas ações, e ouvi a voz do Senhor vosso Deus, e arrepender-se-á o Senhor do mal que falou contra vós.

14 Quanto a mim, eis que estou nas vossas mãos; fazei de mim conforme o que for bom e reto aos vossos olhos.

15 Sabei, porém, com certeza que, se me matardes, trareis sangue inocente sobre vós, e sobre esta cidade, e sobre os seus habitantes; porque, na verdade, o Senhor me enviou a vós, para dizer aos vossos ouvidos todas estas palavras.

16 Então disseram os príncipes, e todo o povo aos sacerdotes e aos profetas: Este homem não é réu de morte, porque em nome do Senhor, nosso Deus, nos falou.

17 Também se levantaram alguns homens dentre os anciãos da terra, e falaram a toda a congregação do povo, dizendo:

18 Miquéias, o morastita, profetizou nos dias de Ezequias, rei de Judá, e falou a todo o povo de Judá, dizendo: Assim disse o Senhor dos Exércitos: Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa como os altos de um bosque.

19 Mataram-no, porventura, Ezequias, rei de Judá, e todo o Judá? Antes não temeu ao Senhor, e não implorou o favor do Senhor? E o Senhor não se arrependeu do mal que falara contra eles? Nós fazemos um grande mal contra as nossas almas.

20 Também houve outro homem que profetizava em nome do Senhor, a saber: Urias, filho de Semaías de Quiriate-Jearim, o qual profetizou contra esta cidade, e contra esta terra, conforme todas as palavras de Jeremias.

21 E, ouvindo o rei Jeoiaquim, e todos os seus poderosos e todos os príncipes, as suas palavras, procurou o rei matá-lo; mas ouvindo isto, Urias temeu e fugiu, e foi para o Egito;

22 Mas o rei Jeoiaquim enviou alguns homens ao Egito, a saber: Elnatã, filho de Acbor, e outros homens com ele, ao Egito.

23 Os quais tiraram a Urias do Egito, e o trouxeram ao rei Jeoiaquim, que o feriu à espada, e lançou o seu cadáver nas sepulturas dos filhos do povo.

24 Porém a mão de Aicão, filho de Safã, foi com Jeremias, para que o não entregassem na mão do povo, para ser morto.

Jeremias

Jeremias Denuncia a Maldade de Judá

(Jeremias 26:1-6)

Jeremias recebe a ordem de Deus para profetizar contra Judá, alertando sobre o julgamento iminente se não se arrependerem. Se não obedecerem, Deus destruirá o templo como fez com Siló e tornará Jerusalém uma maldição para as nações.

Jeremias Ameaçado de Morte

(Jeremias 26:7-9)

Os sacerdotes, profetas e povo ficam furiosos com a profecia de Jeremias e o acusam de blasfêmia. Eles demandam a pena de morte, juntando-se contra ele no templo.

Jeremias Se Defende

(Jeremias 26:12-15)

Jeremias afirma que Deus o enviou para falar essas palavras e que matá-lo seria trazer sangue inocente sobre si mesmos e sua cidade. Ele insta-os a se arrependerem, mas sua defesa é em vão.

Jeremias Pouado

(Jeremias 26:16-24)

Apesar da acusação dos falsos profetas, os príncipes e o povo decidem que Jeremias não é culpado de morte. Eles se lembram do exemplo de Miqueias, que profetizou a destruição de Jerusalém no passado, mas foi poupado por Ezequias. Urias, outro profeta, tentou fugir, mas foi perseguido e morto pelo rei Jeoiaquim. No entanto, Aicão, filho de Safã, protege Jeremias da multidão, salvando sua vida.## Profecia de Jeremias contra Judá

1. Chamado de Jeremias (v. 1-2)

Jeremias é chamado por Deus para profetizar contra Judá, advertindo-os sobre sua maldade e as consequências de sua desobediência. Ele é instruído a transmitir uma mensagem de arrependimento, com a esperança de que os judeus se voltem para Deus e evitem a destruição.

Oposição e Julgamento (v. 3-6)

Apesar da mensagem de misericórdia, Jeremias encontra oposição e ameaças de morte. Os sacerdotes e profetas se opõem a ele, alegando que suas palavras são blasfemas e trairão Jerusalém. Jeremias permanece firme, anunciando que Deus destruirá a cidade e a tornará uma maldição para as nações.

Intercessão e Perdão (v. 7-13)

Diante da oposição, os príncipes e o povo apelam a Deus por misericórdia. Jeremias os exorta a se arrependerem e a obedecerem à lei de Deus. Ele os lembra da misericórdia de Deus para com o rei Ezequias e o profeta Miquéias, que profetizou a destruição de Jerusalém, mas foi poupado quando o povo se arrependeu.

Acusação de Traição (v. 14-24)

Os sacerdotes e profetas continuam a se opor a Jeremias, acusando-o de traição e exigindo sua execução. Jeremias defende sua inocência e afirma que está agindo por ordem de Deus. Os príncipes e o povo acreditam em Jeremias e rejeitam as acusações contra ele. No entanto, o rei Jeoiaquim persegue o profeta Urias, que também profetizou a destruição de Jerusalém, e o mata.Profetização de Jeremias Contra Judá

  • O Chamado ao Arrependimento (Jeremias 26:1-3)
    Deus ordena a Jeremias que profetize a Judá, alertando-os sobre as consequências de sua desobediência. Ele implora que eles se arrependam e se voltem para a lei de Deus.

  • O Julgamento Vindouro (Jeremias 26:4-6)
    Se Judá ignorar a mensagem de Deus, Ele os julgará, destruindo a cidade de Jerusalém e transformando o templo em uma desolação semelhante ao santuário de Siló.

  • Reação à Profetização (Jeremias 26:7-9)
    O povo, os sacerdotes e os profetas reagem com ira à profetização de Jeremias, acusando-o de blasfêmia e exigindo sua morte.

  • A Defesa de Jeremias (Jeremias 26:10-12)
    Os príncipes e alguns anciãos se levantam em defesa de Jeremias, recordando exemplos anteriores de profetas que foram perseguidos por proclamar a mensagem de Deus.

  • A Reação do Rei (Jeremias 26:20-23)
    O rei Jeoiaquim, enfurecido com a profetização de Urias, o outro profeta mencionado no texto, o caça e o mata. No entanto, a mão protetora de Deus está sobre Jeremias, livrando-o de um destino semelhante.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo