Isaías 8:1-22

1 Disse-me também o SENHOR: Toma um grande rolo, e escreve nele com caneta de homem: Apressando-se ao despojo, apressurou-se à presa.

2 Então tomei comigo fiéis testemunhas, a Urias sacerdote, e a Zacarias, filho de Jeberequias,

3 E fui ter com a profetisa, e ela concebeu, e deu à luz um filho; e o Senhor me disse: Põe-lhe o nome de Maer-Salal-Has-Baz.

4 Porque antes que o menino saiba dizer meu pai, ou minha mãe, se levarão as riquezas de Damasco, e os despojos de Samaria, diante do rei da Assíria.

5 E continuou o Senhor a falar ainda comigo, dizendo:

6 Porquanto este povo desprezou as águas de Siloé que correm brandamente, e alegrou-se com Rezim e com o filho de Remalias,

7 Portanto eis que o Senhor fará subir sobre eles as águas do rio, fortes e impetuosas, isto é, o rei da Assíria, com toda a sua glória; e subirá sobre todos os seus leitos, e transbordará por todas as suas ribanceiras.

8 E passará a Judá, inundando-o, e irá passando por ele e chegará até ao pescoço; e a extensão de suas asas encherá a largura da tua terra, ó Emanuel.

9 Ajuntai-vos, ó povos, e sereis quebrantados; dai ouvidos, todos os que sois de terras longínquas; cingi-vos e sereis feitos em pedaços, cingi-vos e sereis feitos em pedaços.

10 Tomai juntamente conselho, e ele será frustrado; dizei uma palavra, e ela não subsistirá, porque Deus é conosco.

11 Porque assim o Senhor me disse com mão forte, e me ensinou que não andasse pelo caminho deste povo, dizendo:

12 Não chameis conjuração, a tudo quanto este povo chama conjuração; e não temais o que ele teme, nem tampouco vos assombreis.

13 Ao Senhor dos Exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro.

14 Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores de Jerusalém.

15 E muitos entre eles tropeçarão, e cairão, e serão quebrantados, e enlaçados, e presos.

16 Liga o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos.

17 E esperarei ao Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei.

18 Eis-me aqui, com os filhos que me deu o Senhor, por sinais e por maravilhas em Israel, da parte do Senhor dos Exércitos, que habita no monte de Sião.

19 Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?

20 À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.

21 E passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e será que, tendo fome, e enfurecendo-se, então amaldiçoarão ao seu rei e ao seu Deus, olhando para cima.

22 E, olhando para a terra, eis que haverá angústia e escuridão, e sombras de ansiedade, e serão empurrados para as trevas.

Isaías

O Sinal de Maer-Salal-Has-Baz (Isaías 8:1-4)

Deus ordena Isaías a escrever uma mensagem simbólica em um pergaminho grande, alertando sobre o iminente saque de Damasco e Samaria pela Assíria. Ele então confirma a mensagem por meio do nascimento de um filho, a quem ele dá um nome profético: Maer-Salal-Has-Baz (“O despojo acelera, a presa se apressa”).

O Desprezo pelas Águas de Siloé (Isaías 8:5-8)

Deus expressa sua desaprovação pela confiança do povo de Judá em alianças políticas ao invés dele. Ele anuncia que enviará a Assíria, como um rio transbordante, para inundar Judá e punir sua rebeldia.

A Inutilidade das Alianças Humanas (Isaías 8:9-13)

Deus exorta as nações a se unirem contra ele, mas declara que seu plano será frustrado. Ele enfatiza que Deus está com os crentes e os instrui a santificá-lo e confiar nele acima de tudo.

O Julgamento de Israel (Isaías 8:14-16)

Deus adverte que sua palavra será uma pedra de tropeço e um obstáculo para aqueles que se recusam a seguir seus caminhos. Ele promete proteção para aqueles que confiam nele, mas julgamento para aqueles que desprezam sua lei.## O Sinal do Rolo Escrito (Isaías 8:1-4)

O Senhor instrui Isaías a escrever uma profecia em um grande rolo, simbolizando a inevitabilidade do julgamento que se aproxima. O nome do filho de Isaías, Maer-Salal-Has-Baz, prevê a rápida conquista de Damasco e Samaria pela Assíria.

O Desprezo pelas Águas de Siloé e a Ascensão da Assíria (Isaías 8:5-8)

O povo rejeitou as “águas de Siloé”, uma metáfora para a confiança em Deus, em vez disso, confiando em alianças humanas. Como punição, o Senhor enviará a “Assíria”, uma força devastadora que inundará Judá como um rio.

A Aliança de Deus com Emanuel (Isaías 8:9-10)

Apesar da ameaça iminente, Isaías promete que Deus estará com aqueles que confiam nele. Ele exorta os povos a buscar conselhos em vão, pois a salvação só vem por meio do Senhor.

Santificando o Senhor dos Exércitos (Isaías 8:11-14)

Isaías adverte contra o medo da opinião popular e incentiva o povo a “santificar” ou reverenciar somente o Senhor dos Exércitos. Ele será seu refúgio, mas também uma pedra de tropeço para aqueles que o desobedecem.

A Sorte dos Iníquos (Isaías 8:15-22)

Os ímpios tropeçarão, cairão e serão presos devido à sua rebelião. Isaías fala aos seus discípulos para preservarem a lei de Deus. Ele expressa esperança na salvação contínua, mesmo em meio aos tempos difíceis, e condena a consulta a médiuns e adivinhos. Os iníquos enfrentarão fome, angústia e escuridão, enquanto a luz de Deus é negada a eles.## O Sinal de Maer-Salal-Has-Baz (Isaías 8:1-4)

Deus ordenou que Isaías escrevesse uma mensagem num rolo, profetizando a rápida e iminente invasão da Síria e Israel pelo rei da Assíria. O nome do filho de Isaías, Maer-Salal-Has-Baz, simbolizava esta invasão: “apressando-se ao despojo, apressurou-se à presa”. Antes que o menino soubesse falar, Damasco e Samaria seriam conquistadas.

O Desprezo pelas Águas de Siloé (Isaías 8:5-8)

Deus repreendeu o povo por desprezar a paz e a segurança representadas pelas águas de Siloé e por confiar em alianças políticas instáveis com Rezim e o filho de Remalias. Portanto, Ele traria sobre eles as águas impetuosas do rei da Assíria, que inundariam Judá e atingiriam a própria extensão do território de Emanuel.

A Rocha de Tropeço (Isaías 8:9-15)

Deus alertou as nações de que aqueles que se unissem contra Israel seriam destruídos. Ele afirmou que aqueles que temessem as superstições populares, em vez do Senhor dos Exércitos, encontrariam nele uma rocha de tropeço e uma armadilha. Muitos tropeçariam, cairiam e seriam presos pelo inimigo.

A Lei e o Testemunho (Isaías 8:16-22)

Isaías foi instruído a preservar as palavras de Deus como um testemunho para as gerações futuras. Ele esperou pacientemente pelo Senhor, que escondeu o seu rosto da casa de Jacó. Apesar das provações, o profeta permaneceu firme na sua fé, reconhecendo o poder de Deus e a futilidade das práticas religiosas pagãs. Os que o desprezassem sofreriam fome, opressão e escuridão.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo