Injustiça e Idolatria Condenada (Isaías 57:1-21)

1 Perece o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal.

2 Entrará em paz; descansarão nas suas camas, os que houverem andado na sua retidão.

3 Mas chegai-vos aqui, vós os filhos da agoureira, descendência adulterina, e de prostituição.

4 De quem fazeis o vosso passatempo? Contra quem escancarais a boca, e deitais para fora a língua? Porventura não sois filhos da transgressão, descendência da falsidade,

5 Que vos inflamais com os deuses debaixo de toda a árvore verde, e sacrificais os filhos nos ribeiros, nas fendas dos penhascos?

6 Nas pedras lisas dos ribeiros está a tua parte; estas, estas são a tua sorte; sobre elas também derramaste a tua libação, e lhes ofereceste ofertas; contentar-me-ia eu com estas coisas?

7 Sobre o monte alto e levantado pões a tua cama; e lá subiste para oferecer sacrifícios.

8 E detrás das portas, e dos umbrais puseste o teu memorial; pois te descobriste a outros que não a mim, e subiste, alargaste a tua cama, e fizeste aliança com alguns deles; amaste a sua cama, onde quer que a viste.

9 E foste ao rei com óleo, e multiplicaste os teus perfumes e enviaste os teus embaixadores para longe, e te abateste até ao inferno.

10 Na tua comprida viagem te cansaste; porém não disseste: Não há esperança; achaste novo vigor na tua mão; por isso não adoeceste.

11 Mas de quem tiveste receio, ou temor, para que mentisses, e não te lembrasses de mim, nem no teu coração me pusesses? Não é porventura porque eu me calei, e isso há muito tempo, e não me temes?

12 Eu publicarei a tua justiça, e as tuas obras, que não te aproveitarão.

13 Quando clamares, livrem-te os ídolos que ajuntaste; mas o vento a todos levará, e um sopro os arrebatará; mas o que confia em mim possuirá a terra, e herdará o meu santo monte.

14 E dir-se-á: Aplanai, aplanai a estrada, preparai o caminho; tirai os tropeços do caminho do meu povo.

15 Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.

16 Porque não contenderei para sempre, nem continuamente me indignarei; porque o espírito perante a minha face se desfaleceria, e as almas que eu fiz.

17 Pela iniqüidade da sua avareza me indignei, e o feri; escondi-me, e indignei-me; contudo, rebelde, seguiu o caminho do seu coração.

18 Eu vejo os seus caminhos, e o sararei, e o guiarei, e lhe tornarei a dar consolação, a saber, aos seus pranteadores.

19 Eu crio os frutos dos lábios: paz, paz, para o que está longe; e para o que está perto, diz o Senhor, e eu o sararei.

20 Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si lama e lodo.

21 Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus.

Isaías

A Morte do Justo e o Descanso dos Piedosos (Isaías 57:1-2)

  • A Morte do Justo Lamentável: “Perece o justo, e não há quem considere isso em seu coração” (v. 1). A morte dos justos é uma perda trágica, mas muitas vezes passa despercebida. O mundo está tão absorto em seus próprios sofrimentos que negligencia o sofrimento dos outros, especialmente dos piedosos.
  • O Descanso dos Piedosos: “Entrará em paz; descansarão nas suas camas, os que houverem andado na sua retidão” (v. 2). Por outro lado, aqueles que vivem com retidão encontrarão paz e descanso eterno na presença de Deus.

A Idolatria Condenada (Isaías 57:3-13)

  • Filhos da Falsidade: “Mas chegai-vos aqui, vós os filhos da agoureira, descendência adulterina, e de prostituição” (v. 3). Isaías denuncia os idólatras como filhos bastardos de falsidade, que se envolveram em práticas abomináveis.
  • Ídolos Inúteis: “Quando clamares, livrem-te os ídolos que ajuntaste; mas o vento a todos levará, e um sopro os arrebatará” (v. 13). Os ídolos não são nada além de objetos inanimados que não podem ajudar seus adoradores. Eles são como o vento, que se dissipa facilmente, e não oferecem paz ou segurança.

A Redenção e a Restauração (Isaías 57:14-21)

  • Preparação do Caminho: “Aplanai, aplanai a estrada, preparai o caminho” (v. 14). Deus pede a seu povo que prepare seus corações para sua vinda, removendo obstáculos e se arrependendo de seus pecados.
  • Provisão de Paz: “Eu crio os frutos dos lábios: paz, paz, para o que está longe; e para o que está perto” (v. 19). Deus oferece paz a todos, tanto aos que estão longe quanto aos que estão perto. Ele não se limita a um grupo seleto, mas estende sua graça a todos aqueles que o buscarem.
  • Julgamento dos ímpios: “Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si lama e lodo” (v. 20). Os ímpios estão em um estado constante de inquietação e agitação, pois suas vidas são marcadas pelo pecado e pela rebelião. Eles trazem turbulência e impureza para o mundo.## O Destino dos Justos e Injustos (Isaías 57:1-2)

  • O justo morre e ninguém se importa, enquanto a injustiça prevalece.

  • Os piedosos são levados, mas seus leitos pacíficos permanecem como testemunhas de sua retidão.

Idolatria, Prostituição e Abominações (Isaías 57:3-8)

  • Os idólatras: Acusa os idólatras de feitiçaria, fornicação e práticas pagãs abomináveis.
  • A busca incessante por prazer: Eles buscam prazer em ídolos falsos e se prostituem espiritualmente.
  • Alianças ímpias: Eles fazem acordos com outros deuses, abandonando o Deus verdadeiro.

Hipocrisia e Julgamento (Isaías 57:9-12)

  • Uma jornada cansativa: A jornada de hipocrisia os esgota, mas eles não enxergam a esperança em Deus.
  • Medo e mentira: Eles se escondem de Deus, mas Ele os vê e os julgará.
  • Inutilidade da idolatria: Os ídolos não os salvarão; são como o vento, facilmente levados para longe.

Restauração e Redenção (Isaías 57:13-21)

  • Paz para os que confiam: Aqueles que confiam em Deus herdarão a terra e viverão em Seu monte santo.
  • Conforto para os abatidos: Deus vivifica o espírito dos abatidos, trazendo consolo e paz.
  • Ira e misericórdia: Deus se ira contra a injustiça, mas deixa espaço para a misericórdia e a cura.
  • Instabilidade dos ímpios: Os ímpios são como um mar agitado, sempre inquietos e sem paz.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo